Nesta terça-feira (20) foi decidido que o quadro de arbitragem do clássico entre Atlético e América a ser disputado no próximo sábado (24), no Horto, será formado por árbitros de fora do estado, assim como na decisão da edição passada do Estadual, vencida pelo Galo.
A indicação de árbitros filiados a outra Federação partiu do América, mandante da partida, então a questão foi definida em um sorteio na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), com a presença de representantes dos dois clubes.
O do dono do apito e os demais integrantes do quadro de arbitragem, no entanto, será anunciado posteriormente, provavelmente na tarde de quinta-feira (22).
A bola rola no Independência a partir das 16h30 de sábado (24), em jogo válido pela 7ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
O Fala Galo traz um resumão com tudo de mais importante que rolou no noticiário do Atlético nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Confira aqui as principais notícias deste dia agitado na Cidade do Galo, que marcou a apresentação oficial de Victor como diretor de futebol do Atlético.
Apresenrado em entrevista coletiva pela manhã, antes de tudo, o ídolo falou da emoção em assumir o novo posto, agradeceu a oportunidade, além de revelar se teme ou não perder a idolatria conquistada defendo o gol Alvinegro.
Hulk está a um gol do 100º com o Manto – Foto: Pedro Souza / Atlético
Contratações
Ainda durante sua apresentação no novo cargo, Victor afirmou que o Clube segue monitorando o mercado, além do perfil de reforços buscado e explicou o processo para que se faça uma contratação.
Na própria apresentação de Victor, seu sucessor na gerência de futebol foi anunciado. Pedro Moreira, antigo gerente administrativo das categorias de base, assume o antigo cargo do novo diretor.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Desfalques
Em campo, o time segue a preparação para o clássico com o América, no próximo sábado (24), no Independência, jogo que é válido pela 7ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
E o departamento médico confirmou mais um desfalque para a partida. Após ser submetido a exames de imagem, foi constatada uma pequena lesão no músculo posterior da coxa direita de Igor Rabello.
Foto: Pedro Souza / Atlético
No caso de Mariano, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, foi detectada uma lesão também leve na panturrilha esquerda.
Arbitragem de fora
Após a realização de um sorteio, foi decidido que o clássico das multidões terá um quadro de arbitragem formado por árbitros de fora do estado.
No próximo sábado (24), o Galo vai ao Horto enfrentar o América, em clássico das multidões válido pela 7ª e penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
A partir desta quinta-feira (22), o torcedor e a torcedora que quiserem apoiar o Alvinegro no Independência poderão garantir seu ingresso, exclusivamente na venda online.
A carga disponibilizada será de 1.800 ingressos, no setor Cadeira Visitante Ismênia (portão 10), com os valores de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e pagamento somente via PIX.
Uma das grandes preocupações da Massa se refere ao espaço dos jovens jogadores no elenco principal do Atlético. Com jogadores pedindo passagem, como o atacante Alisson, os torcedores têm cobrado mais oportunidades para a prata da casa.
Para Victor, apresentado nesta terça-feira (20) como diretor de futebol do Clube, o olhar para as categorias de base é um pilar da SAF. Em sua coletiva de apresentação, o executivo afirmou que estará muito atento às divisões inferiores na sua gestão do futebol.
Victor, inclusive, aponta que terá bastante ajuda no departamento:
“Esse ponto é um dos pilares do comitê de futebol da SAF do Atlético. Então, é um tema tratado com bastante atenção. Eu estarei muito atento ao que estiver acontecendo. Nós temos o Réver como coordenador de transição, que vem desenvolvendo um trabalho no sentido de ter uma melhor observação dos atletas que vêm ganhando destaque na base. A efetivação do Pedro (Moreira) como gerente de futebol também passa muito por essa ponte que ele pode fazer com a base, haja vista que ele conhece todos os processos, todos os atletas de base”.
Foto: Pedro Souza / Atlético
“Temos um treinador que abraça o projeto, não tem medo de promover atletas e de colocar para jogar. O Felipão é muito colaborativo nesse sentido. Só que a gente tem que respeitar processos. Existe um processo de maturação, um processo de conclusão de trabalho de base e, às vezes, é preciso paciência para você não queimar etapas, não queimar jogadores e você saber o momento certo de lançar essas joias da casa”.
O diretor, ainda, destaca a qualidade dos jovens presentes no atual elenco, montado também com espaço para eles:
“Toda planificação de elenco é feita sempre passando pelo princípio de deixarmos vagas abertas para serem preenchidas por jogadores de base. Nós temos seis jogadores já ganhando destaque, como o Alisson, o Rubens, que é um atleta consolidado. Temos outros jogadores trabalhando, como Isaac, Cadu, Paulo Vitor e o Rômulo, que tiveram seus contratos renovados”.
