Santos x Atlético: prováveis times, desfalques, retornos e tudo sobre o jogo de ida das quartas da Sul-Americana

Santos x Atlético: prováveis times, desfalques, retornos e tudo sobre o jogo de ida das quartas da Sul-Americana.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por: Thiago Florêncio

Nesta quarta-feira (9), às 19h (de Brasília), o Atlético entra em campo contra o Santos, na Vila Belmiro, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana. A partida tem transmissão da ESPN (TV fechada), e do Disney+ (Streaming). Quem avançar enfrenta o vencedor de Cienciano, do Peru, e Montevideo City Torque, do Uruguai, nas semifinais da competição continental.

Como chega o Atlético: retornos importantes, mas lista de desfalques segue grande

O Galo chega para o confronto logo depois de ver cair a invencibilidade de 14 jogos. A sequência foi interrompida pelo São Paulo, que venceu por 2 a 0 no Morumbi, pelo Brasileirão, num jogo em que Eduardo Domínguez optou por poupar boa parte dos titulares. Nas oitavas de final, eliminou o Bragantino, por 3 a 2, no agregado.

A notícia boa para Domínguez é a liberação de três nomes pelo Departamento Médico. Lyanco, Maycon e Igor Gomes treinam normalmente e voltam a ficar à disposição do treinador argentino para a Vila Belmiro.

Do outro lado, a lista de ausências preocupa. Everson segue fora por causa da fratura no pé esquerdo e vai desfalcar o Atlético em um mata-mata pela primeira vez desde que chegou ao clube, em 2020. Ruan trata lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Léo Duarte segue em recuperação de lesão na região posterior da coxa direita. Tomás Pérez lida com um quadro de pubalgia. Thiago Borbas também está fora, com lesão no músculo posterior da coxa direita. E Cuello cumpre suspensão automática, depois de receber o terceiro cartão amarelo na partida de volta contra o Bragantino.

Para a vaga de Cuello, Domínguez tem duas alternativas no banco. Alan Minda, com características mais ofensivas do que defensivas, e Ángelo Preciado. O equatoriano atua como ala na seleção do seu país e pode ser a opção com estilo mais parecido ao do camisa 28, caso o treinador prefira manter a referência ofensiva pelo setor.

Suspensos

  • Cuello (suspenso por acúmulo de cartões amarelos).

Lesionados

  • Everson (fratura no pé esquerdo);
  • Ruan (lesão no músculo posterior da coxa esquerda);
  • Léo Duarte (lesão na região posterior da coxa direita);
  • Tomás Pérez (pubalgia);
  • Thiago Borbas (lesão no músculo posterior da coxa direita).

Este é o provável Atlético para encarar o Santos, nesta quarta (9), pela Sul-Americana.

Sendo assim, o provável Atlético para encarar o Santos tem: Gabriel Delfim; Natanael, Vitão e Vítor Hugo; Alan Minda (Preciado), Kevin Castaño, Alan Franco e Renan Lodi; Fred, Bernard e Cassierra. Técnico: Eduardo Domínguez.

Como chega o Santos: time de Cuca embala no Brasileirão, mas perde Neymar

O Santos chegou às quartas de final depois de eliminar o Macará. A temporada do time paulista alterna bons e maus momentos. No Brasileirão, venceu o Internacional fora de casa, por 3 a 2, e está há quatro jogos sem perder no torneio. Mesmo assim, ocupa a 13ª colocação, com 32 pontos, brigando na parte de baixo da tabela.

A Sul-Americana é a última chance do Santos de brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem, depois de cair diante do Palmeiras na Copa do Brasil, justamente o rival direto nessa disputa.

Cuca não vai poder contar com Neymar, seu principal jogador, que trata lesão na coxa direita, além do zagueiro Lucas Veríssimo e do atacante Álvaro Barreal que também estão lesionados. Rony também está fora, suspenso depois do terceiro cartão amarelo, recebido contra o Macará. A novidade fica por conta do lateral-direito Rodinei, contratado junto ao Olympiacos, da Grécia, que já treinou com o grupo e está à disposição da comissão técnica.

Suspensos

  • Rony (suspenso por acúmulo de cartões amarelos).

Lesionados

  • Neymar (lesão na coxa direita);
  • Álvaro Barreal (lesão na coxa esquerda);
  • Lucas Veríssimo (incômodo no tornozelo direito).

Este é o provável Santos para encarar o Atlétio, nesta quarta (9), pela ida das quartas de final da Sul-Americana.

Com isso, o provável Santos para enfrentar o Atlético tem: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Willian Arão, Luan Peres e Escobar; Gustavo Henrique, Christian Oliva, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Caballero e Gabriel Barbosa. Técnico: Cuca.

Retrospecto histórico: vantagem mineira no geral, mas Vila Belmiro é território hostil

Atlético e Santos já se enfrentaram 111 vezes ao longo da história. O retrospecto aponta 43 vitórias do Galo, 28 empates e 40 triunfos do Peixe.

Jogando na Vila Belmiro, porém, a conta muda de figura. Foram apenas 4 vitórias mineiras em 32 partidas, contra 20 triunfos do Santos e 8 empates. O primeiro confronto entre os dois clubes aconteceu no dia 5 de outubro de 1938, num amistoso disputado no próprio estádio santista, vencido pelo time da casa por 2 a 0.

Nos últimos dez encontros entre as equipes, o equilíbrio é maior: quatro vitórias do Atlético, três empates e três triunfos santistas. A última vez que o Galo venceu fora de casa contra o Santos foi no dia 5 de outubro de 2022, pelo Brasileirão, por 2 a 1.

Arbitragem

A CONMEBOL escalou o venezuelano Alexis Herrera para apitar a partida. Ele terá a ajuda de Antoni García e Paolo García, também da Venezuela, enquanto o VAR fica a cargo de Carlos Orbe, do mesmo país.

Estatísticas de Alexis Herrera.

Nesta temporada, Herrera comandou três partidas na Sul-Americana, nesta temporada. Foram 18 cartões amarelos (6.00 média por partida), três vermelhos (1.00 por partida) e 80 faltas marcadas (26.67 por partida).


SIGA OS PERFIS DO FALA GALO:
BlueSky

X/Twitter
Instagram
YouTube
Threads
Google Notícias
WhatsApp
Telegram
TikTok