Em mais uma temporada de poucas oportunidades no Atlético, o meia-atacante Pedrinho teria recebido uma sondagem para deixar a Cidade do Galo.
De acordo com o próprio empresário do atleta, um dos quatro grandes clubes de São Paulo manifestou o interesse em contar com os serviços do jogador.
Em participação no podcast Alambrado Alvinegro, canal que cobre o Corinthians, Will Dantas revelou que o treinador do clube – mantido em sigilo – ligou para o próprio Pedrinho para saber do desejo do jogador.
Primeiro, Dantas comenta a situação de Pedrinho, que tem contrato de empréstimo com o Atlético válido somente até o final de junho e renovou recentemente seu vínculo com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que cedeu o atleta ao Alvinegro:
“O contrato dele (Pedrinho) com o Atlético vai até 30 de junho. Eu renovei o contrato dele com o Shakhtar por mais cinco anos. O Shakhtar me passou uma proposta irrecusável de salários e luvas. O Shakhtar queria tirar ele agora do Atlético, mas o Atlético não liberou, falou que precisava do jogador”.
Então, o empresário conta sobre o contato feito, deixando a situação aberta, uma vez que a invasão russa à Ucrânia pode fazer com que o jogador opte por permanecer no Brasil, mesmo que o Shakhtar tenha a intenção de aproveitá-lo:
“Hoje ligou um treinador de um time grande de São Paulo. Eu não posso falar quem foi, mas, para mim, foi uma honra muito grande ele (Pedrinho) ter recebido essa ligação, porque é um reconhecimento. Está tudo aberto, porque ele tem que voltar para o Shakhtar na janela de julho. Tudo vai depender do que acontecer na Ucrânia até lá. Se a guerra persistir, eu acho que teríamos que fazer outro empréstimo. Mas a gente precisa sentar e conversar. Como ele renovou, ele é jogador do Shakhtar. Se quiserem que ele volte em julho, ele tem que voltar. Por enquanto, ele está no Atlético, está feliz, mas futebol é uma coisa que muda muito rápido”.
Vale destacar que, por conta de uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas, atletas inscritos em um campeonato estadual podem se transferir para clubes das Séries A e B entre os dias 1º e 19 de abril.
Historio de lesões
Tendo chegado ao Alvinegro em julho de 2022, Pedrinho nunca conseguiu uma sequência de jogos, por conta dos problemas recorrentes com lesões. Apenas oito jogos depois de sua estreia, o meia-atacante lesionou a coxa direita e perdeu o restante da temporada.
Em 2023, já recuperado, o atleta participou da pré-temporada na Cidade do Galo e ensaiou engatar uma sequência de partidas, mas sofreu a mesma lesão anterior, mas na coxa esquerda. Mesmo assim, o Atlético renovou seu contrato de empréstimo junto ao Shakhtar por mais um ano.
Na atual temporada, o meia-atacante participou apenas de quatro partidas do Atletico, apenas uma como titular e sem contribuir com números decisivos. No total, Pedrinho soma 46 partidas e três assistências com o Manto.
Entre os técnicos com melhor aproveitamento no último Brasileirão, Luiz Felipe Scolari abre a contagem regressiva para o campeonato com o preço já definido no Cartola.
Na primeira rodada, o comandante do Atlético consegue ser arrematado por apenas 12 cartoletas (C$: moeda do game), um ótimo investimento com grande potencial de valorização do patrimônio. Fechando a temporada passada do fantasy game com uma média de 5.62 pontos, o comandante alavancou o clube mineiro à terceira posição da tabela.
Outro grande destaque do Galo e maior pontuador do Cartola no ano passado, Hulk inicia a temporada como o jogador mais valorizado do fantasy game custando 22 cartoletas. Ao lado dele, Paulinho, que ocupou o terceiro lugar no ranking de pontos, também já entra em campo no Brasileirão bem valorizado, valendo C$ 18.
Voltando ao Brasil após passagem pela Europa, Gustavo Scarpa, estreia no time custando C$ 13. Já na defesa, os destaques são o lateral Guilherme Arana (C$ 11), o zagueiro Mauricio Lemos (C$ 14) e o goleiro Everson (CS$ 13).
