Bahia x Atlético: Prováveis escalações, desfalques, arbitragem, retrospecto e onde assistir
Por Hugo Fralodeo
Desta noite de quarta-feira não passa. Chegamos ao final da temporada de 2023, que foi uma verdadeira montanha russa para o Atlético. Na Fonte Nova, palco onde foi campeão dois anos atrás, o Galo, que tem remotas chances de retomar status de campeão Brasileiro, jogará pela melhor posição final possível, diante de um Bahia desesperado na luta para fugir da degola.
Se tem taça no estádio, tem chance
A chance do time de Felipão, Hulk, Paulinho e companhia é meramente matemática. Porém, o Atleticano tem fé e acredita. Para desbancar o Palmeiras, que tem nove dedos e meio na taça, precisa contar com uma derrota do Alviverde, que encara o Cruzeiro, simultaneamente, no Mineirão, além de tirar uma diferença de oito gols no saldo, o segundo critério de desempate na tabela de classificação. No caso do time de Abel Ferreira ser derrotado pela diferença mínima, o Alvinegro teria de fazer oito gols no Bahia.
Um objetivo mais paupável, vencer e garantir a segunda posição, o que dá uma premiação em dinheiro melhor, além da vaga direto na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores. Na briga pelo G4, Flamengo, Grêmio e Botafogo. Com a vantagem, o Atlético pode terminar o campeonato entre os quatro mesmo que não pontue, mas desde que Rubro-Negros ou Tricolores – que enfrentam São Paulo e Fluminense, respectivamente, ambos fora de casa – percam, ou o time da estrela solitária não vença o Internacional, no Beira-Rio.
Bahia
Rogério Ceni terá seu elenco completo à disposição para enfrentar o Galo, uma vez que não tem jogadores suspensos e o departamento médico está vazio.
Adotando mistério, o treinador do Tricolor pode fazer alterações na equipe que foi derrotada pelo América. A principal dúvida seria entre o atacante Everaldo e o meio-campista Yao Felipe, que retorna de suspensão.
Provável escalação:
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Luciano Juba; Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Everaldo), Thaciano e Cauly; Biel. Técnico: Rogério Ceni
Lesionados: –
Suspensos: –
Atlético
Já sem contar com Bruno Fuchs, Battaglia, Mauricio Lemos e Saravia, todos no departamento médico, Felipão perdeu Zaracho, que sofreu uma pequena lesão no músculo posterior da coxa direita. Matheus Mendes, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, também está fora. No caminho inverso, Jemerson, que cumpriu suspensão na vitória sobre o São Paulo. Quem também volta é Vargas, recuperado de entorse no joelho que o tirou das últimas 15 partidas.
Com o retorno de Jemerson, Réver deve voltar ao banco de reservas. Para a vaga aberta por Zaracho, Scolari tem Alan Franco, Rubens e Pavón como as principais opções.
Provável escalação:
Everson; Mariano, Igor Rabello, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Edenílson, Igor Gomes e Rubens (Alan Franco ou Pavón); Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Lesionados: Battaglia, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos, Saravia, Zaracho
Suspensos: Matheus Mendes
FICHA TÉCNICA:
Bahia x Atlético
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e Horário: Quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 – 21h30
Local: Fonte Nova
ARBITRAGEM:
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA) – SC
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA) – CE e Thiaggo Americano Labes
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA) – PB
RETROSPECTO:
Geral: 69 jogos, 33 vitórias, 19 empates, 17 derrotas; 108 gols marcados, 72 gols sofridos
ONDE ASSISTIR:
Globo Minas (exceto Juiz de Fora e Região), Rede Bahia (Globo – BA), Premiere