Quando o assunto é torcida que faz a diferença para o resultado de uma partida, não há quem não pense primeiro na Massa Atleticana. Não tem jeito, o canto da Massa arrepia e contagia.
Pensando nisso, o Atlético e a Arena MRV lançaram a promoção Os Cantos da Massa, que levará declarações de amor de Atleticanos e Atleticanas pelo maior de Minas para as paredes do túnel de acesso da Arena MRV, que foi completamente redecorado para esta temporada.
Grandes ídolos do Galo presentes nas paredes do túnel da Arena – Foto: Pedro Souza / Atlético
Para participar, o torcedor e a torcedora deverão comentar uma frase na publicação do perfil da MRV no X (antigo Twitter), usando a hashtag #OsCantosDaMassa, até a próxima sexta-feira (15).
Comente esse tweet declarando seu amor pelo @atletico usando a hashtag #OsCantosDaMassa. O seu comentário poderá estampar o túnel de acesso dos jogadores ao campo. Mas atenção: a promoção encerra no dia 15/03.
Depois do domingão de folga, com o treino da manhã desta segunda-feira (11), Felipão e seus comandados deram início à preparação para o segundo confronto diante do América, no próximo domingo (17), no Horto, que decidirá quem avança à final do Campeonato Mineiro.
Titulares na vitória no jogo de ida no último sábado (9), na Arena MRV, realizaram os trabalhos regenerativos, enquanto os atletas que não foram para o jogo ou entraram no decorrer da partida participaram de um treino tático-técnico, que mais uma vez contou com a presença do recém-contratado Brahian Palacios.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Único atleta no departamento médico, o meio-campista Zaracho segue na reta final da recuperação de lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Nesta segunda-feira, o argentino fez trabalhos na academia e na fisioterapia.
Caso a programação não seja alterada, as atividades seguem pela manhã até no sábado (16). No domingo (17), a bola rola no Independência a partir das 19h.
Com a vitória por 2 a 0 na casa da Massa, o Galo reverteu a vantagem do Coelho e avança para sua 18ª final consecutiva no Estadual com um empate e até uma derrota pela diferença mínima.
Em celebração ao mês da Mulher, a Play For a Cause – empresa que utiliza o esporte e o entretenimento como ferramentas de transformação social – mobilizou clubes de futebol e seus atletas para campanhas de leilões sociais. Vasco, Grêmio, Atlético Mineiro e Sport Recife doaram os seus uniformes dedicados às causas femininas, usados e autografados por seus jogadores, para ajudar a angariar recursos para ONGs que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade social, em diferentes regiões do Brasil. Os leilões ocorrem em simultâneo, com datas próprias de início e de encerramento, na plataforma www.play.foracause.com.br.
No caso do Vasco, as camisas usadas na vitória na última quinta-feira (07/03) sob o Água Santa, para a Copa do Brasil, estão disponíveis na plataforma da Play For a Cause desde o início de sexta-feira (08) com lances iniciais de R$900. São 11 uniformes, do modelo dois do Gigante da Colina, usados e autografados pelos jogadores titulares que iniciaram a partida. Os itens têm a logo da Instituição Empodera, escolhida para receber os recursos angariados com a ação. O projeto leva a prática do esporte, para meninas em situações de vulnerabilidade social, promovendo a democratização dessas atividades e impactando positivamente a vida das adolescentes e suas comunidades. A ação fica ativa até o dia 21/03.
No sábado (09/03), o Galo também foi a campo, contra o América, pela semifinal do Campeonato Mineiro, com uma homenagem às mulheres. No lugar de seu nome, cada jogador carregava em sua camisa um nome feminino e que marcou a história do estado. Paulinho, um dos autores dos dois gols da partida, tinha o nome de Conceição Evaristo nas costas, primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mineira de Letras. O leilão com as camisas do Atlético fica ativo de hoje (11/03) a 20/03, com lances iniciais de R$390. Ao todo, são 14 uniformes à disposição de lances (11 camisas dos titulares e três camisas reserva). O valor será destinado ao Instituto Galo, que aplicará o recursos em projetos dedicados às mulheres.
