Rodagem: sub-20 do Galo usou mais de 30 jogadores, em três rodadas de Estadual

Por Jonatas Berto

O time sub-20 do Atlético vive um momento no mínimo curioso, na temporada. Após o rebaixamento à Série B do Brasileiro, e o novo fracasso na Copa São Paulo, a gestão da base fez várias alterações: mudou a comissão técnica, promoveu atletas do badalado sub-17, e fez contratações pontuais.

O resultado disso é um elenco que, pela primeira vez em muito tempo, tem jogadores promissores em todas as posições do campo. Daí, nasceu um grande desafio para o técnico Henrique Teixeira: gerenciar a minutagem do grupo de jogadores, permitindo que todos possam se desenvolver.

Se a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro não permite muitos testes, o inverso ocorre no Campeonato Mineiro. Lá, contra equipes mais fracas, é possível testar formações, e fazer um rodízio nas escalações. E é isso que tem feito Henrique Teixeira: em apenas três rodadas de Estadual, o treinador já colocou em campo 31 atletas diferentes (veja a lista completa abaixo). A tendência é a lista ficar ainda maior, pois nomes como Riquelme, Samuel Rodrigues (disputando o Sul-Americano sub-17) e Gabriel Veneno (disputando a Copa do Brasil sub-17), ainda não jogaram.

O mais curioso é que a fórmula está dando certo. O Galinho é líder isolado do Campeonato Mineiro Júnior, com três vitórias seguidas, o melhor ataque e a melhor defesa.

Primeiros “Testes de Fogo” 

Nas próximas semanas, o Galo vai tentar manter a liderança do Campeonato Mineiro, enfrentando o Minas Boca, e fazendo o primeiro clássico do ano contra o Cruzeiro. No meio-tempo, os Crias fazem dois jogos decisivos na Série B, diante de Novorizontino e Ceará. Se tudo der certo, o Atlético pode iniciar o mês de maio liderando tanto o campeonato estadual, quanto o nacional.

Os 31 jogadores utilizados pelo Galinho no início de Estadual

Goleiros: Kaio, Pedro Cobra e Estevan;

Zagueiros:  Pedro Fachinetti, Samuel Barros, Xavier, Lucas Santana e Cristian;

Laterais: Bruninho, Samuel Deus, Lucas Souza, Vargas,e Wanderson;

Meias: Peu, Mathias, Sonny Anderson, Igor Toledo, Eric, Iseppe, Rafa Martins, Mateus Romero, João Pedro e Quitzau;

Atacantes: Mosquito, Murillo, Louback, Ryan Felipe, Ronaldo, João Vitor, Ian Angeloe Jonatas.