Querendo dias melhores, Atlético inicia luta pela final do Campeonato Mineiro sub-20
A temporada de 2024 do Galinho tem sido frustrante. Eliminado pelo terceiro ano seguido na fase de grupos do Campeonato Brasileiro, o time foi apenas o 3º colocado na primeira fase do Estadual, ficando abaixo de Cruzeiro e Inter de Minas.
O adversário das quartas de final será o Betim Futebol. Os clubes fazem o jogo de ida no próximo sábado (31), às 10h, na Arena Vera Cruz. O jogo decisivo – com mando do Galo – será no dia 7 de setembro (sábado), também às 10h, no SESC Venda Nova.
Formato de Disputa
Toda a fase eliminatória é disputada em duelos de ida e volta, com a equipe melhor classificada na primeira fase tendo o mando de campo do segundo jogo. Em caso de empate no placar agregado, a classificação se dará nos pênaltis.
Não há VAR no Campeonato Mineiro Sub-20, e cada clube costuma transmitir seus próprios confrontos, por meio do Youtube.
Tabu Indesejado
A última vez que o Atlético chegou à final do Campeonato Mineiro Júnior foi em 2019. À época, contando com nomes como Guilherme Castilho, Wesley Hudson e Matheus Mendes, o Galinho levantou a taça em cima do Tupi. Desde lá, já são cinco anos parando nas semifinais (não houve Estadual em 2020).
Como chega o Galinho?
O time Alvinegro já começa a disputa do mata-mata sem um de seus destaques. O meia Caio Ribas, de 20 anos, foi negociado em definitivo com o Santa Clara, de Portugal. O Galo manteve um percentual do passe do jogador, o que renderá lucro numa futura transferência. Em contrapartida, fica a expectativa pelas presenças do zagueiro Rômulo e o meia Vitinho. Antes relacionados para jogos do time profissional, eles atuaram nas últimas partidas do sub-20, e podem estar em campo na fase eliminatória do Campeonato Mineiro.
Além disso, o mau desempenho na temporada gerou pressão no diretor das categorias de base, Erasmo Damiani. Segundo CrisGalo, durante live do Fala Galo Na Geral, Damiani está ‘com a corda no pescoço’, não só devido aos problemas no sub-20, como também na falta de resultados consistentes da categoria sub-17.
Um dos principais destaques dentro de campo é o meia Caio Maia. Com posicionamento agressivo e boas infiltrações na área, ele marcou oito gols nos últimos oito jogos disputados. O polivalente meia Zé Phelipe também demonstra qualidade, e Mateus Iseppe, mesmo que ainda em adaptação, já demonstra ser promissor. Já citados acima, Rômulo e Vitinho merecem atenção especial, e podem fazer a diferença.
A provável escalação para o jogo de sábado é: Pedro Cobra, Vitor Gabriel, Rômulo, Renan e Júlio César; Zé Phelipe, Caio Maia, Vitinho e Iseppe (David Kauã); João Rafael e Lucas Daniel (Louback)
Caminho rumo à taça
O regulamento da Federação Mineira de Futebol estipula que, na fase de semifinal, o clube com melhor campanha na fase de grupos, entre os quatro semifinalistas, enfrentará aquele que teve a pior campanha na fase de grupos, entre os quatro classificados. O segundo melhor, enfrentará o terceiro.
Sim, a explicação é um pouco complexa. E analisando todos os cenários, só se pode ter uma certeza: o Atlético só enfrentará Boston City ou Cruzeiro na final. Os possíveis adversários da semifinal são o Contagem, o Athletic Club, o América e a Inter de Minas. Em quase todos os possíveis duelos na semifinal, à exceção da Inter de Minas, o Galo tem a vantagem do mando de campo no segundo jogo.
Em caso de classificação à final, a única equipe que pode ‘tomar’ do Galo a vantagem de decidir em casa é o Cruzeiro.
Jogos das Quartas de Final do Mineiro Júnior
Atlético* x Betim Futebol
Cruzeiro* x Boston City
Inter de Minas* x Contagem
América* x Athletic Club
(Clube com * decide o segundo jogo em casa)