O Grêmio, que vem promovendo campanhas de combate à violência contra a mulher desde o Carnaval, celebra a data com a doação da camisa do meio-campista paraguaio Villasanti, usada na partida do dia 10/02, contra o São Luiz, na Arena do Grêmio. No jogo, válido pelo Campeonato Gaúcho, o atleta entrou em campo com a camisa número zero, em referência à campanha “Grêmio pelo Zero Assédio”, ocasionando a primeira vez que um jogador usa essa numeração no futebol brasileiro. A camisa fica disponível no site da Play For a Cause de 12/03 a 20/03, com lance inicial de R$1.200. O valor líquido angariado será repassado para o projeto Meninas em Campo, que trabalha desde 2016 em prol da democratização do acesso à prática do futebol feminino, com programa gratuito para mais de 200 meninas entre 9 e 17 anos, no bairro Butantã, na Zona Oeste de São Paulo.
Já o Sport Club do Recife entrará em campo neste sábado (16), contra o Santa Cruz, com camisas especiais, com o patch “Mulheres Históricas”, para homenagear e amplificar a luta das mulheres por igualdade, respeito e o fim do machismo e violência. Uma das homenageadas é Maria José, torcedora símbolo do clube, que faleceu no ano passado, aos 98 anos. Dona Maria foi pioneira nas arquibancadas da Ilha do Retiro, quando mulheres nem sequer eram bem-vindas no futebol. O leilão será integrado com 22 camisas, com lances iniciais de R$500, e ficará aberto de 16 a 26 de março. O valor angariado será destinado para o departamento de futebol feminino rubro-negro, com o objetivo de promover ainda mais os investimentos e estruturação da modalidade no Sport.
“A principal missão da Play For a Cause é dar visibilidade, com a ajuda do esporte, às causas e problemas que muitas vezes são esquecidas. Com esses leilões, queremos lembrar a história de luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Agradecemos os parceiros por estarem nessa com a gente”, comenta Manuella Carvalho, fundadora e diretora de operações da Play For a Cause.
Sobre a Play For a Cause
A Play For a Cause, criada em 2020, utiliza o esporte e o entretenimento como ferramentas de transformação social. Em parceria com clubes, atletas, marcas e competições esportivas, a empresa tem a missão de conectar fãs com itens ou experiências únicas, gerando recursos para apoiar instituições sociais brasileiras. A Play For a Cause já destinou mais de R$ 2 milhões para 102 instituições, situadas em 18 estados, impactando diretamente a vida de mais de 50 mil famílias. Em 2024, seus fundadores, André Georges e Manuella Carvalho, entraram na lista da Forbes Under 30, na categoria Empreendedorismo Social & Terceiro Setor.
Na manhã desta segunda-feira (11), a Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou a data do confronto decisivo entre Atlético e América pelas semifinais do Campeonato Mineiro.
A partida será no próximo domingo (17), às 19h, no Independência, com mando do Coelho.
Após a vitória por 2 a 0 no jogo de ida, no último sábado (9), na Arena MRV, o Galo reverteu a vantagem do Coelho e avança à final com um empate e até uma derrota pela diferença mínima. Para se classificar, o América deve vencer por, no mínimo, dois gols de diferença.
A temporada não começou bem para o Atlético, é verdade, mas os resultados estão começando a aparecer. Invicto há seis partidas – período com quatro vitórias e dois empates – o Alvinegro largou bem na semifinal do Mineiro, neste sábado (9), superando o América por 2 a 0 na Arena MRV e revertendo a vantagem do Coelho.
Em sua entrevista coletiva após a partida, Felipão, que disse ter visto uma partida “razoável para boa” de um Atlético “dentro do normal”, revelou que está tentando mudar a forma como a equipe joga em relação à reta final da temporada passada, quando teve seu melhor momento no comando do time, chegando ao terceiro lugar do Brasileirão.
De acordo com o treinador, o Alvinegro tem duas formas de jogar. Ele cita uma maior participação de Alisson para ilustrar uma dessas mudanças, que influencia na atuação do lateral-direito e permite que Paulinho e Hulk estejam mais próximos em campo:
“Nós temos duas formas, duas alternativas, mas nós estamos modificando a forma do Atlético jogar do ano passado. No ano passado, nós não tínhamos um ponta agressivo como o Alisson, que jogasse por aquele setor e tivesse dificuldade na marcação como ele tem. Hoje o Alisson foi muito bem no sentido de organização e dar tranquilidade ao Saravia. Fez aquela marcação pelo lado muito bem, melhor do que a gente vem trabalhando e imaginando, porque, quem sabe, ele já esteja acrescentando a suas condições técnicas, essa forma de ajudar seu companheiro na lateral”.
