Gustavo Scarpa foi oficializado pelo Atlético há 17 dias, contudo, os dirigentes do Flamengo ainda não aceitaram perder o jogador para o maior de Minas. Na tarde desta sexta-feira (12), Bruno Spindel, diretor de futebol da equipe carioca, cutucou Scarpa, mas sem citá-lo nominalmente.
“Tem jogador que a gente consultou e tentou e não quis ver para disputar posição, com medo de não jogar. Não quer disputar posição com Arrascaeta, com o Nico, com o Gerson…”, disse Spindel.
Completando a fala do diretor, Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, afirmou que “teve um que correu há pouco tempo”.
Atlético e Flamengo disputaram Scarpa na atual janela de transferência. O clube carioca mesmo sem fazer proposta oficial ao Nottinghm Forest, tentou inflacionar o negócio por meio do agente do jogador. Scarpa, craque do Brasileiro de 2022, acabou optando em assinar com o Atlético e isso deixou os rubro-negros indignados.
Felipão e Caetano
O técnico Felipão conversou com Scarpa durante o processo de negociação e teve papel fundamental na escolha do meio-campista. Além do treinador, Rodrigo Caetano foi cirurgico na condução das tratativas que se arrastaram no fim do ano passado.
O Galo desembolsará, de forma parcelada, € 5 milhões ao clube inglês pelo meio-campista, que assinou com o até dezembro de 2027.
O Fala Galo traz um resumão com tudo de mais importante que rolou no noticiário do Atlético nesta sexta-feira, 12 de janeiro. Confira aqui as principais notícias do dia que marcou o primeiro treino com bola na pré-temporada na Cidade do Galo.
Scarpa projeta sucesso
Scarpa chegou, se apresentou na Cidade do Galo, conheceu seus novos companheiros, reencontrou o comandante Felipão, deu início na pré-temporada com o grupo e, agora, falou pela primeira vez como jogador do Atlético.
Gustavo Scarpa – Foto: Pedro Souza/Atlético
Em breve bate-papo com a GaloTV, o novo meia do Alvinegro encheu a bola do elenco que o Clube tem à disposição, projetou a transformação da dupla Hulk e Paulinho em um trio, além de destacar o ‘fator Scolari’ na decisão de voltar ao Brasil para jogar pelo maior de Minas.
Treinamento na Cidade do Galo – Foto: Pedro Souza/Atlético
Foi o primeiro contato com a “menina” para os jogadores de linha – que vinham participando somente os trabalhos físicos -, uma vez que os goleiros já realizavam trabalhos específicos com a “redonda” desde as primeiras atividades.
Kardec ‘batizado’
No treino da tarde, Alan Kardec foi o grande personagem. Assoprando as velhinhas do seu 35º aniversário, o centroavante, que está focado na preparação, não escapou do tradicional “batismo”, com ovos e farinha.
Alan Kardec é ‘batizado’ em treino na Cidade do Galo – Foto: Pedro Souza/Atlético
Em clima de total descontração, Kardec foi ‘emboscado’ por Hulk, Pedrinho, Arana, Igor Gomes e os demais companheiros de time, que, literalmente, não deixaram a data passar em branco.
Atualização no pacote de ingressos
Prestes a iniciar sua primeira temporada completa tendo a Arena MRV à disposição, o Atlético anunciou a volta do programa de pacotes de ingressos.
A expectativa é que Ednaldo Rodrigues, que criou uma boa relação com a diretoria do Atlético após o reconhecimento do título de 37, procure os dirigentes alvinegros nos próximos dias.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, tem Rodrigo Caetano como o profissional ideal para assumir a diretoria de Seleções da entidade.
Segundo informação do portal UOL, além do diretor do Galo, Rui Costa, do São Paulo e Thiago Scuro, ex-RB Bragantino R atualmente no Monaco, também foram cogitados.
O Fala Galo entrou em contato com uma fonte no Atlético e recebeu que até o momento, o Galo não foi procurado por ninguém da entidade máxima do futebol nacional.
Multicampeão pelo Alvinegro, Rodrigo Caetano supriria o lugar de Juninho Paulista, que deixou o cargo logo após a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Outro ponto importante, é que Caetano cuidaria também das Seleções de base.