Atualmente, excluindo Rubens, já no grupo principal desde o início de 2022, além de Matheus Mendes e Jemerson, mais experientes, são cinco os jogadores formados na Cidade do Galo efetivados no time de cima entre 2023 e 2024: o zagueiro Rômulo, o volante Paulo Vitor e os atacantes Alisson, Cadu e Isaac, além do lateral-direito Vitor Gabriel, que já atuou, inclusive, sob o comando de Coudet e participa dos treinamentos desde 2023, mas esteve na disputa da última Copa São Paulo de Futebol Júnior, e outros atletas que compõem treinos, como o zagueiro Daniel.
Na tarde desta terça-feira (20), o departamento médico do Atlético confirmou as lesões de Igor Rabello e Mariano, sofridas na vitória sobre o Itabirito, em Brasília, no último sábado (17).
O zagueiro, que deixou a partida aind aos 30 minutos da primeira etapa, teve uma lesão leve no músculo posterior da coxa direita, enquanto o lateral-direito, sacado no intervalo, teve uma lesão também leve na panturrilha esquerda. Mariano, inclusive, foi amarelado na partida e está suspenso no Estadual pelo acúmulo de cartões.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Ambos já iniciaram o tratamento fisioterápico e não têm previsão de retorno. Porém, os dois serão desfalques no clássico diante do América, no próximo sábado (24), no Independência, válido pela 7ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
Tendo contratado “apenas” Gustavo Scarpa para o início da temporada e já acertado com Bernard para o segundo sementaste, o Atlético segue em busca de reforços para os últimos ajustes do elenco.
A apenas 17 dias do fechamento da janela de transferências do início do ano, o Clube trabalha com a possibilidade de trazer até mais dois jogadores.
Especulações à parte, Victor, novo diretor de futebol do Alvinegro, revelou, na sua entrevista coletiva de apresentação no novo cargo, que o Galo segue monitorando o mercado, além do perfil de atleta buscado.
“A gente tem um departamento de mercado que monitora todas as possibilidades que temos. Aqui dentro do Clube o trabalho é feito para que todas as contratações sejam certeiras. Nunca é feito de forma aleatória e nunca é feito para apenas preencher espaço no elenco. A gente quer um elenco competitivo. O perfil de jogador que queremos é que vai brigar por posição. De forma alguma vamos trazer jogador para compor o elenco e lá na frente ele estar insatisfeito por não jogar. Nós queremos elevar o nível competitivo e identificar oportunidades de mercado, sempre visando a performance. A busca é pela qualidade”.
Como noticiado pelo próprio Fala Galo nas últimas semanas, o Atlético quer reforçar o setor ofensivo. Porém, pelo considerado baixo número de zagueiros no atual elenco, quatro, e o desempenho aquém do esperado neste início de temporada fazem com que a torcida cobre contratações para a defesa. Victor diz que a procura não é para um setor específico, mas explica os motivos pelo momento de baixa da defesa:
“Esse sistema defensivo que hoje é criticado é o mesmo que foi uma das melhores defesas do último Campeonato Brasileiro. Então, se esse jogadores estão aqui, obviamente que eles têm a nossa confiança. No futebol, é questão de ajuste. A defesa é criticada, mas o sistema defensivo passa por uma organização coletiva. É isso que temos, buscado, cobrado é observado. É a coletividade que gera resultados. A gente tem buscado opções para reforçar equipe e não especificamos em qual setor tem que reforçar. A busca é por um todo e pelas melhores oportunidades que o mercado nos oferece”.
Por fim, o diretor fala do papel do CIGA no processo de contratação, que é detalhado pelo executivo:
“Toda contratação que é feita no Atlético é uma construção a quatro mãos. Ela passa pelo presidência, pelo comitê de futebol, pelo CIGA e pelo diretor de futebol. Isso não é só na minha gestão. Então, a gente visa, através deste processo, que as contratações sejam cada vez mais precisas e cada vez mais tragam resultados para o Clube. Temos excelentes profissionais, que são caras que vivem o mercado e estão 24 horas conectados, assistem mais de 3 mil jogos por ano para poder identificar possibilidades. É um trabalho muito profissional e bem construído, que tem dado ótimos resultados. Não tem por que fazer alguma mudança nesse sentido, até porque são eles que têm todas as informações possíveis para nos dar referências para fazer escolhas e operacionalizar contratações”.
O principal alvo do Atlético no momento é o atacante colombiano Brahian Palacios, de 21 anos, que pertence ao Atlético Nacional. O Alvinegro teve sua primeira proposta recusada pelos Verdolagas, mas deve insistir.
