Na manhã desta terça-feira (20), o Atlético anunciou sua adesão ao ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), rede de sustentabilidade corporativa da ONU, que possui como pilares os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, que conta com mais de 24 mil participantes, em 167 países.
De acordo com a SAF do Atlético, a adesão “consolida a posição de vanguarda e liderança também fora de campo, na promoção de valores globais, e se compromete a contribuir para um mundo mais justo, equitativo e ambientalmente consciente”, além de significar um “importante passo na integração da estratégia do Clube aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, de acordo com o CEO Bruno Muzzi.
O Clube, inclusive, reforça a ideia do desenvolvimento sustentável, a partir da busca pela redução dos impactos negativos e aumento dos positivos nas atividades do Clube, na tentativa de tornar o futebol mais sustentável e íntegro, como disse o Compliance Officer da SAF, Fernando Monfardini.
Aqueles que criticam as frituras irracionais e precipitadas de treinadores e jogadores têm muita razão, tanto quanto aqueles outros em relação às broncas e cobranças que fazem em relação ao trabalho do Felipão.
Não importa que estejamos em início de temporada e, também, pouco importância teria para o Galista apaixonado se um novo treinador estivesse iniciando os seus trabalhos no clube.
A pouca ou nenhuma flexibilidade e a absoluta impaciência, marcas registradas de uma torcida apaixonada e passional como a do Atlético, são subproduto natural e inevitável de uma paixão desenfreada, temperada pelos tempos atuais onde o ódio, a violência e a intolerância estão normalizadas e vulgarizadas.
As caças às bruxas ensandecidas, covardes e, muitas vezes preconceituosas, a jogadores e treinadores, já trouxeram muitos prejuízos para o Clube.
Por outro lado, muitos treinadores por diversas razões cavam a sua própria sepultura. Felipão, por exemplo, está neste caminho. Fala e faz muitas bobagens. E o comando, se mostrando incrivelmente desconhecedor das manhas do futebol, colabora bastante.
Fazer ajustes, corrigir rotas e repensar métodos de gestão do clube e do futebol devem ser os primeiros passos. Demitir ou não o treinador é decisão que deve ser tomada a partir de um diagnóstico profundo e realístico e da tomada das medidas necessárias para colocar clube e time nos trilhos.
Tem muita roupa suja para ser lavada. Se nada for feito, se não houver um choque de realidade dentro do Atlético, o desastre será inevitável. Trocar o treinador sem fazer os ajustes necessários apenas vai mascarar a realidade e, no máximo, adiar e potencializar o estrago.
Embora reconheça que a posição de Scolari esteja ficando cada vez mais insustentável, eu não vou engrossar o “Fora Felipão” neste momento porque entendo que os problemas mais graves do Atletico são muito mais profundos e graves e estão além de sua capacidade de solução.
Nunca é demais repetir que, se não houver um choque de realidade intramuros do clube, a simples troca de treinador é insuficiente para colocar o clube nos trilhos.
Há que se reconhecer, entretanto, que, sem cobrar do treinador, que merece e muito ser cobrado, e, principalmente do comando central, origem dos problemas mais sérios e profundos do clube e do time em razão do seu claro distanciamento das entranhas do mundo da bola, cobrar dos jogadores apenas e execrá-los é cruel desonesto.
Nas redes sociais são cada vez mais ácidas as críticas de torcedores em relação ao que vem acontecendo com o Atlético, dentro e fora do campo. Para alguns, inclusive, apesar do futebol praticado não estar agradando a ninguém, o que ocorre intramuros do clube é bem mais grave do que o que se pode ver dentro das quatro linhas.
Para muitos, eu, entre estes, é inexplicável e precipitada, por exemplo, a venda de Pavón para o Grêmio, tendo em vista alguns fatores de extrema e vital importância para o clube nesse momento.
Os claros desequilíbrios do atual elenco atleticano, notadamente em relação às características físico-atléticas e táticas dos jogadores, e o fato de estarmos há menos de dois meses da estreia na mais importante Libertadores da história, vez que o campeão terá vaga assegurada no maior mundial interclubes de todos os tempos, amealhando uma premiação ultra-milionária, desaconselham abrir mão de um jogador do potencial e do estilo do argentino nesse momento.
Uma dúvida varreu as redes sociais: Pavón teria sido vendido tão somente por razões financeiras ou Felipão também teria sido decisivo nesta saída? Aliás, ver o craque portenho na sua estreia na equipe gaúcha jogar com alegria e render o seu grande futebol, foi doído para para o atleticano. E por que aqui Pavón não estava conseguindo jogar o que sabe?
