Hulk+Paulinho=Gol; Hulk ———- + ———- Paulinho = ?
Por Antônio Carlos
Uma das mudanças mais nítidas no Galo é a de sistema/esquema (do 4-1-3-2 do Chacho para o 4-3-3 de Felipão) e isso implica em aspectos positivos e negativos, como ocorre com qualquer esquema. Quero focar neste texto no impacto direto que isso causa na dupla Hulk e Paulinho.
Essa é uma das principais duplas da temporada e o entrosamento entre eles é nítido. Até então, Hulk tem 20 gols e 5 assistências (4 para Paulinho), enquanto Paulinho tem 14 gols e 6 assistências (5 para Hulk). Entrosamento total, que também chamamos de vantagem socioafetiva.
Costumamos dizer que existem 5 vantagens no futebol. A vantagem socioafetiva (ou o entrosamento que acabamos de citar em relação à dupla), a vantagem qualitativa, a vantagem posicional, a vantagem numérica e a vantagem cinética.
PS: vantagem e superioridade não são sinônimos: uma superioridade numérica, por exemplo, pode te dar alguma vantagem em relação ao adversário; já a vantagem obtida (como a socioafetiva citada), por qualquer motivo, sempre é uma superioridade.
As vantagens não se anulam e em relação à Hulk e Paulinho, além da vantagem socioafetiva, a dupla apresenta ainda a vantagem qualitativa, já que a união não afeta suas individualidades, pelo contrário: fica ainda mais evidente a habilidade com a bola que cada um possui.
Um dos resultados do novo esquema é a maior distância entre eles: Hulk mais centralizado, preso entre zagueiros ou recebendo de costas, e Paulinho aberto no corredor, correndo e se desgastando mais. Ou seja, Felipão vai precisar de ajustes para ter novamente o melhor da dupla.