Nesta quinta-feira (14), às 19h, o Atlético será julgado pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) por homofobia no clássico contra o Cruzeiro, válido pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, no último dia 3 de fevereiro, na Arena MRV.
O julgamento deveria ter acontecido no último dia 27 de fevereiro, mas, após a defesa do Atlético apresentar suas provas, já em horário próximo à sessão, que tinha outros méritos e acontecia de forma virtual, o relator do julgamento, doutor Eric Flávio Brandão de Freitas, e os demais integrantes da Comissão não tiveram prazo de analisar as evidências.
O procurador da denúncia, doutor Felipe Bartolomeo Moreira, ainda pediu pela manutenção do julgamento. O relator, doutor Eric, sugeriu o desmembramento dos artigos em que o Atlético foi incurso pelas quatro infrações cometidas, mas a presidente da sessão, doutora Helen de Fátima Prado Lanfredi de Nigris Boccalini, optou pelo adiamento da pauta do Alvinegro, agora com nova data.
A denúncia
Durante toda a partida diante do Cruzeiro, parte da torcida presente na Arena gritava “bicha” quando o goleiro Rafael Cabral ia para cobranças de tiro de meta. Além disso, o Galo foi denunciado por arremessos de objetos no gramado e tentativa de invasão de campo por parte de torcedores, como consta na súmula da partida.
Incurso nos artigos 243-G, III; 213, III; 213, II e 191, III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Alvinegro pode sofrer punição com perda de pontos e mandos de campo e até a exclusão do Estadual, além de punição pecuniária, com multas que vão de R$ 100 a R$ 100 mil.
Artigos do CBJD em que serão baseados o julgamento:
Art. 243-G.Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE no 29 de 2009).
1o – Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente; caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente. (Incluído pela Resolução CNE no 29 de 2009).
§ 2o A pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias. (Incluído pela Resolução CNE no 29 de 2009).
§ 3o Quando a infração for considerada de extrema gravidade, o órgão judicante poderá aplicar as penas dos incisos V, VII e XI do art. 170. (Incluído pela Resolução CNE no 29 de 2009).
Art. 170. Às infrações disciplinares previstas neste Código correspondem as seguintes penas:
[…]
V – perda de pontos; VII – perda de mando de campo; XI – exclusão de campeonato ou torneio.
–
Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: (Redação dada pela Resolução CNE no 29 de 2009).
II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.
PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
–
Art. 191. Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento:
III – de regulamento, geral ou especial, de competição.
PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a 100.000,00 (cem mil reais), com fixação de prazo para cumprimento da obrigação.
Após viralizar nas redes sociais que Gustavo Scarpa estaria arrependido de ter se transferido para o Atlético, o próprio meia tratou de negar a situação.
Um perfil no Facebook atribuiu ao camisa 6 uma frase que teria sido pega em uma conversa entre o jogador, seu empresário e amigos em um restaurante:
“Vaza uma conversa polêmica captada entre o meia Gustavo Scarpa do Atlético e seu empresário e amigos num restaurante, o áudio não foi liberado por direitos autorais.
‘Se arrependimento matasse estaria morto. Me prometeram uma estrutura adequada e não é realmente o que prometeram. Uma bagunça isso aqui. Uma torcida chata que não tem paciência e fora que o elenco não me abraçou e acolheu, me tratam como um qualquer’.”.
Em resposta com um comentário na própria publicação, o meia disse, ironicamente: “Tá liberado, mano. Pode postar. Por favor!”.
Principal contratação do Atlético para a temporada, Gustavo Scarpa já entrou em campo em oito oportunidades e, apesar de ainda não ter contribuído com números decisivos, vem evoluindo nas últimas partidas e, inclusive, foi preponderante na vitória sobre o América, no último sábado (9), na Arena MRV, que colocou o Galo na frente na disputa por uma vaga na final do Campeonato Mineiro.