Por outro lado, durante as últimas semanas o que se via, além dos irritantes e repetidos erros do treinador e de um time improdutivo e sem inspiração, era o diretor de futebol com a cabeça no Rio de Janeiro, na CBF, e a direção focada em vender a Sede, em mexer na % da SAF, em vender quem puder e em praticar no estacionamento da Arena preços considerados abusivos pelos torcedores. Isso sem falar dos problemas da base e do futebol feminino.
Por tudo isso, para muitos torcedores e alguns pouquíssimos formadores de opinião, o Galo está à deriva. Para o grande atleticano Gilberto Almeida até agora, o time do Galo não entrou em campo em 2024.
Os comentários dos analistas profissionais e as impressões e sensações do torcedor comum se repetem irritante e cansativamente. Se você não viu o jogo e quer saber como foi, basta buscar os comentários feitos nos jogos passados. Caem como luva.
Da mesma forma, as entrevistas de Felipão são recidivas. Todas essas frases/afirmações do veterano treinador são típicas de quem cumpre o papel de escudo do comando. Nessa função ele é um primor. Não à toa, está cada vez mais difícil defendê-lo.
Insistir com um 4-4-2 improdutivo, utilizando jogadores que não os ideais para desenvolver o sistema é um tiro no pé. Zagueiros e volantes lentos e pesados, defesa insegura e mal posicionada, Scarpa, totalmente sem ritmo, e Igor Gomes completamente desajustados e perdidos, Paulinho e Arana visivelmente tensos e errando muito, Hulk, embora continue decisivo, também erra bastante e, diante do Itabirito se mostrou, por vezes, menos intenso, laterais direitos muito abaixo da expectativa. Mariano brigando com a idade e Saravia com suas limitações.
Enfim, ao utilizar uma fórmula que com esses jogadores não funciona, Felipão traça para si e para o clube um futuro negro pela frente. Por outro lado, o semblante dos jogadores vem deixando claro um incômodo e uma insatisfação cuja origem certamente está localizada intramuros do clube e precisa ser detectada, atacada e erradicada. E só um choque de gestão profunda, radical, doa a quem doer, irá tirar o Atlético dessa barafunda.
E não é só isso. O péssimo condicionamento físico de vários jogadores é preocupante e é mais um fator que revela que as coisas nos interiores do Atlético estão muito ruins, demandando soluções sérias. Quando um número expressivo de contusões começa acontecer em um elenco o problema é do clube.
Da mesma forma, quando um time vai mal coletivamente o problema não está neste ou naquele jogador apenas, está no clube, no conjunto, o que mais uma vez revela o quão são graves os problemas internos do Galo.
Se é normal acontecerem um ou outra lesão no início de temporada, o que vem acontecendo no Atletico é absolutamente anormal. Nenhum outro clube brasileiro tem registrado um número tão elevado contusões ou de desconfortos musculares.
Dizer que este ou aquele jogador vitimado por alguma lesão recorrente é bichado é cruel e deixa escondido as verdadeiras causas das contusões. Será que há, por exemplo, um descompasso entre a fisiologia e a preparação física? Ou entre estes e o departamento médico? Ou será que vários jogadores estão sendo expostos a um esforço desproporcional em razão de sua inadaptação fisico-atlética ou tática às ideias do treinador?
Apesar de desequilibrado e necessitando urgentemente de algumas contratações pontuais, o elenco atleticano poderia estar dando um retorno muito mais qualificado. Assim como uma engrenagem bem ajustada ou uma estrutura organizacional onde a pessoa certa está no lugar certo, um time de futebol tem que posicionar as suas peças onde podem render o seu melhor.
Nesse sentido e, lembrando os grandes times da história do futebol, as mesclas e a escalação de jogadores de biotipos diferentes por função e compartimento é sempre o indicado. Se nesse último jogo contra o Itabirito em Brasília, Bataglia foi uma nota boa do jogo, mostrando estar reabilitado da contusão e uma personalidade bastante interessante e Bruno Fucks, ao substituir Rabello, deu maior estabilidade ao sistema defensivo, o time atleticano, sem ter sido brilhante, só foi razoavelmente fluido, leve e alegre com as entradas de Alisson e Rubens.
Se você dúvida, reveja a bola na trave de Alisson e o segundo gol do Atlético, consequência do talento criativo de Scarpa e da leveza, da fluidez e da qualidade de Rubens que brilhou ao se livrar do seu marcador com extrema sutileza e ao dar aquela belíssima assistência para finalização de Hulk.
