Galo Análises: Um dos melhores volantes em atividade no país; Se Allan sair, fará falta
Por Antonio Carlos
Rede social é por excelência o local do reinado da opinião, onde opiniões viram verdades absolutas, maiores que os fatos. Quantas vezes já ouvimos: “ah, o Allan só dá passe pra trás!”…. Será mesmo verdade ou foi repetido tantas vezes que virou verdade?
No Brasileiro de 2021, Allan foi o quarto jogador do campeonato que mais vezes tocou na bola, com 1975 passes no total. Observe que quase 30% desses passes foram passes longos (45 metros pelo alto ou 25 pelo chão) ou passes progressivos (10 a 30 metros para a frente).
Ainda sobre o Brasileiro de 2021, Allan foi simplesmente o jogador que teve mais passes para o terço final do campo (o passe para uma região a 35 metros do gol adversário) entre todos os jogadores da competição, com um total de 383 passes para o terço final (11,79 por jogo).
Em 2022, mesmo com toda a irregularidade da equipe, a história se repetiu; Allan foi o segundo jogador da competição que trocou mais passes, com 1999 passes no total. Novamente, cerca de 30% desses passes foram passes longos (286 passes) ou passes progressivos (323 passes).
Ainda sobre o Brasileiro de 2022, Allan foi novamente um dos jogadores com mais passes para o terço final do campo (2º no total e 3º na média) entre todos os jogadores da competição, com um total de 411 passes para o terço final (12,24 por jogo).
Já postei no @galoanalises alguns recortes desses passes, uma das principais qualidades do Allan, que ainda oferece muita qualidade na saída de bola e bons desarmes. Um dos melhores volantes em atividade no Brasil que, definitivamente, “não toca só para trás”.
–
Foto: Pedro Souza/Atlético