Só improvável combinação de resultados tira Atlético das semifinais do Campeonato Mineiro; veja cenários e provável confronto
Por Hugo Fralodeo
25 fev 2024 13h09
Foi suado, foi tenso, literalmente no apagar das luzes, mas o Atlético conseguiu arrancar um empate com o América em clássico das multidões desse sábado (24), no Independência, na penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
🐔 Felipão fala sobre críticas e atritos com torcedores
Desempenho à parte, o pontinho garantido com o gol salvador de Rubens foi importantíssimo para o Alvinegro na tabela de classificação do grupo B. Ao abrir três de vantagem para Uberlândia e Villa Nova, segundo e terceiro colocados, o Galo praticamente garantiu sua vaga nas semifinais.
Só catástrofe tira a vaga
Depois da derrota que tirou o Pouso Alegre da jogada, o Atlético entrará na rodada derradeira, que tem todos os jogos acontecendo simultaneamente, às 16h30 do próximo sábado (2/3), com, acredite se quiser, larga vantagem para os dois adversários diretos.
Por conta dos critérios de desempate, número de vitórias e saldo de gols, nesta ordem, o Alvinegro poderia até perder para o Ipatinga na Arena MRV, que continuará com grandes chances de se classificar.
Com três vitórias e cinco gols de saldo, o Galo fica em posição muito confortável porque Villa Nova, que visita o Democrata de Valadares, e Uberlândia, que visita o Cruzeiro, ambos com duas vitórias, têm saldo negativo de quatro e dois gols, respectivamente.
Classificação geral e confrontos
Já está decidido que o Atlético só se classifica se for o primeiro do grupo B e com a terceira campanha geral, uma vez que Cruzeiro e Tombense, que brigam pela liderança do grupo A, e América, já vencedor do grupo C, não podem ser alcançados em pontos pelo Galo.
Desta forma, restará ao Atlético enfrentar o primeiro colocado com a segunda melhor campanha, que levaria a vantagem de jogar por dois resultados iguais – dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols – e o direito de decidir o confronto em casa.
Neste momento, o adversário do Atlético seria o América, cenário mais provável de acontecer. Mas isso, claro, pode mudar no encerramento da fase de classificação. O único confronto impossível é entre Atlético e Tombense, uma vez que o Carcará só pode avançar como o melhor segundo colocado ou como o líder geral.
Atualmente com a melhor campanha, o Cruzeiro só perde tal condição caso tropece no Uberlândia e haja um vencedor no confronto entre Tombense e América, em Tombos. Nesse caso, com uma vitória do Coelho, que passaria a ter melhor campanha, o Cruzeiro entraria na rota do Atlético, na única combinação possível que pode colocar os dois rivais frente a frente. Uma vitória do Carcará manteria Atlético x América.
Um empate no Almeidão, independente do resultado no Mineirão, mantém tudo do jeito que está. Nesse caso, mesmo com derrota do Cruzeiro, América e Tombense chegariam aos mesmos 16 pontos, mas o time de Lacarmón ainda levaria vantagem no número de vitórias.
–
Siga os canais do Fala Galo: X/Twitter, Instagram, Threads, YouTube, Google Noticias, WhatsApp e Telegram.