Aqui um alerta. Há sempre um risco enorme da Massa queimar uma jovem promessa da base ou até mesmo algum jogador vindo de um clube de camisa menos pesada, principalmente, em momentos com este, extremamente delicados e demarcados por problemas que vêm se agudizando em uma espiral incontrolável. Todo o cuidado é pouco.
Alisson e nenhum outro garoto neste estágio de formação não têm nenhuma obrigação de arrebentar em todos os jogos que fizerem.
Ainda que muitas vezes emocionalmente destrutivo, o atleticano, no fundo, no fundo, sabe das coisas. Não sem razão, o velho e saudoso Malaquias que conhecia a natureza humana como poucos e, particularmente, a alma do Galista apaixonado, dizia que O CORAÇÃO ATLETICANO TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE.
Se todos os caminhos levam a Roma como diz o velho ditado, os caminhos para o sucesso atleticano nunca devem ser conduzidos sem ouvir, além da razão, o coração, que tem razões que só ele conhece. Que há algo de estranho no reino alvinegro, até o mais incauto dos atleticanos já percebeu.
Guilherme Arana no vestiário do Mané Garrincha antes de Itabirito x Atlético – Foto: Pedro Souza / Atlético
* Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, o pensamento do portal Fala Galo.
O Fala Galo traz um resumão com tudo de mais importante que rolou no noticiário do Atlético nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. Confira aqui as principais notícias deste início de semana pré-clássico das multidões.
Diante do baixo rendimento do Atlético em campo e a postura ríspida adotada pelo técnico Felipão, a Massa anda com um pé atrás com o treinador.
No desembarque da delegação que foi a Brasília enfrentar o Itabirito, no último sábado (17), torcedores presentes no aeroporto de Confins teriam sido ofendidos por Scolari após os mesmos pedirem a escalação de Alisson entre os 11 titulares.
😬 No desembarque da delegação do @Atletico, o técnico Felipão acabou ofendendo alguns torcedores que cobravam titularidade para o jovem Alisson.
Em meio à confusão e os questionamentos, a turma se reapresentou pela manhã para dar início à preparação para o clássico do próximo sábado (24), diante do América, no Independência, pela 7ª e penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
Galo inicia preparação para o clássico – Foto: Pedro Souza / Atlético
Jemerson, que sentiu cãibras na vitória sobre o sobre o Itabirito, no último sábado (17), e Guilherme Arana, substituído com dores na região do quadril, participaram normalmente das atividades e não devem ser problema para Scolari.
Atualizações do DM
Ainda com Mauricio Lemos e Zaracho no departamento médico, Mariano é desfalque certo, suspenso pelo acúmulo de cartões. O lateral, inclusive, saiu no intervalo da partida em Brasília sentindo um incômodo na panturrilha esquerda e esteve na fisioterapia nesta segunda-feira.
Foto: Pedro Souza / Atlético
No caso de Igor Rabello, que deixou o gramado do Mané Garrincha ainda aos 30 minutos de jogo, após sentir o músculo posterior da coxa direita, o zagueiro segue o tratamento iniciado ainda em Brasília e foi submetido a exames de imagem, ainda sem resultados.
Na manhã desta terça-feira (20), Victor Bagy será apresentado oficialmente pelo presente Sérgio Coelho como o novo diretor de futebol do Atlético em entrevista coletiva marcada para às 10h.
O antigo gerente foi anunciado como substituído de Rodrigo Caetano, novo coordenador executivo geral das seleções da CBF, no último sábado (17), antes da vitória do Alvinegro sobre o Itabirito, no Estádio Mané Garrincha.
Nos últimos dias, já com a confirmação de que Caetano havia aceitado a proposta da entidade máxima do futebol brasileiro, Victor passou a ser mais atuante, já exercendo, inclusive, algumas funções atribuídas a um diretor entre as partidas diante de Athletic, no último dia 8, e Tombense, na última quarta-feira (15) e já esteve à frente da delegação que viajou à Brasília.
Indo para seu 13º ano na Cidade do Galo, Victor chegou ao Clube como goleiro, foi canonizado santo do Horto e se tornou um dos maiores ídolos históricos da Massa. Em campo, foram 424 jogos disputados pelo nono jogador com mais partidas pelo Alvinegro e oito títulos: cinco Campeonatos Mineiros (2013, 2015, 2017, 2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2014), uma Recopa Sulamericana (2014), além, claro, da inesquecível Copa Libertadores de 2013.