Ausência de multa
É importante relembrar que o contrato entre Rodrigo Caetano e Atlético já não possui multa rescisória, ou seja, isso acabaria felicitando uma saída para a Seleção Pentacampeã do Mundo.
A expectativa é que Ednaldo Rodrigues, que criou uma boa relação com a diretoria do Atlético após o reconhecimento do título de 37, procure os dirigentes alvinegros nos próximos dias.
O FG também soube que o presidente da entidade não fará nenhum movimento antes de comunicar o Atlético.
Sonho antigo
No fim da temporada passada, Betinho Marques conversou com uma fonte na CBF, que confirmou, naquele momento, que o diretor do Atlético era bem visto internamente e um provável nome para substituir Juninho Paulista na Seleção Brasileira.
Mais um dia de festa na Cidade do Galo! Assoprando as velhinhas do seu 35º aniversário, Alan Kardec foi o personagem do treino da tarde desta sexta-feira (12).
Sem ter para onde fugir, o centroavante não escapou do tradicional “batismo”, com ovos e farinha.
Alan Kardec é ‘batizado’ em treino na Cidade do Galo – Foto: Pedro Souza/Atlético
Em clima de total descontração, Kardec foi ‘emboscado’ por Hulk, Pedrinho, Arana, Igor Gomes e os demais companheiros de time, que, literalmente, não deixaram a data passar em branco.
Igor Gomes, Pedrinho e Arana ‘parabenizam’ Alan Kardec, aniversariante do dia – Foto: Pedro Souza/Atlético
Foco na pré-temporada
Sem conseguir ter sequência desde que chegou ao Atlético, Alan Kardec tem a oportunidade de fazer sua primeira pré-temporada com o grupo do Alvinegro.
Contratado no meio da temporada de 2022, o centroavante até teve um tempo para aprimorar a parte física antes de estrear, mas a temporada estava em andamento quando veio da China.
Atrapalhado por lesões, o camisa 14 perdeu toda a preparação em 2023 e atuou pouco no seu ano e meio como jogador do Galo, entrado em campo em apenas 26 das 89 partidas que o time disputou de agosto de 2022 a dezembro de 2023.
Recuperado e tendo realizado treinos funcionais durante as férias, o centroavante garante foco total na preparação para 2024, ano em que ele espera entregar o futebol esperado.
Prestes a iniciar sua primeira temporada completa tendo a Arena MRV à disposição, o Atlético anunciou a volta do programa de pacotes de ingressos.
A partir da próxima segunda-feira (15), os sócios Galo Na Veia poderão garantir presença em todos os jogos do Galo na casa da Massa – incluindo eventuais partidas eliminatórias do Estadual e das Copas do Brasil e Libertadores(exceto a finalíssima, disputada em campo neutro) – ou em todas as partidas como mandante no Campeonato Mineiro.
Antes limitados ao setor Brahma Norte, os sócios que quiserem efetuar a compra dos pacote poderão optar pelo setor Brahma Leste, com os mesmo valores, conforme anunciado pelo Galo nesta sexta-feira (12).
ANUAL:
GNV Forte e Vingador/Internacional: R$ 4.000,00 GNV Preto: R$ 4.500,00 GNV Prata/Branco: R$ 5.000,00
(até 11x no cartão)
CAMPEONATO MINEIRO:
GNV e público geral: R$ 500,00
(até 2x no cartão)
Cronograma de vendas:
Prioridade ingresso anual 2022: 15 a 19 de janeiro GNV: 20 a 26 de janeiro
*O torcedor deverá resgatar seu ingresso até 24 horas antes do jogo, antes que ele seja disponibilizado para venda. Após o vencimento do prazo, o torcedor poderá resgatar o ingresso, desde que haja disponibilidade
*No caso do Atlético ser mandante no Mineirão, o titular do pacote poderá resgatar seu ingresso para o setor VERMELHO INFERIOR. No Independência, será realocado no PORTÃO 3 (CADEIRA PITANGUI)
Na manhã desta sexta-feira (12), no início do quinto dia de pré-temporada para o elenco do Atlético, a bola rolou pela primeira vez na Cidade do Galo.