Alisson fez seu terceiro jogo consecutivo como titular – Foto: Pedro Souza / Atlético
“Nós estamos tentando fazer um ajuste com o Hulk e o Paulinho, para que o Alisson tenha a oportunidade e ganhe essa oportunidade com qualidade. O Alisson é um menino e vai sentir nos jogos, vai evoluindo. Eu fiquei super satisfeito com ele hoje, pela forma como ele se comportou na ajuda ao Savaria. Aí, dá a nossa equipe amplitude pelo outro lado, tranquilidade para o Arana subir. Com o Alisson fechando aquela linha de quatro, nos ajuda a ter uma situação nova, com dois jogadores de frente que podem se procurar bastante. São situações que evoluem com os treinamentos, com as características dos jogadores sendo acrescentadas um ao outro e vamos recuperando o chão perdido”.
Durante boa parte da etapa inicial, o Galo utilizou muito o lado esquerdo do ataque, por onde construiu as jogadas dos dois gols da partida, muito por conta de uma maior liberdade para Guilherme Arana, que deu a assistência para Paulinho abre o placar e também participou do lance onde Hulk deu números finais ao jogo com seu centésimo gol pelo Atlético. Scolari explica por que isso aconteceu é que o papel do lateral-esquerdo muda de acordo com o que o adversário pede:
“Era onde nós tínhamos a melhor opção. Todas as jogadas com condições de trabalhar bem a bola foram do lado esquerdo. Tínhamos que aproveitar ainda mais o Arana do que aproveitamos. Eu estava insistindo bastante para o Jemerson virar o jogo no Arana, para que isso ocorresse. Numa dessas jogadas, a gente faz o primeiro gol e abre uma perspectiva melhor”.
Arana participou dos dois gols da vitória sobre o Coelho – Foto: Pedro Souza / Atlético
“Vou aproveitar à medida que a gente vá enfrentar adversários que nos coloque em situações que o Arana possa jogar dessa forma. Às vezes, o adversário tem por ali alguém diferente, e nós temos que fazer uma recomposição ou mudar um pouquinho a caraterística do Arana, para que ele seja útil na equipe. Não vamos dar prioridade a este ou àquele jogador e sim à equipe. Jogar de acordo com a nossa e com a equipe adversária, para que a gente obtenha êxito”.
Tendo se acostumado a escalar um volante e um segundo homem de meio-campo, Felipão começou diante do Coelho com uma formação de meio-campo com Battaglia na frente da defesa, deixando Igor Gomes e Gustavo Scarpa mais soltos. Felipão diz que as dificuldades impostas pelo jogo do América o fizeram optar por essa configuração e indicou que continuará mudando o desenho de acordo com o nível de enfrentamento:
“Nós mudamos por conta do adversário e da dificuldade que tínhamos hoje. Nós estávamos em desvantagem e tivemos que propor uma situação melhor, mesmo correndo alguns riscos. Nos outros jogos, são os adversários que temos pela frente no Campeonato Mineiro. Se nós tivéssemos um adversário da Copa do Brasil ou Libertadores, íamos pensar um pouco se não jogar com dois volantes. São adaptações que são feitas para o momento”.
Com a vitória, o Atlético vai ao Horto, na semana que vem, com partida ainda pendente de confirmação de data e horário pela Federação Mineira de Futebol (FMF), podendo se classificar com um empate e até uma derrota pela diferença mínima. Para se classificar, o América deverá vencer o Galo por, no mínimo, dois gols de vantagem.
Depois de uma negociação bastante arrastada, o Atlético anunciou a contratação do atacante colombiano Brahian Palacios, que já trabalha na Cidade do Galo e está regularizado e apto a estrear com o Manto.
