“Nesse dia de Galo”, o Atlético desbancava o favoritismo do rival e goleava na partida de ida das quartas de 99
Por Léo Pedrosa
No dia 14 de novembro de 1999, o Galo classificado na última rodada para o mata mata do Brasileirão, enfrentaria seu rival regional em uma disputa alucinante.
A atmosfera na Pampulha era diferente. Os tradicionais torcedores ocupavam cada espaço da cidade para o tão esperado encontro do primeiro de dois jogos em que somente um seguiria. Radinho de pilha na orelha, a fumaça das barracas de comida, o som das latas se abrindo, as buzinas dos carros e as filas para quem ainda não havia comprado seu ingresso. Era um dia especial que tirava o sono dos mais fanáticos.
Com a sétima colocação garantida, o Galo entraria na disputa com o segundo colocado da primeira fase, o Cruzeiro. Mineirão meio a meio, atmosfera de “já ganhou” para alguns torcedores rivais e no lado alvinegro, a certeza de uma luta que não teria fim. A certeza de mostrar o porquê aquele grupo marcaria história no Galo.
Com um primeiro tempo muito disputado. O Galo abriria o placar com Guilherme aos 12 minutos levando o Mineirão à loucura. Não demorou muito e o adversário chegava ao empate aos 21. O que eles não imaginavam, é que o Galo realmente entrou naquela disputa para sair vencedor e daria a “vida” por isso.
Antes do intervalo, Guilherme novamente deixou o Galo na frente. Muitos pareciam não acreditar e ao mesmo tempo aquilo mexia com os corações mais apaixonados pelo futebol.
O adversário aproveitou o intervalo para tentar se organizar e conseguiu chegar mais uma vez ao empate, logo aos 6 minutos da segunda etapa. Depois disso, um time unido, aguerrido e fortalecido pela massa ajudava seu ídolo a marcar o nome no jogo. Marques marcaria duas vezes, uma aos 16 e outra aos 26, dando números finais ao clássico.
A massa Atleticana estava enlouquecida com o feito. O choro não era mais contido, o grito não era abafado e a alegria tomava conta de no mínimo, metade do Mineirão. O Galo abria ali uma vantagem considerável para o jogo de volta, onde a classificação seria confirmada.
Data: 14 de novembro de 1999 Horário: 17h
Local: Belo Horizonte-MG
Estádio: Mineirão
Motivo: Quartas-de-final do Campeonato Brasileiro 1999
Renda: R$ 594.588,00
Público Pagante: 64.717