Foi o primeiro contato com a “menina” para os jogadores de linha – que vinham participando somente os trabalhos físicos -, uma vez que os goleiros já realizavam trabalhos específicos com a “redonda” desde as primeiras atividades.
Foto: Pedro Souza/Atlético
Scarpa na academia
A primeira atividade comandada pela comissão técnica de Felipão, no entanto, não teve a presença do reforço Gustavo Scarpa, que permaneceu na academia, no fortalecimento da parte física.
Durante esta primeira semana de trabalhos, os atletas estão sendo submetidos aos testes e avaliações médicas, fisiológicas e fisioterápicas, intercalados com atividades físicas no campo.
Concentrados desde a apresentação, na segunda-feira (8), os jogadores trabalharam em dois períodos durante a semana, o que se repete nesta sexta e sábado. No domingo (14), os atletas terão sua primeira liberação para folga.
Jogo-treino
Há a expectativa da realização de um jogo-treino na Cidade do Galo durante as atividades. No entanto, ainda não há a definição de data e adversário.
Estreia na temporada
Em campo, o primeiro desafio dos comandados de Felipão é já no próximo dia 24 de janeiro, uma quarta-feira, quando começa a caminhada rumo ao pentacampeonato Mineiro.
O Galo estreia na temporada em Patrocínio, no estádio Pedro Alves do Nascimento, diante do Patrocinense, às 21h30, pela primeira rodada do Estadual, provavelmente com uma equipe alternativa, uma vez que o plano da comissão técnica é que os principais jogadores estreiem no primeiro compromisso na Arena MRV, no domingo seguinte, dia 28, às 16h, contra o Democrata de Governador Valadares.
Prestes a iniciar sua quinta temporada defendendo a meta do Atlético, Everson já conquistou quase tudo que poderia pelo Alvinegro. Literalmente, quase.
Parte do grupo tetracampeão Mineiro (ele é tri), campeão Brasileiro, da Copa do Brasil e também supercampeão nacional, o Paredão não esquece a tão sonhada glória eterna.
Depois de três eliminações seguidas sofridas para o Palmeiras, em 2024, Everson deseja completar sua galeria de títulos. Em sua primeira entrevista coletiva no ano, o goleiro falou um pouco sobre o objetivo de conquistar a Libertadores.
“Com certeza, o título que me falta aqui, que eu fico almejando, é a Libertadores. Em 2021, por conta do regulamento, a gente acabou perdendo o título, mas fizemos uma campanha impecável. Em 2022 e 2023, infelizmente, por detalhes, a gente acabou saindo. Creio eu que, além de termos pegado uma equipe qualificada, que teve seus méritos, faltou um pouquinho de sorte, podemos dizer assim, para a nossa equipe. Mas a gente vem trabalhando para buscar esse título, (…) trabalhando com esse foco, quem sabe Deus não nos abençoe com esse título, para marcar ainda mais o nosso nome na história do Clube”.
Além do título da principal competição sul-americana de clubes, o Paredão tem outro objetivo, voltar a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Com a recente troca no comando técnico feita pela CBF, Everson espera ser lembrado por Dorival Júnior. O Paredão, entretanto, pondera que precisa se manter bem no Galo:
“Tenho que estar bem aqui no Clube para estar entre os convocados, manter o alto nível no Galo, continuar nessa crescente na minha carreira. Em 2023, já tive um ano muito bom, com grandes jogos. Neste ano, é entrar forte, concentrado, trabalhando forte para manter o nível. Se eu estiver bem no Galo, com certeza o Dorival vai observar, como já acompanhou o Brasileiro no ano passado, e, quem sabe, eu possa realizar esse sonho”.
Pelo seu desempenho no Atlético, Everson foi convocado para a Seleção Brasileira em duas oportunidades, ambas na ‘era Tite’: em agosto de 2021 e março de 2022, mas ainda teve a oportunidade de entrar em campo.
Com a aposentadoria do ídolo Réver, Everson não é o jogador com mais tempo de casa, mas tornou-se o atleta do atual elenco com o maior número de jogos pelo Atlético.