Falando do primeiro reforço da sua gestão do futebol do Clube, Victor celebrou o acerto e destacou a motivação do jovem jogador, de apenas 21 anos. O executivo, ainda, diz acreditar que Palacios terá sucesso com o Manto:
“Sobre o Brahian, a gente ficou muito feliz com o acerto. Uma negociação bastante travada com o Atletico Nacional, mas acabou dando certo. Ele vem com uma motivação e um entusiasmo muito grande, a gente percebe no semblante dele. Isso é importante, você ver que o jogador veio pela realização de um sonho”.
Palacios assinou com o Galo por quatro anos – Foto: Pedro Souza / Atlético
“Se depender da gente, vamos fazer de tudo para que ele tenha a melhor estrutura e o melhor estafe para poder potencializa o que ele tem de melhor, trabalhar diariamente, para que em breve ele já possa atuar. Não tenh ouvidas que ele vai se adaptar rápido, porque, além de um grande atleta, tem uma postura bastante interessada, sempre buscando informações, disse que quer aprender o português o quanto antes para ter uma melhor comunicação. Tenho certeza que ele vai fazer grandes jogos vestindo a camisa do Galo”.
Número de reforços pode aumentar?
Clube da Série A com o menor número de contratações na janela que se encerrou na última quinta-feira (7), além de Palacios, o Atlético trouxe o meio-campista Gustavo Scarpa, que completou seu oitavo jogo na vitória sobre o América, neste sábado (9), na Arena MRV. Além deles, Bernard já assinou um pré-contrato para desembarcar na Cidade do Galo em julho.
De acordo com Victor, porém, o Atlético pode não ter parado por aí. Aproveitando a janela de excessão para jogadores que estejam inscritos em um campeonato estadual, entre os dias 1º e 19 de abril, o Galo, que segue atento ao mercado, pode ainda reforçar o elenco:
”Na verdade, o Atlético está o tempo todo observando atletas. Nós temos um departamento de mercado que analisa mais de 3 mil jogos por ano. A gente observa o Campeonato Minério e outros Estaduais, sabendo dessa janela de excessões que teremos agor sem abril. Nos estamos atentos a todos os movimentos e aos principais destaques, porque são nessas oportunidades que talvez você garimpa grandes jogadores”.
O principal alvo do Atlético no momento é o meia-atacante Robert, destaque do Athletic no Campeonato Mineiro. Tentando evitar a concorrência, o Alvinegri prepara uma proposta de empréstimo com opção de compra para tirar o jogador de 20 anos do time de São João del-Rei.
Após estar com o pé na porta de saída, Vargas recusou se transferir ao Fortaleza para ficar na Cidade do Galo. Atlético e Leão já tinham tudo acertado, mas o jogador optou por cumprir seu contrato com o Alvinegro, que tem duração até o final deste ano, atitude que desagradou parte da torcida Atleticana.
Ao ser chamado por Felipão para substituir Hulk nos descontos da vitória sobre o América, neste sábado (9), na Arena MRV, na abertura das semifinais do Campeonato Mineiro, o chileno, que estrava na casa da Massa, foi bastante vaiado. Já dentro das quatro linhas, ele ainda teve tempo de criar uma boa jogada que quase resultou em um golaço de Alan Franco.
Após a partida, Scolari e Victor falaram sobre a situação do jogador de 34 anos no Clube. Protocolar, o diretor de futebol afirmou que foi uma escolha do jogador e que ele está disponível para o técnico:
“O Vargas fez a escolha dele. A gente sabe do potencial, prova disso é a convocação. Ele tendo contrato e treinando bem, está disponível, e o Felipão faz a opção de usá-lo ou não”.
Felipão, que já havia dito que irá bancar Vargas, também destacou seu retorno à Seleção Chilena, reafirmou a confiança no jogador e que ele seguirá tendo oportunidades:
“Ele está tendo (as oportunidades). Não só eu vejo o Vargas como bom jogador, ele foi novamente convocado pela Seleção do Chile. Provavelmente porque o técnico também viu algumas boas condições. O Vargas, sendo relacionado, sendo a pessoa que tenha merecido a chance de contar conosco, eu confio plenamente. Se ele vem apresentando o rendimento bom, como eu acho que tem que ser, eu vou relacionar. Enquanto ele for jogador nosso, eu relaciono”.
