“Nesse dia de Galo”, nascia o ex-goleiro Aranha
SIGA O FG NO YOUTUBE: CLIQUE AQUI
SIGA O FG NO TWITTER: CLIQUE AQUI
SIGA O FG NO INSTAGRAM: CLIQUE AQUI
Por: Léo Pedrosa
Natural de Pouso Alegre-MG, Aranha chegou ao Galo 2009 para assumir a titularidade do gol alvinegro. Após boa fase na Ponte Preta, o goleiro gerou uma grande expectativa na torcida, que estava carente de um profissional que firmasse na posição, desde a saída de Diego Alves em 2007.
RECEBA INFOS NO WHATSAPP: CLIQUE AQUI
RECEBA INFOS NO TELEGRAM: CLIQUE AQUI
Sua passagem pelo Galo foi de altos e baixos, o que infelizmente não permitiu que fosse tão longa. Perdendo a posição para o cria da base Renan Ribeiro. A passagem de Aranha durou apenas duas temporadas e o atleta acabou assinando com o Santos.
CASO DE RACISMO
Um caso triste marcou a carreira de Aranha no futebol. No ano de 2014, na mesma edição em que o Galo seria campeão, o goleiro Aranha foi vítima de crime de racismo, jogando pela equipe do Santos nas oitavas de final contra o Grêmio, em Porto Alegre.
Hostilizado por alguns torcedores do Grêmio, Aranha se revoltou durante a partida apontando para a arquibancada e mostrando os xingamentos que estava recebendo. Todo o episódio foi julgado posteriormente pelo STJD, que excluiu a equipe do Grêmio da competição.
Aposentado dos gramados, Aranha, ativista do movimento negro, tornou-se escritor. Iniciou na literatura com a obra “Brasil Tumbeiro”, um livro infanto-juvenil com a proposta de explicar a história dos afrodescendentes no Brasil e conscientizar as próximas gerações a respeito da identidade racial. Como autor, o ex-goleiro assina suas obras sobre o nome de Mário Aranha.
Carreira
Ponte Preta – 2003/2009
Atlético – 2009/2010
Santos – 2011/2014
Palmeiras – 2015
Joinville/SC – 2016
Ponte Preta – 2016/2017
Avaí – 2018