Prefeitura de BH lista pendências da Arena MRV e alvará ainda não saiu
Foto: Twitter Arena MRV
Betinho Marques
11/08/2020 – 20:55
Clique e siga nosso Instagram
Clique e siga nosso Twitter
Clique e siga nosso YouTube
Clique e siga nosso Facebook
A Prefeitura divulgou na data de hoje (11), a evolução das análises de parcelamento do solo e projetos de arquitetura e complementares. No entanto, pendências documentais ainda constam no retorno das secretarias. No item abaixo, são relatados pelo setor de parcelamento e licenciamento de solos (GEPSO) as evoluções das análises (itens 1,2 e 3) e as pendências que devem ser ajustadas (itens 4, 5 e 6).
Foram analisados os projetos geométrico, terraplenagem, estudos hidrológicos e drenagem, pavimentação, paisagístico das vias/ELUP (Espaços Livres de Uso Público). E também os projetos de sinalização viária, projeto de iluminação pública e “Planilha Orçamentária Unificada”, encaminhados pelo RT por meio de correspondência eletrônica.
Alguns itens chamam a atenção pela relevância técnica. Com a cidade parada em função da pandemia do Covid-19, a construção é um dos desafogos econômicos. Profissionais envolvidos no processo de licenciamento acreditam que a apreciação mais célere, através de um “corrija aqui”, de forma mais breve poderia ajudar o processo em vários momentos.
*O Fala Galo disponibilizará o documento completo no fim deste texto que lista as pendências para entendimento e conclusões do torcedor.
A LI chegou no seu limite
Relembrando: a LI (Licença de Implantação) liberou a obra para executar basicamente:
- Instalação do Canteiro de Obras;
- Terraplenagem e a movimentação de terras
- Drenagem e canalização do córrego
- Contenções
Desta forma, para a obra continuar em evolução é necessária a liberação do Alvará de Obras. Todas as etapas de obra a partir das Fundações estão condicionadas à liberação documental.
Análises e Pendências – Itens 1 a 6 do último protocolo
Foi informado que foram atendidas as pendências de projeto elencadas no comunicado anterior, desta forma, foram concluídos os pré-cadastros dos CP`s (Cadastro de Plantas) 252-073-M e 252-074-M. Em seguida, foram feitos encaminhamentos para análise e emissão de parecer favorável, conforme texto abaixo da GEPSO:
“1- A documentação referente aos projetos complementares, orçamento da obra, cronograma físico-financeiro e as formas de caucionamento, foi encaminhada ao Técnico responsável da GEPSO para exame, realizado em 07/08/2020, cujo relatório de pendências segue em anexo;
2- O projeto de edificação protocolado, referente ao empreendimento ARENA-MRV, foi encaminhado no dia 31/07/2020 à GELED (Gerência de Licenciamento das Edificações) para análise da conformidade dos parâmetros urbanísticos da edificação proposta ao parcelamento do solo, e emissão de parecer favorável. Aguarda retorno desta gerência;
3- A documentação protocolada referente ao exame de anuência prévia foi encaminhada a ARMBH em 05/08/2020 para análise, e aguarda retorno deste órgão;
Pendências Documentais:
4- Exame dos projetos complementares identificou pendências a serem sanadas conforme relatório em anexo;
5- Sanar correções no Memorial Descritivo e Planta Elucidativa das Áreas de Vias, conforme arquivo em anexo; após correções protocolar arquivo .PDF e .DWG (versão cad 2004);
6- Os Termos de Responsabilidade pela elucidação das matrículas protocolados (modelo pela Lei 7166/96) não constaram a assinatura do Responsável Técnico, e segue como pendência a ser sanada”.
Observação: o Fala Galo disponibilizará o documento (fim do texto) com as pendências na íntegra para que o torcedor possa tirar as conclusões com base no inteiro teor da redação.
A expectativa da Arena MRV é responder às pendências o mais breve possível. Por enquanto, as atividades que são passíveis de execução seguem em pleno vapor buscando com a engenharia avançar até o limite ótimo, porém, as necessidades de liberar outras frentes de trabalho (outras etapas da obra) podem gerar prejuízos financeiros e técnicos caso a liberação do Alvará demore a sair.
O Fala Galo quer que você leia! Documento na íntegra!