Ao entrar em campo diante do Coelho, Vargas completou sua 132ª partida pelo Alvinegro, empatando com Junior Alonso na sexta posição da lista dos estrangeiros que mais atuaram com o Manto. Na última sexta-feira (8), o atacante voltou a ser chamado para defender seu país após dois anos ausente. Ele figura na lista dos convocados para as partidas amistosas diante de Albânia e França, nos dias 22 e 26 de março, respectivamente.
Ao abrir o placar para o Alvinegro na vitória sobre o América, neste sábado (9), na Arena MRV, largando na frente na semifinal do Campeonato Mineiro, o artilheiro do último Brasileirão e da temporada de 2023 no Atlético, interrompeu uma sequência de sete partidas em branco.
Após a partida, na zona mista, o Arqueiro falou da agonia que sentiu durante a seca e projetou a “porteira aberta” daqui para frente:
“Eu já estava agoniado. A gente sabe que, pá um atacante, ficar tanto tempo sem fazer gol, é ruim. Eu estava focado no jogo, sabia que seria difícil. Meu foco maior é sempre dar a vitória para o Galo, se for fazendo gol, vai ser melhor ainda. Agora, eu espero ter as oportunidades a cada jogo e resultar em gol. Demorou, mas saiu”.
Paulinho marcou o seu primeiro gol na temporada – Foto: Pedro Souza / Atlético
O jogo da volta, que decide quem, entre Galo e Coelho, avança à final do Estadual, será no final de semana que vem, com data e horário ainda pendentes de confirmação pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Com a vitória, o Atlético reverteu a vantagem do América e joga por um empate ou até uma derrota pela diferença mínima.
A história está sendo escrita diante dos nossos olhos. Aos 26 minutos da etapa final do clássico diante do América, neste sábado (9), na Arena MRV, abrindo as semifinais do Campeonato Mineiro, Givanildo Vieira de Sousa marcou seu 100º gol pelo Atlético.
Mais emblemático e poético não poderia ser. Em um jogo decisivo, homenageando a mãe do Galo nas costas do Manto, Dona Alice Neves, que, por aquelas coisas do destino, divide o nome com uma das filhas do artilheiro, explodindo junto com a Massa, como se fosse a primeira vez.
Após a partida, na zona mista, o Incrível, lembrando da filha, falou da emoção e a gratidão por poder alcançar tal marca pelo Galo:
“Alice foi mãe de um dos fundadores do Atlético, isso é muito gratificante para a gente. Alice é o nome da minha filha, de dez anos. Entrar com o nome da minha filha e homenageando uma mulher que representou tanto o futebol do Atlético, costurava a camisa do Atlético, é muito bacana. Essa ligação com a minha filha e chegar ao centésimo gol em um jogo tão importante, é gratidão a Deus, que me proporciona esses momentos “.
Manto de Hulk abençoado pela mãe do Galo – Foto: Pedro Souza / Atlético
“É especial. Eu já tenho mais de 400 gols na minha carreira, contando amistosos, tenho mais de 500. Mais de 100 gols em um clube eu cheguei só no Atlético. Quando eu cheguei no futebol brasileiro, muitos achavam que eu já estava em final de carreira, eu mostrei que não. A gente tem que querer mais, trabalhando e focando. Chegar nessa marca é muito especial para mim. Meus familiares, quem me acompanha no dia a dia sabe o quanto eu me dedico, respeito e sou grato ao futebol. Espero continuar somando aqui, não só com gols e assistências, mas com títulos também”.
Com contrato recém-renovado até o final de 2026, Hulk fala da sua ligação e de seus familiares com o Atlético e a cidade do Galo, para afirmar que quer continuar comemorando gols e títulos ao lado da Massa:
“Eu sempre falo, não sei se pela minha pessoa, mas, em todos os lugares que eu cheguei, sempre sai pela porta da frente. Tenho uma ligação muito forte, de carinho, amizades, não só com o presidente, mas com faxineiro, que está ali na entrada do ct. Tenho respeito por todos em todos os clubes que passei. No Atlético foi magoado que especial para mim, porque retornei ao meu país e foi muito gratificante. Fiz a escolha certa, foi o Clube certo, a cidade certa. Deus vem mostrando o quanto eu e meus familiares nos sentimos em casa. Espero continuar sendo feliz aqui com essa torcida maravilhosa e o Galão da Massa conquistando títulos”.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.