Como gerente, o ex-camisa 1 participou das conquistas de dois Campeonatos Mineiros (2022 e 2023), um Brasileirão (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Desta forma, os sócios Galo Na Veia têm mais uma oportunidade de garantir presença em todos os jogos do Galo na casa da Massa – incluindo eventuais partidas eliminatórias do Estadual e das Copas do Brasil e Libertadores(exceto a finalíssima, disputada em campo neutro).
Mais uma vez, os sócios que quiserem efetuar a compra dos pacote poderão optar entre os setores Inter Leste, Brahma Sul, Inter Oeste, Brahma Norte e Brahma Leste.
Preços
🐔 Inter Leste: R$ 2.321,00
🐔 Brahma Sul: R$ 2.785,00
🐔 Inter Oeste: R$ 3.558,00
🐔 Brahma Norte: R$ 5.500,00
🐔 Brahma Leste: R$ 5.500,00
Jogos garantidos
🐔 Atlético x Ipatinga, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro e eventuais no mata-mata do Estadual (semi e final)
🐔 3 jogos pela fase de grupos da Libertadores e eventuais no mata-mata (oitavas, quartas e semi)
🐔 1 jogo pela terceira fase da Copa do Brasil e outras fases eventuais (oitavas, quartas, semi e final)
A temporada mal começou, mas a situação de Luiz Felipe Scolari perante o torcedor Atleticano não é das melhores. Em campo, o time do Atlético não consegue engrenar mesmo com atletas de altíssimo nível como Hulk, Paulinho, Gustavo Scarpa, Guilherme Arana, Battaglia e etc.
A falta de repertório dentro das quatro linhas acabou colocando a torcida e o técnico em rota de colisão. A situação piorou após a divulgação de um vídeo onde o experiente treinador ofende alguns torcedores que estavam no aeroporto de Confins aguardando o desembargue da delegação que viajou a Brasília para enfrentar o Itabirito, pelo Canpeonato Mineiro, no último sábado (17).
😬 No desembarque da delegação do @Atletico, o técnico Felipão acabou ofendendo alguns torcedores que cobravam titularidade para o jovem Alisson.
O reflexo dessa ofensa foi uma grande indignação por parte da Massa, que colocou a tag ‘Fora Felipão’entre os assuntos mais comentados da plataforma X, antigo Twitter.
Mesmo com alguns questionamentos internos sobre o técnico pentacampeão Mundial com a Seleção Brasileira, uma mudança de comando neste momento é descartada. A cúpula Alvinegra acredita que o treinador possa resgatar o futebol apresentado na reta final do último Campeonato Brasileiro, quando, após sequência de dez jogos sem vitória, arrancou até a 3ª posição da tabela de classificação.
Depois do domingão de folga, Felipão e seus comandados se reapresentaram na Cidade do Galo, na manhã desta segunda-feira (19), dando início à semana cheia que precede o clássico diante do América, no sábado (24), no Independência.
Jemerson, que sentiu cãibras na vitória sobre o sobre o Itabirito, no último sábado (17), e Guilherme Arana, substituído com dores na região do quadril, participaram normalmente das atividades e não devem ser problema para Scolari.
Jemerson atrapalhou normalmente nesta segunda e não deve ser problema para o clássico – Foto: Pedro Souza / Atlético
Atualizações do DM
Ainda sem Mauricio Lemos e Zaracho, que seguem no departamento médico, Felipão perdeu Mariano, suspenso pelo acúmulo de cartões. O lateral, inclusive, saiu no intervalo da partida em Brasília sentindo um incômodo na panturrilha esquerda e esteve na fisioterapia nesta segunda-feira.
No caso de Igor Rabello, que deixou o gramado do Mané Garrincha ainda aos 30 minutos de jogo, após sentir o músculo posterior da coxa direita, o zagueiro segue o tratamento iniciado ainda em Brasília e foi submetido a exames de imagem, ainda sem resultados.
Caso a programação não seja alterada, os treinos seguem pela manhã até o fim da semana. No sábado (24), a bola rola no Horto a partir das 16h30, pela 7ª e penúltima rodada da fase de Classificação do Campeonato Mineiro, na partida que pode marcar o centésimo gol de Hulk pelo Galo.
O Atlético se reuniu neste fim de semana com o Atlético Nacional, da Colômbia, para tratar da contratação do atacante Brahian Palacios. No entanto, a conversa terminou sem um acordo. Informação dada incialmente pelo jornalista Pipe Sierra, do Win Sports.