Já está aberto um leilão de 15 camisas utilizadas por jogadores do Atlético na vitória por 2 a 0 sobre o América, no último sábado (9), na Arena MRV, partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
A ação é mais uma iniciativa do Instituto Galo em parceria com a Play For a Cause, alusiva à campanha Fortes e Vingadoras, em que o Galo homenageou o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
As camisas utilizadas por Everson, Saravia, Bruno Fuchs, Jemerson, Guilherme Arana, Battaglia, Igor Gomes, Gustavo Scarpa, Alisson, Paulinho, Rubens, Alan Franco, Cadu e Vargas, preparadas para o jogo e autografadas, contendo um patch especial e os nomes de grandes mulheres pioneiras em suas áreas, mineiras e/ou Atleticanas, podem ser arrematadas até a próxima quarta-feira (20), através do site do leilão.
As homenageadas nas camisas do leilão
ANA CÂNDIDA (1920 – 2022) – A Vovó do Galo foi uma torcedora símbolo do Clube. Foi abraçada pela Massa por conta do amor que, mesmo com mais de cem anos de idade, dedicava ao clube. Era presença constante nas arquibancadas em jogos do Atlético até o seu falecimento. NÚMERO 21
Foto: Pedro Souza / Atlético
TIA CÉLIA (1928 – 2017) – Tia Célia “formou” várias gerações de atleticanos. As crianças que ela conduziu para entrar com os jogadores do Galo se tornaram pais, mães e passaram a levar os filhos aos cuidados da coordenadora dos ‘mascotinhos’. Tia Célia ficou marcada, também, por entrar em campo sempre carregando uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, ao lado da amiga Dona Terezinha. NÚMERO 45
CÁSSIA ELLER (1962 – 2001) – Uma das maiores cantoras e roqueiras do Brasil, ela nunca escondeu seu amor pelo Atlético. Carioca de nascimento, morou em Belo Horizonte dos seis aos 10 anos, quando aprendeu a amar o Galo e as cores preta e branca. NÚMERO 6
Foto: Pedro Souza / Atlético
HELENA GRECCO (1916 – 2011) – Nascida em Abaeté, em 1916, fundou e presidiu em Minas Gerais o Movimento Feminino pela Anistia. O objetivo era o fim das torturas na ditadura e a vida segura dos exilados políticos. Foi o símbolo da luta pela anistia no estado. Ela se empenhou para a criação, na capital mineira, da primeira Casa Abrigo para mulheres em situação de violência. Participou também de iniciativas contra o trabalho infantil e apoiou as reivindicações do Movimento Negro. NÚMERO 42
CAROLINA MARIA DE JESUS(1914 – 1977) – Nascida em Sacramento (MG), é uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. Sua obra tem relevância não só literária, mas também política. Apesar de ter apenas dois anos de estudo formal, tornou-se escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação de seu livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, na cidade de São Paulo. NÚMERO 22
Foto: Pedro Souza / Atlético
CARLOTA MELLO (1915 – 2020) Mineira de Salinas, formou-se como enfermeira pela Escola da Cruz Vermelha e se inscreveu no curso de Enfermagem de Emergência do Exército. Tornou-se tenente e ficou marcada por integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito na Itália, na Segunda Guerra Mundial, atuando na província italiana de Nápoles como enfermeira. Ela cuidou de muitos soldados feridos no combate, juntamente com um grupo de dezenas de enfermeiras brasileiras. Também sobreviveu à gripe espanhola, pandemia que matou milhões de pessoas em 1918. NÚMERO 26
MARILIA DE DIRCEU (1767 – 1851) Ela não foi apenas a musa do inconfidente e poeta Tomás Antônio Gonzaga. Natural de Vila Rica (atual Ouro Preto), foi uma mulher que não se submeteu às atribuições femininas impostas à época. Aos 25 anos pediu emancipação do pai, que morava fora, para que pudesse gerir seus próprios bens. Naquela época, a emancipação era uma forma da mulher ter sua autonomia financeira, visto que quem tomava conta dos recursos da família eram os homens. NÚMERO 17
