Fim da linha? Igor Gomes perde espaço com Barba e se aproxima de saída ‘gratuita’ do Atlético
Por: Angel Baldo
Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
O ciclo do meio-campista Igor Gomes no Atlético está muito próximo do fim. Vivendo um momento de ostracismo sob o comando do técnico Barba Domínguez, o camisa 17 entrou na contagem regressiva para se despedir da Cidade do Galo. Com vínculo válido apenas até o dia 31 de dezembro deste ano, a diretoria alvinegra já sinalizou os próximos passos: o clube não tem o interesse de renovar o contrato do atleta.
A situação acende o alerta do mercado da bola. A partir do dia 1º de julho, Igor Gomes estará legalmente respaldado para assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe, seja do futebol brasileiro ou do exterior. Caso isso aconteça, ele deixará o Atlético ao fim da temporada sem render um único centavo aos cofres do clube, uma perda patrimonial de um jogador que chegou com boas expectativas.
O ostracismo sob o comando de Barba Domínguez
A realidade atual de Igor Gomes no elenco atleticano é dura. O meio-campista parece ter sido preterido em definitivo pelo treinador Barba Domínguez, acumulando dois meses sem pisar nos gramados de forma oficial.
A última vez que o meia esteve em campo foi no dia 29 de abril, quando foi escalado como titular na amarga derrota por 1 a 0 para o Cienciano, em partida válida pela Copa Conmebol Sul-Americana. Naquela ocasião, o rendimento abaixo do esperado fez com que ele fosse substituído ainda no intervalo. Desde então, Igor Gomes virou uma espécie de “sombra” no banco de reservas. Em toda a temporada de 2026, ele soma apenas 14 jogos disputados e uma única assistência, sem balançar as redes.
A trajetória de Igor Gomes no Galo: Altos e baixos
Contratado em 2023 após deixar o São Paulo, Igor Gomes teve uma trajetória de oscilações, mas que também acumulou momentos de protagonismo e conquistas importantes. Ao todo, o jogador vestiu a camisa alvinegra em 175 oportunidades, registrando 11 gols e 11 assistências, além de fazer parte do elenco que ergueu 3 títulos.
A perda de espaço fica evidente quando analisamos o seu histórico de utilização ano a ano. Em suas três primeiras temporadas, ele foi peça muito mais ativa no rodízio do elenco.
Histórico de partidas por temporada:
-
2023: 53 jogos (5 gols)
-
2024: 46 jogos (1 gol)
-
2025: 62 jogos (4 gols)
-
2026: 14 jogos (0 gol)
Os números da perda de espaço
O declínio na minutagem do jogador fica ainda mais nítido quando olhamos para o número de vezes em que ele foi relacionado, mas sequer saiu do banco de reservas. Em 2025, por exemplo, o jogador era peça constante, ficando sem jogar em apenas 6 partidas do ano inteiro. Em 2026, o cenário inverteu dramaticamente: ele já acumula mais jogos assistidos do banco (16) do que participações em campo (14).
| Temporada | Jogos Sem Ser Utilizado |
| 2023 | 12 jogos |
| 2024 | 25 jogos |
| 2025 | 6 jogos |
| 2026 | 16 jogos |
O futuro do Camisa 17: Com o mercado de transferências prestes a abrir para pré-contratos, o estafe de Igor Gomes já recebeu pelo menos três sondagens. Para o Atlético, resta saber se haverá alguma tentativa de liberação antecipada na janela do meio do ano para economizar na folha salarial, ou se o atleta cumprirá o contrato até dezembro apenas compondo o elenco.