Buscando reforçar o setor ofensivo, sobretudo após a saída de Pavón, o Alvinegro deve aumentar as cifras e apresentar mais uma proposta aos Verdolagas.
Palacios, de 21 anos, se enquadra no perfil buscado pela SAF, sendo um jovem, com bom potencial de revenda. O atacante, inclusive, vem sendo monitorado por clubes europeus e já foi ligado a uma transferência para a Turquia.
O jogador canhoto, com características de drible, que atua preferencialmente pelo lado direito do campo, participou de quatro partidas da Seleção Colombiana no recém-encerrado torneio Pré-Olímpico Sul-americano, terminando a competição com uma assistência, e também esteve na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, marcando dois gols em quatro jogos.
No grupo principal do Verdolagas desde o início de 2022, Palacios terminou seu primeiro ano com um gol marcado e cinco jogos disputados e participou da conquista do Apertura do Campeonato Colombiano. Na temporada de 2023, o atacante anotou três gols e quatro assistências em 47 partidas, sendo campeão da Copa da Colômbia.
Morreu na manhã deste domingo (18), José Domingos Chávare Júnior, mais conhecido como Júnior Chávare, ex-diretor de futebol das categorias de base do Atlético, entre os anos de 2019 e 2021.
Chávare, que atuava como diretor de futebol do Coritiba, passou mal em seu apartamento, chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu a um infarto agudo do miocárdio.
Em nota, o Coritiba confirmou e lamentou o falecimento:
“NOTA DE FALECIMENTO
Com profunda tristeza, o Coritiba informa e lamenta o falecimento do diretor executivo de futebol, José Domingos Chávare Junior, aos 57 anos, às 8h49 da manhã deste domingo, 18 de fevereiro de 2024.
Nascido em Americana, interior do estado de São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1966, Chávare, como era conhecido, relatou fortes dores no peito e respiração ofegante no seu apartamento em Curitiba.
Após chegar ao Hospital Nossa Senhora das Graças, às 7h17, e realizar todos os procedimentos médicos aplicáveis, faleceu devido a um infarto agudo do miocárdio.
O velório e sepultamento serão informado nas próximas horas.
O Coritiba se solidariza com família, colegas de trabalho e amigos neste momento de dor”.
Atlético também se manifesta
O Atlético usou seus perfis oficiais redes sociais para prestar solidariedade:
“O Atlético lamenta o falecimento de José Domingos Chávare Junior, aos 57 anos, neste domingo.
Jr. Chávare, como era conhecido, foi Diretor de Futebol de Base do Clube de maio de 2019 a fevereiro de 2021, período em que conquistamos o então inédito Brasileiro Sub-20.
Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos do profissional”.
A decisão foi oficializada pelo presidente Sérgio Coelho neste sábado (17), antes da bola rolar no Mané Garrincha, em Brasília, para a vitória do Atlético sobre o Itabirito, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.
Em sua entrevista coletiva após a partida, Felipão comentou a escolha da direção por Victor, além de projetar muito sucesso do ex-goleiro e ídolo da Massa em sua nova posição no Clube:
“Na minha visão, o Victor é a pessoa mais indicada. Tem estampa, tem postura, tem qualidades, tem conhecimentos, imagem do Galo como jogador. Como pessoa, não tenho o que falar nada”.
Foto: Pedro Souza / Atlético
“Acredito que com o tempo, o Victor possa se tornar um dos grandes executivos do futebol. Essa é a oportunidade que ele tem e contará com o apoio de toda a nossa comissão técnica e de todos aqueles que trabalham com ele, porque nós já gostamos dele antes dele ser diretor de futebol. Ele será muito bem recebido, de braços abertos, porque merece esse lugar. Ele, provavelmente, com evolução, com o tempo de trabalho e os conhecimentos que ele vai adquirir daqui para frente, vai se colocando e vai aprender o que tem que aprender. A escolha foi espetacular”.
Nos últimos dias, já com a confirmação de que Caetano havia aceitado a proposta da entidade máxima do futebol brasileiro, Victor passou a ser mais atuante, já exercendo, inclusive, algumas funções atribuídas a um diretor entre as partidas diante de Athletic, no último dia 8, e Tombense, na última quarta-feira (15). No sábado (17), o novo diretor já chefiou a delegação na capital do Distrito Federal.
A expectativa é que Victor seja oficialmente apresentado na nova função pelo Atlético com uma coletiva de imprensa ainda nesta semana.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.