Em carta aberta ao Conselho Deliberativo, 4Rs adimitem falhas e defendem que SAF é a “única opção para o Atlético buscar o caminho da sustentabilidade”
Por Hugo Fralodeo
Às vésperas da reunião do Conselho Deliberativo do Atlético para a votação da transformação do Clube em SAF, os 4Rs Rubens e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador, membros do órgão colegiado que dirige o Alvinegro, enviaram uma carta aberta aos conselheiros.
No documento, o grupo que terá a maior parte daGalo Holding, empresa que aportará R$ 913 milhões no Clube em troca de 75% de participação nas ações da SAF, adimite falhas durante a gestão e defende que o projeto de clube-empresa é a “única opção para o Atlético buscar o caminho da sustentabilidade”.
Confira a carta aberta dos 4Rs na íntegra:
“Carta Aberta ao Conselho Deliberativo do Galo
Caros Conselheiros(as), boa tarde!
A proposta da SAF do Galo está na mesa, para que vocês decidam sobre o nosso futuro.
Entendemos que seja oportuno, nesse momento que antecede à votação, estabelecermos um compromisso, com transparência e franqueza, daquilo que desejamos fazer com o nosso Galo, obedecendo sempre princípios da ética e da boa governança.
Em primeiro lugar, nosso propósito é o de construir um Clube que caminhe de forma sustentável, sem deixar de ser cada vez mais vencedor.
Não podemos e não queremos esquecer nossa história, nossas conquistas e, muito menos, nosso orgulho de ser o maior Clube de Minas e um dos maiores do Brasil.
Até hoje, fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance. Há muitos anos, ajudamos o Clube, em momentos difíceis e importantes, como vocês bem sabem.
Agora, temos de buscar o caminho da sustentabilidade, e a SAF é a única opção que entendemos possível para isso.
É claro que isso não acontece do dia para a noite. Sobretudo em um país onde, rapidamente, os juros dispararam de 2% para 13,4%. As condições econômicas impactaram (e continuam a impactar) duramente a vida do Clube.
A despeito dos obstáculos que se apresentam, contudo, é preciso continuar sonhando e realizando – temos consciência disso! Essas dificuldades não nos impediram, por exemplo, de construir a Arena MRV, que é a mais moderna e tecnológica da América Latina, e representa um exemplo concreto do futuro grandioso que desejamos construir para o Galo – ao lado de vocês.
O sentimento é um só.
Somos todos atleticanos e ninguém é à prova de falhas. Já erramos no passado, em nosso entusiasmo de transmitir à torcida uma visão empresarial, que é diferente da realidade do futebol. Aprendemos com isso e continuaremos a aprender mais, a cada dia.
Nas palavras de Churchill: Não temos nada a oferecer senão sangue, trabalho, suor e lágrimas.
Nosso desejo é que o sangue e o suor sejam dos nossos jogadores; o trabalho, dos dirigentes e funcionários; e as lágrimas, da alegria dessa inigualável Massa Atleticana.
Rafael Menin
Renato Salvador
Ricardo Guimarães
Rubens Menin”.