Outro nome apurado pelo FG foi o de Talles Magno, atacante revelado pelo Vasco e atualmente no NY City, dos Estados Unidos. Essa negociação, no entanto, é tratada com maior dificuldade.
Na outra ponta, Victor, em sua apresentação oficial como diretor de futbol do Clube, na manhã desta terça-feira (20), além de confirmar as tratativas, destacou a importância do ídolo para o Galo.
Segundo Victor, o camisa 7 é quem hoje melhor reapresenta o que é ser Atleticano:
“Hoje, o Hulk é quem melhor representa a idolatria de um atleta em um clube. Ele tem carinho, respeito e atenção com o torcedor. Não é só dentro de campo que o Hulk entrega muito, é no contexto geral. Seja no vestiário, nessa relação com o torcedor, é o cara que realmente representa. Diante disso, nada mais justo do que você reconhecer essa representatividade é esse tamanho que o Hulk tem para o Atlético”.
Hulk está a um gol do 100º com o Manto – Foto: Pedro Souza / Atlético
Confirmando as tratativas em andamento, o diretor de futebol não entrega muito, mas afirma que o Incrível ainda tem muito a dar ao Alvinegro:
“Existe a intenção dessa renovação, já existe uma conversa em andamento e, assim que evoluir, nós comunicaremos a todos. Tenho certeza que o Hulk ainda tem muito a nos entregar em todos os aspectos, porque ele representa muito o que é ser Atleticano”.
Hulk e Massa vivem a expectativa pelo centésimo gol do ídolo com o Manto, que pode ser marcado no próximo sábado (24), às 16h30, no Independência, quando o Atlético enfrenta o América em clássico válido pela 7ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
O Atlético tem um novo gerente de futebol. Na apresentação de Victor – que exerceu a função nos últimos três anos – como novo diretor de futebol, na manhã desta terça-feira (20), Pedro Moreira foi confirmado no cargo.
Pedro começou sua carreira no Cruzeiro, clube onde teve duas passagens, entre 2007 e 2015 e entre 2016 e 2021, exercendo diferentes funções, como a de diretor internacional. Entre as duas passagens, esteve na CBF, atuando nas categorias de base da Seleção Brasileira.
O novo gerente chegou ao Atlético no início de 2023, após trabalhos em Corinthians e Botafogo, ambos em 2022, para trabalhar como gerente administrativo das categorias de base.
O clima entre Massa e Felipão não é dos melhores. Além do momento tecnicamente ruim do time do Atlético em campo, a postura ríspida adotada pelo treinador em entrevistas coletivas e algumas de suas escolhas têm causado insatisfação em boa parte da torcida Alvinegra.
A situação só piorou após viralizar um vídeo onde ele é visto discutindo com torcedores que pediam a escalação de Alisson como titular no desembarque da delegação que viajou a Brasília para enfrentar o Itabirito, no último sábado (17), e a tag ‘Fora Felipão’ ficar entre os assuntos mais comentados das redes sociais na tarde dessa segunda-feira (19).
Apresentado oficialmente como diretor de futebol do Atlético na manhã desta terça-feira (20), Victor saiu em defesa do treinador e descartou uma demissão por pressão externa.
De acordo com o novo diretor, a ideia da direção é sempre pela continuidade nos trabalhos e busca blinda a Cidade do Galo do clima de fora. Victor, ainda, destaca a arrancada na reta final da última temporada e o currículo de Scolari, o que dá confiança em seu trabalho:
“A gente sempre defende continuidade. Temos esse ideal. As decisões são sempre internas. Meu papel, enquanto diretor, é fazer essa blindagem. Obviamente, também, é fazer o diálogo entre o comitê de futebol e a comissão técnica e alinhar os pontos. Nosso trabalho é justamente manter o equilíbrio e um bom ambiente. Sabemos o que acontece fora, mas isso não pode ser pauta para as nossas decisões. Temos as nossas convicções”.
Foto: Pedro Souza / Atlético
“O Felipão vem de um grande segundo semestre, que fez com que a equipe brigasse até o final pelo título do Campeonato Brasileiro. É um treinador que vem de uma final de Libertadores recente, tem um currículo invejável. Se não o maior, um dos maiores vitoriosos do futebol brasileiro e mundial. Então, a gente não pode só se pautar por opiniões externas. Temos confiança no trabalho dele e temos que buscar dar tranquilidade para que ele possa continuar exercendo a sua função”.
