O real tamanho do estrago que as eliminações podem fazer nas finanças do Atlético
Por: Hugo Fralodeo
Com a eliminação do Atlético na Libertadores, além da total frustração e decepção para toda a Massa, outra preocupação se deu quando soou o alarme do eventual prejuízo financeiro que o clube teria, já que o Atlético não terá mais receitas com as competições de mata-mata, deixando de arrecadar com premiações por avançar à fases mais agudas da Libertadores e da Copa do Brasil, além da bilheteria com mais jogos que teriam o Mineirão como palco.
Pelo orçamento para o ano de 2022 aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube ainda em 21 de dezembro do ano passado, a previsão para a arrecadação com direitos de TV e premiações é de aproximadamente R$ 164 milhões. Ao deixar a Copa do Brasil nas oitavas de final, o Atlético assegurou R$ 4,9 milhões, por ter avançado às quartas da Libertadores, foram US$ 5,55 milhões (cerca de R$ 28,6 milhões, pela Supercopa do Brasil, mais R$ 5 milhões, além dos estimados R$ 7 milhões pelo acordo de transmissão do Campeonato Mineiro, totalizando R$ 45,6 milhões (28% do total estipulado).
Restando apenas a disputa do Brasileirão, sendo essa a maior fonte de arrecadação por conta dos direitos de TV, para cumprir o plano, o Atlético terá de somar mais R$ 118,4 milhões à conta. A pergunta que fica é: O Atlético será capaz de bater a meta orçada?
Quanto a Globo paga pela transmissão do Brasileirão
Para transmitir o Campeonato Brasileiro em suas três plataformas (TV aberta, fechada e PPV), a Globo paga mais de R$ 1,7 bilhão aos clubes da Série A. Sem contar a correção monetária dos contratos que passaram a vigorar a partir de 2019, além de atualizações recentes nos contratos de alguns clubes e a assinatura de outros 6 com o sportv, a detentora dos direitos paga R$ 860 milhões* (valores referentes a 2021) para transmitir na Globo, R$ 475 milhões* (valor que aumentou em relação a 2021, pois era proporcional a 13 clubes) a 19 clubes pelo sportv e mais R$ 400 milhões, aos mesmos 19 clubes, pelo Premiere.
A divisão do bolo acontece da seguinte forma:
Valores fixos
Em TV aberta (Globo) e fechada (sportv), 40% (R$ 344 milhões da Globo e R$ 190 milhões do sportv) do valor total é dividido igualmente pelos clubes. Os R$ 344 milhões da Globo são divididos pelos 20 clubes do campeonato, enquanto os R$ 190 milhões do sportv são divididos por 19 clubes, pois, o Athletico-PR não tem contrato para exibição em TV fechada. Portanto, são 27,2 milhões por clube, sendo R$ 17,2 milhões da Globo e R$ 10 milhões do sportv (exceto o Athletico-PR).
Variáveis
Premiere
No PPV (Premiere), a emissora, baseando-se no cadastro que os torcedores fazem ao assinar os pacotes, repassa aos clubes 38% do total bruto arrecadado com a venda de pacotes através de operadoras de TV por assinatura e 50% da receita líquida com vendas diretas dos serviços de streaming, totalizando R$ 400 milhões.
Exibição na Globo e no sportv
30% do valor total é repassado de acordo com o número de jogos exibidos. São R$ 257,75 milhões da Globo e R$ 142,5 milhões do sportv.
A Globo divide esse valor por partida e tem mostrado menos jogos do campeonato de 2022 em relação aos últimos anos. 37 jogos foram exibidos no primeiro turno, portanto, a expectativa média é de que 74 jogos tenham sido exibidos ao fim do campeonato, ou seja, R$ 257,75 milhões divididos por 74 jogos, com o valor do jogo sendo dividido pelos dois clubes envolvidos na partida. Na proporção, o valor por jogo exibido deve aumentar em relação ao último campeonato, chegado a R$ 1,74 milhão por clube.
