Por Hugo Fralodeo
No primeiro clássico pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro em quase quatro anos, deu Galo na cabeça! Com um golaço de falta de Hulk e boa atuação de Everson, o Alvinegro alcançou sua quinta partida de invencibilidade no certame e chegou aos 17 pontos na tabela de classificação. Com esta pontuação, o Atlético assume – ainda que de fora provisõria – a vice-liderança do campeonato, quatro pontos atrás do líder Botafogo.
Mudanças no time titular e Arana no banco
Como esperado, Chacho Coudet modificou mais uma vez os nomes e a formação, trazendo de volta os jogadores que vinham atuando regularmente. Jemerson, Rubens, Hyoran e Hulk voltaram ao time titular. Sem Zaracho e Pavón, suspensos, o comandante a optou por encorpar o meio-campo mantendo Otávio e trazendo Battaglia de volta. Outra mudança foi a entrada de Saravia na vaga de Mariano.
Destaque também para a presença de Guilherme Arana no banco de reservas. O lateral-esquerdo voltou a ficar à disposição depois de 43 jogos e mais de oito meses se recuperando de sua grave lesão no joelho.
Começo disputado
A primeira metade da etapa incial no Parque do Sabiá foi de muita disputa, o que acabou travando muito o jogo, que teve um alto número de faltas. Ambas as equipes até tentaram suas escapadas, mas nada que levasse real perigo aos gols.
Ele resolve
Até que aos 26, em uma dessas faltas, que ele mesmo sofreu, o artilheiro, do meio da rua, cobrou de forma violenta e rasteira, abrindo o placar no Parque do Sabiá. Foi o quinto gol do artilheiro no campeonato e o 19º na temporada.
Jogo abre com o gol
Tentando correr atrás do prejuízo, os mandantes se lançaram e enfim tiveram sua primeira chance, já aos 34. Depois de cruzamento da direita, Wesley emendou chute de primeira, mas o paredão estava guardando o gol do Galo e fez grande defesa. Então, com mais espaços no campo o jogo se abriu. As jogadas fluíram um pouco mais.
Já nos acréscimos, o Galo chegou às redes mais uma vez e em mais uma cobrança de falta, dessa vez com Hyoran, que tentou levantar a bola na área e ela acabou entrando. No entanto, um impedimento de Battaglia, que tentou desviar a bola, foi flagrado. No finalzinho, foi a vez dos mandantes terem um tento anulado. Também em bola levantada na área, Wallisson Luiz bateu do jeito que deu e Luciano Castán completou de cabeça para o gol, mas Wallisson estava em posição irregular.
Everson!
O segundo tempo voltou como foi o primeiro. Jogo pegado e de briga pela bola. Com a desvantagem no placar, os mandantes tentaram forçar o jogo, e aí apareceu Everson.
Na primeira, em cobrança de falta despretensiosa, a bola desviou na defesa do Galo e quase enganou o paredão, mas ele teve tempo de mandar de manchete para o corner. Na sequência, a bola foi parar no lado direito com Wesley, que limpou a marcação e bateu para fora. Minutos depois, Wesley tentou mais uma vez, mas o paredão voou na bola para impedir pegar mais uma.
Na resposta do Galo, em mais uma chance com falta próxima a área, Hyoran bateu rasante com veneno, e Rafael Cabral afastou. Na sobra, Hulk cruzou para Patrick, que testou para boa defesa de Cabral.
Daí para frente, os mandantes se mandaram na tentativa de empatar. Sem muito sucesso na construção das jogadas, não conseguiu ameaçar efetivamente. O Galo, por sua vez, teve espaço para contragolpear, mas não aproveitou nenhuma das oportunidades.
Copa na terça
Na próxima rodada do Brasileirão, a 10ª, o Atlético voltará a Belo Horizonte depois de três partidas jogando fora de casa. No sábado (10), às 18h30, o Galo recebe o RB Bragantino. Antes, porém, o Alvinegro faz uma parada em Lima, no Peru, onde enfrenta o Alianza, às 21h de terça-feira (6), em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores.
FICHA TÉCNICA:
Cruzeiro x Atlético
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e Horário: Sábado, 3 de junho de 2023 – 18h30
Local: Parque do Sabiá (Uberlândia – MG)
CRUZEIRO:
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Wallisson Luiz (Daniel Júnior – 40′ 2º), Jussa (Filipe Machado – 15′ 2º) e Mateus Vital; Wesley (Stênio – 27′ 2º), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado – 15′ 2º). Técnico: Pepa
ATLÉTICO:
Everson; Saravia, Nathan Silva, Jemerson e Rubens; Edenílson (Patrick – 10′ 2º), Battaglia, Otávio e Hyoran (Mauricio Lemos – 40′ 2º); Paulinho (Réver – 51′ 2º) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
ARBITRAGEM:
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA – DF)
Auxiliares: Ailton Junior de Souza Oliveira (FIFA – CE) e Kléber Lúcio Gil (SC)
VAR: Wagner Reway (VAR/FIFA – PB)
GOL:
Hulk (26′ 1) (Atlético)
CARTÕES AMARELOS:
Jussa (26′ 1º), Gabriel Mesquita (31′ 1º), Wallisson Luiz (46′ 1º), Neto Moura (54′ 1º), Neris (40′ 2º), Luciano Castán (51′ 2º) (Cruzeiro); Otávio (34′ 1º), Hyoran (26′ 2º), Everson (31′ 2º), Hulk (46′ 2º), Saravia (53′ 2º) (Atlético)
–
Imagens: Pedro Souza/Atlético
