Grupo de conselheiros levanta possibilidade de fraude na última eleição do Conselho Deliberativo

Por: Hugo Fralodeo e Betinho Marques
Há alguns dias, o conselheiro benemérito do Atlético, Cláudio Utsch enviou uma carta ao Conselho de Ética, a Sérgio Coelho, presidente do Atlético, e Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo recém-eleito, levantando a hipótese de ter havido irregularidades na última eleição do grupo, no último mês de agosto.
No documento (confira abaixo) que o FalaGalo teve acesso, Utsch solicita a comprovação de que os 150 conselheiros eleitos cumpriam o requisito de ser associados a um dos clubes de lazer – Labareda ou Vila Olímpica – como demanda o Estatuto do Atlético:
“O clube terá número limitado de sócios, também denominados Associados, sem discriminação de sexo, raça ou cor, cujas categorias serão definidas conforme seus títulos de admissão, quais sejam:
cotista do Clube
cotista do Labareda
cotista da Vila Olímpica
Parágrafo 1º – Constituem direitos e deveres do sócio titular, de qualquer categoria social, maior de 18 anos, e com mais de 2 anos integrado ao quadro social, os atos de votar e ser votado, desde que quite com suas obrigações sociais”.
A partir do questionamento se todos os 150 conselheiros eleitos cumpriam o prazo estatutário para serem votados, Utsch requereu que, em um prazo de cinco dias (já encerrado), fosse apresentado pelo Conselho os comprovantes de pagamento das mensalidades das cotas dos eleitos e o comprovante de quitação das obrigações sociais do clube.
A solicitação de Utsch foi endossada por Rodolfo Gropen, ex-presidente do Conselho, e Lásaro Cândido da Cunha ex-vice presidente do clube, também conselheiros, que cobram uma posição do Atlético sobre essa eventual fraude e atenda tal solicitação de Cláudio Utsch.
Gropen e Cândido da Cunha afirmam que, caso haja a comprovação de fraude no processo eleitoral, “toda e qualquer deliberação do Conselho com participação dos conselheiros ‘eleitos’ poderão ser ilegítimas e/ou passíveis de nulidade, com eventuais desdobramentos criminais”. (Confira a íntegra abaixo)
A dupla ainda pede que a votação para possível mudança de nome do estádio do Atlético, até então batizado como ‘Elias Kalil’ (*Não confundir com o nome comercial, Arena MRV), que estava em pauta no Conselho, seja cancelada, argumentando que “decisões aprovadas num Conselho no seu respectivo tempo não podem ser simplesmente ‘REVOGADAS’ pelos conselheiros seguintes, sob pena de se instalar o caos e a instabilidade institucional do Clube, violar procedimentos consolidados, afrontar a memória das pessoas que fizeram história no Clube, além de abrir graves possibilidades de revogações variadas e sucessivas em diferentes conselhos, em flagrante desprestígio da memória e do respeito aquelas que passaram e deixaram sua história no clube”.
Carta aberta de Rodolfo Gropen e Lásaro Cândido da Cunha
Em contato com o FalaGalo, um ex-conselheiro anônimo, agora há pouco que conversou por telefone com Betinho Marques, disse:
“Não posso falar muito, mas vai lá no Labareda, os ratos estão lá”.
Outro ex-conselheiro, Márcio Cadar, em contraponto, por meio de postagens em seu perfil no Twitter, atentou sobre a demora para a questão vir à tona:
Reprodução @marciocadar no Twitter
Tentamos contato com Cláudio Utsch, autor do requerimento, e ainda não obtivemos resposta até o fechamento da matéria. Já no contato com o atual presidente do Conselho, Ricardo Guimarães disse que precisa esperar a assessoria para se pronunciar.