Há 8 anos, o Atlético goleava o Schalke 04 na estreia de Diego Aguirre

Por: Angel Baldo
Há oiti anos, em uma noite de homenagens ao ex-jogador Lincoln, que defendeu os dois clubes e com a estreia do técnico Diego Aguirre, o Atlético goleava o Schalke 04 com gols de Leonardo Silva, Patric e Lucas Cândido. A partida era válida pela primeira rodada da Flórida Cup, que acabaria sendo conquistada pelo maior de Minas.
Diego Aguirre manteve a base do time vice-campeão brasileiro em 2015 e começou o jogo com Victor; Marcos Rocha, Léo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Thiago Ribeiro, Giovanni Augusto e Luan; Lucas Pratto.
Pelo lado dos alemães, uma escalação recheada com jovens promissores que viriam a se destacar na Alemanha e em outros países da Europa, como o zagueiro Matip, atualmente no Liverpool, os meio-campistas Hojbjerg, hoje no Tottenham, e Goretzka, no Bayern München, e o atacante Leroy Sané, também atualmente no Bayern. No banco, o centroavante argentino Franco di Santo, que passaria pelo Alvinegro anos mais tarde.
O Atlético não tomou conhecimento do rival alemão e abriu o placar com Leonardo Silva, aos 7’ do 1º tempo. O alvinegro seguiu pressionando o adversário e obrigando o goleiro Ralf Fährmann a trabalhar. Com o decorrer do primeiro tempo, o Schalke foi crescendo no jogo e Victor teve que trabalhar após lindo chute de Júnior Caiçara.
No segundo tempo o técnico André Breitenreiter fez sete alterações e começou pressionando a equipe de Diego Aguirre. Aos 30 minutos, o árbitro Ted Unkel (FIFA-EUA) marcou pênalti para o Schalke 04 após toque de mão inexistente do zagueiro Edcarlos. Johannes Geis bateu e Victor defendeu, no rebote, o próprio Geis chutou por cima.
Aos 35, Dátolo fez lindo lançamento para Hyuri, que encontrou Patric e o lateral bateu por cima do goleiro alemão, marcando o segundo do Galo. No minuto seguinte, Lucas Cândido acertou um lindo chute de fora da área no ângulo esquerdo e fechou o placar.
Não foi o primeiro jogo entre Galo e a equipe Alemã. Em 1950, em uma excursão do alvinegro na Europa, que ficou conhecida como o “Campeonato do Gelo”, o Atlético venceu o Schalke 04 por 3 a 1.
FICHA TÉCNICA:
Atlético 3×0 Schalke 04
Motivo: Flórida Cup
Estádio: Lockhart Stadium (Fort Lauderdale, EUA)
ATLÉTICO:
Victor; Marcos Rocha (Patric), Leonardo Silva (Erazo), Jemerson (Edcarlos) e Douglas Santos (Mansur); Rafael Carioca (Eduardo), Leandro Donizete (Dátolo); Luan (Cazares), Giovanni Augusto (Lucas Cândido) e Thiago Ribeiro (Patric); Lucas Pratto (Carlos). Técnico: Diego Aguirre
SCHALKE 04:
Färmann (Nübel); Júnior Caiçara (Sascha Riether), Max Mayer (Belhanda), Goretzka; Choupo MMoting (Johannes Geis), Dennis Aogo (Kolasinac), Schöpf (Sidney Sam) e Hojbjerg (Leroy Sané); Joel Matip (Kehrer), Huntelaar (Di Santo) e Neustädter (Friedrich). Técnico: André Breitenreiter.
ARBITRAGEM:
Árbitro: Ted Unkel (FIFA-EUA)
Assistentes: Mark Cahen (EUA) e Brian Poeschel (EUA)
GOLS:
Leonardo Silva (7’ 1º), Patric (35’ 2º), Lucas Cândido (36’ 2º)