A divisão do valor por exibição do jogo de TV fechada é rigorosamente igual à da TV aberta, a única diferença é que o Athletico-PR é excluído, por não ter seus jogos como mandante exibidos pelo sportv. Sendo assim, nos jogos mostrados em que o CAP é visitante, pela ‘Lei do Mandante’, só os clubes da casa recebem pelo jogo.
No primeiro turno, 38 jogos foram exibidos pelo sportv, sendo 6 com o CAP visitante. Pela média, a estimativa é de que ao final do campeonato tenham sido exibidos 76 jogos, sendo 12 com o paranaense como visitante. O valor por jogo exibido ficaria em R$ 1 milhão para cada clube, caindo em relação a 2021, por conta do aumento no número de jogos exibidos e também de times com contrato para TV fechada.
Premiação
Os 30% restantes são distribuídos de acordo com a classificação final, a chamada premiação.
A “premiação” nada mais é do que a soma dos 30% de tv aberta e fechada destinados ao desempenho no campeonato. A divisão se dá pela colocação dos times, recebendo apenas do 1º ao 16º colocado, sendo que o Athletico-PR, por não ter contrato vigente, também não recebe os valores da TV fechada.
Quanto o Atlético pode receber em 2022
TV aberta (R$ 860 milhões):
Pela cota de TV aberta, o Atlético já garantiu R$ 17,2 milhões, referentes à sua parte dos R$ 344 (40%) que são divididos de forma fixa.
Até a 25ª rodada, onde a tabela está detalhada com as informações de datas, horários e transmissão, o Galo terá tido 6 jogos exibidos na Globo em TV aberta. Pela média, estima-se que o Atlético tenha 10 jogos exibidos pela Globo até o final do certame**. Portanto, pela exibição, a projeção é de que o Atlético receba R$ 17,4 milhões ao fim da disputa.
TV fechada (R$ 475 milhões):
Por conta dos 40% fixos, o Galo já embolsou R$ 10 milhões. Foram R$ 190 milhões divididos igualmente por 19 clubes, já que o Athletico-PR não tem contrato para exibição em TV fechada.
Até a 25ª rodada, o Galo teve 9 jogos exibidos pelo sportv, portanto, 13 estimados até o final do campeonato**. Na projeção, R$ 13 milhões aos cofres do Galo.
Premiere (R$ 400 milhões):
A divisão do PPV é a mais controversa, sendo o maior fator de desentendimento entre os clubes há anos. Cada clube tem um formato de contrato diferente para o PPV, mas, de forma geral, os R$ 400 milhões que são divididos entre os 19 clubes que têm contrato para essa plataforma são o resultado da soma de 38% da receita bruta da venda às operadoras de TV por assinatura e 50% da renda líquida dos serviços de streaming (‘Premier Play’, ‘Globo Play’ e ‘Premiere no Amazon Prime Vídeo’). Desta soma, o Atlético fica com aproximadamente 5%, ou seja, R$ 20 milhões.
TOTAL ESTIMADO:
40% fixos (Globo + sportv) = R$ 27,2 milhões
30% exibição (10 jogos Globo + 13 jogos sportv)** = R$ 30,4 milhões
5% Premiere = R$ 20 milhões
Total: R$ 77,6 milhões (47,3% do total estipulado pelo Atlético)
Premiação:
São distribuídos R$ 257,75 milhões pela Globo e R$ 142,5 milhões pelo sportv, valor maior do que em 2021, pois, o valor aumenta proporcionalmente ao número de clubes com contrato (13 em 2021, 19 em 2022). Como a meta do Atlético é se classificar para a Libertadores – sem depender dos resultados de outras competições – deverá ficar entre os 6 primeiros colocados, que são premiados desta forma:
Campeão: 10% – R$ 40 milhões (R$ 25,75 milhões/Globo + R$ 14,25 milhões/sportv)
Vice: 9,5% – R$ 38 milhões (R$ 24,5 milhões/Globo + R$ 13,5 milhões/sportv)
3º: 9% – R$ 36 milhões (R$ 23,2 milhões/Globo + 12,8 milhões/sportv)
4º: 8,5% – R$ 34 milhões (R$ 21,,9 milhões/Globo + R$ 12,1 milhões/sportv)
5º: 8% – R$ 32 milhões (R$ 20,6 milhões/Globo + R$ 11,4 milhões/ sportv)
6º: 7,5% – R$ 30 milhões (R$ 19,3 milhões/Globo + R$ 10,7 milhões/sportv)
Então, o que o Galo precisa fazer para a conta fechar?