ADÉLIA PRADO (1935) – Maior poetisa do Brasil viva, Adélia Prado nasceu em Divinópolis e tornou-se Atleticana. É também romancista e consagrou-se como a voz mais feminina da poesia brasileira. Recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com “Coração Disparado”. Publicou seu primeiro livro aos 40 anos e chamou a atenção da crítica especializada. Usa em seus poemas uma linguagem coloquial para transmitir ao leitor novos pontos de vista sobre o cotidiano, muitas vezes o ressignificando. NÚMERO 13
TIA TEREZINHA (1949) – Presença constante nos jogos do Atlético, por muito tempo, organizou as crianças atleticanas para entrar em campo com o time. Junto com a Tia Célia, formou uma legião de novos atleticanos. Está eternizada na história do Galo por toda contribuição que deu ao clube. NÚMERO 34
Foto: Pedro Souza / Atlético
CONCEIÇÃO EVARISTO (1946) – Nasceu em Belo Horizonte e se tornou participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país. Seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. É uma das maiores personalidades da literatura contemporânea feminina brasileira e membro da Academia Mineira de Letras. NÚMERO 10
MARTHA MIRAGLIA (1938) – Nascida em Belo Horizonte, foi multiatleta e se destacou no vôlei, basquete e atletismo. Foi atleta do Atlético e conquistou pela seleção brasileira a medalha de ouro no vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959. Martha foi também tetracampeã sul-americana de vôlei. É conselheira benemérita do Atlético. NÚMERO 3
ALAÍDE LISBOA (1904 – 2006) – Pedagoga, jornalista e escritora, ela é mineira de Lambari. Foi membro da Academia Mineira de Letras e professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. Escreveu diversos livros infantis e didáticos, além de ser a primeira mulher vereadora de Belo Horizonte em 1950. Irmã de Henriqueta Lisboa. NÚMERO 44
CARMÉN LÚCIA (1954) Nasceu em Montes Claros é jurista, professora e magistrada brasileira. É ministra do Supremo Tribunal Federal, a corte máxima do Brasil, desde 2006. Foi presidente da corte suprema e do Conselho Nacional de Justiça de 2016 a 2018. NÚMERO 23
VIDA ALVES (1928 – 2017) A atriz, autora e apresentadora nasceu em Itanhandu. Com uma carreira de mais de 70 anos, começou no rádio e depois atuou em telenovelas, contracenando com grandes nomes. Ela protagonizou o primeiro beijo em uma telenovela no Brasil. NÚMERO 11
A Loja do Galo abriu nesta quarta-feira (13) a pré-venda do novo Manto de jogo do Atlético, que tem previsão de lançamento para o dia 25 de março, aniversário do Clube.
Com os valores de R$ 349,99, nos modelos masculino e feminino, e R$ 299,99 para o modelo infantil, a compra antecipada garante ainda um copo especial dos 116 anos.
O departamento médico do Atlético informou que o volante Paulo Vitor sofreu uma entorse com lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo durante o treino da última terça-feira (12).
O atleta, que participou apenas de uma partida na atual temporada, atuando 23 minutos na vitória sobre o Ipatinga, na Arena MRV, na última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, já iniciou o tratamento e não tem previsão de retorno.
Situação de Vitor Gabriel
Outro que teve um problema médico na atividade de ontem foi o lateral-direito Vitor Gabriel, que recém-completou 18 anos. O também prata da casa sofreu uma pancada na cabeça durante o treinamento.
De acordo com o Clube, o lateral está em observação e cumprirá os protocolos aplicados para o caso. Assim como Paulo Vitor, Vitinho foi a campo em 2024 somente na vitória sobre o Tigre.
Ainda em busca de mais um reforço no mercado, o Atlético tem o meia-atacante Robert, do Athletic, como principal alvo. Como vem informando o Fala Galo.
Porém, pelo menos de acordo com o jogador, a proposta do Galo não chegou até ele. Após a eliminação do Athletic da Copa do Brasil para o CBR, nesta terça-feira (12), o meia-atacante afirmou que está focado no campo, pois ainda tem metas a cumprir no Esquadrão de Aço e, se chegou algo, chegou a seu empresário:
”Não, não (chegou proposta). Ainda tenho metas a cumprir pelo clube. Temos um ano cheio aí. E se chegou, chegou no meu empresário, mas estou focado aqui. Temos uma semifinal no sábado e estou muito focado”.