Sobre o episódio ocorrido no aeroporto de Confins, o executivo saiu em defesa do técnico e categorizou a situação como uma excessão:
“O Felipão é uma pessoa que eu conheço há mais de dez anos. Tive o privilégio de estar numa Copa do Mundo sob o seu comando. É uma pessoa extremamente carismática, educada, cordial, que tem aceitação por onde passa. Onde ele chega, é ovacionado. Inclusive, treinadores de todas as partes do mundo falam com o Felipão pedindo aconselhamento. Jogadores vão cumprimentá-lo à beira do campo antes dos jogos. Torcedores de outras equipes vão saudá-lo, adversários pedem para tirar foto com o Felipão. A gente conhece, sabe do caráter e dos valores dele, é uma pessoa muito querida dentro do Clube, e a gente não pode fazer julgamentos ou taxar o Felipão em um momento onde toda pessoa está sujeita a passar, por um momento ruim, um dia difícil, você não pode rotular uma pessoa que tem tanta história, carisma e tantos amigos no futebol. Isso foi algo em caráter de excessão”.
O Atlético tem um novo diretor de futebol. Anunciado oficialmente no último sábado (17), Victor Bagy foi apresentado na nova função no Clube em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (20).
Antes de tudo, o ídolo falou da emoção ao assumir o novo posto, agradeceu a oportunidade, além de revelar se teme ou não perder a idolatria conquistada defendo o gol Alvinegro.
Segundo Victor, a emoção deste momento é a mesma da sua chegada à Cidade do Galo como goleiro, em 29 de junho de 2012:
“Acho que a emoção que eu sinto agora é a mesma emoção que senti 12 anos atrás quando fui apresentado ao Atlético como atleta. Cheio de expectativas, projetos e sonhos e vislumbrando grandes vitórias, conquistas e títulos. É com imensa satisfação que recebo essa oportunidade”.
O novo diretor, ainda, fala da dificuldade em substituir Rodrigo Caetano, com quem trabalhou nos últimos três anos, mas destaca seu tempo de casa para garantir estar preparado para a nova missão:
“Sei que não é fácil substituir um profissional do tamanho e com o currículo do Caetano, mas vejo que é possível, até porque conheço o Clube como poucos, vivi grandes conquistas, momentos difíceis, turbulentos e isso me preparou para chegar até aqui e poder lidar com diferentes tipos de situações. Agradeço a oportunidade e a confiança e espero dar continuidade a esse grande trabalho que vinha sendo feito pelo Rodrigo e colocar o Atlético cada vez mais como um dos principais clubes do futebol brasileiro e internacional”.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Comparando a função de diretor de futebol com a de goleiro, Victor afirma ter em comum o objetivo de quando atuava debaixo das traves, manter o Atlético no topo:
“Exposição eu também tinha quando eu jogava. Ser goleiro é uma grande responsabilidade. Nunca me omiti, principalmente nos momentos de dificuldade, de pôr a cara para bater. Fazendo um paralelo com a nova função, existem semelhanças, obviamente que muda os interesses e os discursos, mas o objetivo é o mesmo, sempre buscar os melhores resultados para o Clube”.
Ídolo de milhões e canonizado santo do Horto, Victor não teme manchar sua história já escrita no Galo:
“A idolatria já foi conquistada, está escrita. Hoje quem está aqui é o Victor Bagy, diretor de futebol, não o São Victor. Não tenho medo de manchar isso, porque tudo que eu vou fazer aqui dentro do Clube é baseado nas melhores condições, nunca de forma irresponsável. Mesmo que eventualmente possa dar errado, jamais você vai ter sua imagem arranhada quando você trabalha de forma honesta. Assim eu trabalho há 12 anos no Atlético para colocá-lo em evidência e dar alegria ao torcedor”.
O antigo gerente foi anunciado como substituído de Rodrigo Caetano, novo coordenador executivo geral das seleções da CBF, no último sábado (17), antes da vitória do Alvinegro sobre o Itabirito, no Estádio Mané Garrincha.
Nos últimos dias, já com a confirmação de que Caetano havia aceitado a proposta da entidade máxima do futebol brasileiro, Victor passou a ser mais atuante, já exercendo, inclusive, algumas funções atribuídas a um diretor entre as partidas diante de Athletic, no último dia 8, e Tombense, na última quarta-feira (15) e já esteve à frente da delegação que viajou à Brasília.
Indo para seu 13º ano na Cidade do Galo, Victor chegou ao Clube como goleiro, foi canonizado santo do Horto e se tornou um dos maiores ídolos históricos da Massa. Em campo, foram 424 jogos disputados pelo nono jogador com mais partidas pelo Alvinegro e oito títulos: cinco Campeonatos Mineiros (2013, 2015, 2017, 2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2014), uma Recopa Sulamericana (2014), além, claro, da inesquecível Copa Libertadores de 2013.
Como gerente, o ex-camisa 1 participou das conquistas de dois Campeonatos Mineiros (2022 e 2023), um Brasileirão (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.