Se o Atlético já garantiu R$ 45,6 milhões (28%) pela Supercopa, Mineiro, Copa do Brasil e Libertadores, e a estimativa é de que receba mais R$ R$ 77,6 milhões pela cota de transmissão (exibição em TV aberta e fechada + cota fixa), chegaria à soma de R$ 122,5 milhões (74,7%) arrecadados, faltando R$ 41,5 milhões (25,3%) para que a meta do orçamento fosse cumprida.
No melhor dos cenários, com o título, o Galo fecharia o ano com R$ 162,5 milhões, ficando R$ 1,5 milhão abaixo do estipulado. Na pior das hipóteses, ficando com a 6ª posição no Brasileirão, o Atlético chegaria a R$ 152,5 milhões, R$ 11,5 milhões abaixo da meta.
Queda brusca em relação a 2021
Em 2021, por conta das conquistas, o Atlético bateu recorde de receita, muito a partir da arrecadação com premiações e direitos de transmissão, que ficaram, segundo o balanço, em R$ 279,3 milhões, sendo R$ 39 milhões referentes a 2020, pelo Campeonato Brasileiro ter começado em um ano e terminado em outro.
Com os cerca de R$ 164 milhões orçados para 2022, a queda com essa receita já seria drástica em relação a 2021, já que a projeção foi ‘modesta’, se comparada aos ganhos do ano anterior.
Observada apenas a diferença de um ano para outro, claro, o Atlético teria uma queda brusca de 41,3%, mas, para calcular o eventual prejuízo causado pelas eliminações, devemos considerar a diferença entre o valor orçado e o alçando em 2022.
Bilheteria
Ainda de acordo com o orçamento, a previsão do Atlético para arrecadação com bilheteria é de R$ 53 milhões de forma bruta. Um aumento de 23,8% em relação aos R$ 42,8 milhões arrecadados em 2021, justificado pelo fato do Atlético ter público em todos os jogos deste ano.
Até aqui, nos 25 jogos como mandante no Campeonato Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, o Atlético arrecadou R$ 36.627.267,93 milhões brutos com a Massa ocupando Mineirão e Independência. Vale destacar que a final do Campeonato Mineiro teve mando da FMF e renda dividida entre o Atlético e o vice, assim como a Supercopa, que teve mando e renda da CBF, com o Atlético ficando com a premiação pelo título.
Para alcançar os R$ 53 milhões orçados, o Atlético ainda terá de arrecadar R$ 16.372.732,07 em oito jogos como mandante restantes pelo Campeonato Brasileiro, portanto, uma média de R$ 2.046.591,51 por jogo.
A título de comparação, na partida recorde de público e bilheteria no ano, contra o Palmeiras, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, o Galo arrecadou R$ 4.232.050,90 milhões por jogo.
* Os valores usados como referência, citados como pagos por Globo e sportv são baseados nos valores pagos no campeonato de 2021 e em contratos que entraram em vigor em 2019, não levando em conta correções monetárias.
** O número de jogos do Atlético a serem exibidos pela Globo e pelo sportv são estimados pela média de jogos exibidos até a 25ª rodada e média histórica anual do campeonato.