O meia-atacante refere-se a semifinal do Troféu Inconfidência, torneio dentro do Campeonato Mineiro com as equipes classificas entre a quinta e a oitava melhores componhas da competição. O Athletic enfrenta o Uberlândia, em São João Del-Rei, após um empate por 2 a 2 no Vale do Aço.
Negociação com o Galo
Conforme apurou o FG, o Alvinegro sinalizou ao time de São João del-Rei uma proposta de empréstimo por uma temporada, mediante ao pagamento de uma taxa pela cessão, com uma opção de compra ao final do vínculo.
Há a concorrência com alguns outros clubes da Série A e um outro da Série B, mas o maior de Minas estaria em vantagem por ter proposto incluir dinheiro na negociação.
Carreira
Com passagens pelas categorias de base de Jacuipense, Vitória, Palmeiras e Bahia, Robert também teve um curto período no time sub-23 do Portimonense, de Portugal, se profissionalizando no início desta temporada, quando chegou ao Athletic. Até aqui o meia-atacante soma quatro gols e duas assistências em nove jogos.
A janela de transferências para jogadores de fora está fechada, mas nada impede o Atlético de acertar com reforços para o meio do ano, dentro da política que já rendeu bons negócios para o Clube nos últimos anos, em buscar jogadores em fim de contrato.
E se for um jogador de Copa do Mundo, com carreira de destaque na Europa, com passagem por mercados “alternativos” e com uma adaptação facilitada por ter ex-companheiros no elenco e não ter problema com a língua?
Esse cara poderia até ser Bernard, que desembarca na Cidade do Galo em junho, quando acaba seu contrato com o Olympiacos, da Grécia, mas estamos falando de Axel Witsel, meio-campista belga, atualmente no Atlético de Madrid.
Com contrato com os colchoneros somente até o fim da temporada europeia, Witsel, que tem atuado como zagueiro, ainda não sabe se fica no clube comandado por Diego Simeone.
Perguntado pela jornalista Tati Mantovani, correspondente da TNT Sports Brasil, se haveria a possibilidade de jogar no Brasil após o fim do seu atual vínculo, o belga disse que seu objetivo é permanecer na Europa, mas brincou que aceitaria vir para as terras tupiniquins caso recebesse uma ligação do seu “irmão” Hulk, artilheiro do Galo:
“Não penso (em jogar no futebol brasileiro). Meu objetivo é jogar mais dois (anos) aqui na Europa. (Se o Hulk me convidar) não sei. O meu irmão tem que me chamar. Mas o objetivo é (permanecer) na Europa”.
Atualmente aos 35 anos, Witsel começou a carreira no Standard Liège, em 2006. Após uma temporada no Benfica, 11/12, em que foi rival de Hulk, que estava na sua última temporada no Porto, o belga se tornou companheiro do ídolo Alvinegro no Zenit, onde jogaram juntos por quatro temporadas.
Em 2016, ambos se mudaram para a China, Hulk para o Shangai SIPG, onde ficou até 2021, quando veio para a Cidade do Galo, e Wtsel para o Tianjin Quanjian, de onde saiu em 2018, para o Borussia Dortmund. No Atleti desde 2022, disputou com a Seleção Belga as Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022.
A partir das 19h do próximo domingo (17), Atlético e América decidem no Independência quem avança à final do Campeonato Mineiro.
Com a missão de colocar o Galo em sua 18ª final consecutiva do Estadual, a Massa poderá garantir a sua presença a partir das 19h desta sexta-feira (15), através deste link.
Com uma carga de 1.900 ingressos – o mesmo número disponibilizado na partida de ida pá a torcida do Coelho, na Arena MRV -, as entradas têm preço de R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia), para o setor Cadeira Ismênia, com acesso pelo portão 10. O setor Especial Ismênia será ocupado por convidados do Alvinegro.
Com a vitória por 2 a 0 na ida, o Atlético reverteu a vantagem do América e se classifica com um empate e até uma derrota pela diferença mínima.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.