Galo bate o Democrata em Valadares e confirma a melhor campanha do Campeonato Mineiro
O jogo demorou a pegar no sol escaldante de Governador Valadares, mas o Galo volta para Belo Horizonte com a vitória e a melhor campanha da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
Na semifinal, o Alvinegro terá pela frente o Athletic, melhor segundo colocado, que sai do grupo A, vencido pelo Atlético.
Rodízio ativo
Como esperado, Chacho trocou todos os jogadores de linha em relação à última partida. Destaque para o retorno de Pavón, que havia ficado de fora da relação no clássico contra o América e não pode atuar na Libertadores devido a sua suspensão.
Apesar do calor, jogo começa gelado
O jogo começou um pouquinho devagar no Mamudão, mas o Galo quase abriu o placar logo aos 6. Após jogada rápida que deixou Rubens na boa pela esquerda, o prata da casa cruzou e deixou Vargas de frente para o gol, mas o chileno errou a finalização e desperdiçou cara a cara com o goleiro.
Aos poucos o Atlético foi segurando a posse e controlando as ações, mas não conseguia traduzir isso em oportunidades de gol. Outra boa chegada só aos 25, também com Vargas. Dessa vez o camisa 11 aproveitou sobra de bola na intermediária e disparou dali mesmo, para a primeira boa defesa de Glaycon.
Conexão Mariano/Hyoran para abrir o placar
Quando já parecia que o 0 a 0 persistiria até o final da primeira etapa, como em uma jogada de basquete, no melhor estilo ponte aérea, Mariano colocou a bola na cabeça de Hyoran, que abriu o placar para o Galo.
Só dá Galo!
Tentando correr atrás do prejuízo, o Democrata voltou dos vestiários partindo para cima do Galo. Com os espaços gerados pelo avanço da Pantera, o Atlético ampliou o marcador logo aos 9. Em jogada rápida, Pavón foi lançado na direita e fez um passe cruzado para Sasha bater na saída do goleiro e partir para o abraço.
E não demorou muito para o Galo aumentar a contagem. Em cobrança de falta ensaiada, Hyoran carimbou a trave esquerda de Glaycon e a defesa do Democrata afastou para escanteio. Então, aos 18, o camisa 20 cruzou na cabeça de Vargas que só escorou para o gol.
Daí para frente o jogo ficou ainda mais aberto e até o artilheiro Hulk veio para a festa, mas as oportunidades de gol foram raras. No placar, 3 a 0 pro Galão e melhor campanha confirmada.
Decisões pela frente
Agora, o Galo terá o Athletic nas semifinais, que serão disputadas nos dois próximos finais de semana, mas ainda dependem da confirmação de datas e locais pela FMF. A certeza é que o Atlético decide em casa e joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
Antes disso, porém, a parada é em Bogotá, na Colômbia, onde o Galo começa a decidir com o Millonarios quem avança para a fase de grupos da Libertadores, na quarta-feira (8), às 21h30.
FICHA TÉCNICA:
Democrata GV x Atlético
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e Horário: Sábado, 4 de março de 2023 – 16h30
Local: Mamudão (Governador Valadares)
DEMOCRATA:
Glaycon; Mendonça (Bruninho – 14’ 2º), Rony e GB; Douglas, Mateus Silva (Felipe Herrera – intervalo), Matheuzinho (Luann – 25’ 2º) e Léo Carioca; Pablinho (Luiz Fernando – intervalo), Nael e Brandão (Diego – 36’ 2º). Técnico: Paulo César Schardong
ATLÉTICO:
Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio; Pavón, Igor Gomes (Nathan – 22’ 2º) e Hyoran (Hulk – 37’ 2º); Vargas (Ademir – 29’ 2º) e Sasha (Pedrinho – 29’ 2º). Técnico: Eduardo Coudet
ARBITRAGEM:
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Auxiliares: Magno Arantes Lira e Felipe Ramos Santana
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães
GOLS:
Hyoran (45’ 1º), Sasha (9’ 2º), Vargas (18’ 2º) (Atlético)
CARTÕES AMARELOS:
Mendonça (6’ 2º), Léo Carioca (16’ 2º), Rony (39’ 2º) (Democrata); Vargas (6’ 2º), Sasha (22’ 2º) (Atlético)
CARTÕES VERMELHOS:
Léo Carioca (51′ 2º) (Democrata)
–
Imagens: Pedro Souza/Atlético