Destaque na reta final da última temporada e líder da defesa menos vazada da última edição do Brasileirão, em sua primeira entrevista coletiva no ano de 2024, o Paredão Alvinegro falou do privilégio, honra e responsabilidade em assumir o posto deixado pelo capitão e defender o preto e branco.
“Para mim, é um prazer estar assumindo esse posto deixado pelo Réver, que é um grande atleta, uma grande pessoa e o maior vencedor na história do Galo. É um privilégio enorme ser o jogador que mais vestiu a camisa do Galo no presente elenco”.
Destacando sua vontade em jogar pelo Galo, Everson conta que espera aumentar ainda mais seus números no Clube e conquistar mais títulos:
“Todos sabem da minha alegria, da minha vontade e do esforço que fiz para estar aqui. Nem nos meus melhores sonhos eu esperava estar assumindo esse posto com pouco mais de três anos e meio de Clube. Me sinto muito privilegiado e honrado com a responsabilidade de continuar honrando o preto e o branco do Atlético, para continuar aumentando esses números individuais e, consequentemente, dando alegrias para a torcida”.
Contratado em agosto de 2020, Everson defendeu a meta Alvinegra em 218 jogos, tendo lavado 185 gols, mantendo média menor do que um gol por jogo (0,84), além de não ter sido vazado em 91 das vezes que entrou em campo e defendeu 11 cobranças de pênalti.
Na galeria de títulos, os Campeonatos Mineiros de 2021, 2022 e 2023, a Copa do Brasil e o Brasileirão – campeonato o qual foi eleito o melhor goleiro – de 2021, além da Supercopa do Brasil de 2022.
O atacante Alan Kardec que completa 35 anos nesta quinta-feira (12), chegou ao Atlético em junho de 2022 após deixar o Chongqing Lifan, da China. Sua chegada ao maior de Minas acabou gerando boas expectativas ao torcedor alvinegro, que sonhava em ver o mesmo atleta dos tempos de Palmeiras e São Paulo.
Desde que chegou ao Galo, Kardec conviveu com sucessivas lesões e não conseguiu performar. O camisa 14 acabou disputando apenas 26 dos 89 jogos que o alvinegro fez nesse período.
Buscando dar a volta por cima
Buscando dar a volta por cima, Kardec focou nos treinos funcionais durante as férias. Foi possível acompanhar diariamente em seu Instagram, o atleta treinando pesado.
Focado na pré-temporada
Kardec segue trabalhando firme na pré-temporada com o restante do elenco e em entrevista à Itatiaia, o atacante valorizou bastante os treinamentos na Cidade do Galo.
“É um ano especial, um ano diferente, até pelo fato de poder iniciar uma pré-temporada. Acreditamos que isso pode fazer uma grande diferença. Concluindo todas essas etapas com sucesso e dedicação, espero que as coisas possam caminhar de uma forma muito positiva, diante da expectativa que se criou na minha chegada”, disse Kardec.
Scarpa chegou, se apresentou na Cidade do Galo, conheceu seus novos companheiros, reencontrou o comandante Felipão, deu início na pré-temporada com o grupo e, agora, falou pela primeira vez como jogador do Atlético.
Em breve bate-papo com a GaloTV, o novo meia do Alvinegro encheu a bola do elenco que o Clube tem à disposição, projetou a transformação da dupla Hulk e Paulinho em um trio, além de destacar o ‘fator Scolari’ na decisão de voltar ao Brasil para jogar pelo maior de Minas.
Recepção e ambiente
Apesar de nunca ter atuado junto com outro jogador atualmente no grupo Atleticano, Scarpa, que completa sua primeira semana de trabalhos na Cidade do Galo, revela que foi muito bem recebido pela turma:
“Eu nunca joguei com nenhum jogador aqui (do elenco) na minha carteira. Mas o pessoal me recebeu super bem, todo mundo tem me tratado super bem. É muito legal chegar num lugar e ser bem recebido”.
O meia destaca, ainda, o bom ambiente encontrado e a união dos jogadores:
“A estrutura é muito boa. Uma coisa que vim muito preocupado era em relação ao ambiente do Clube e da equipe, eu fiquei surpreso, porque o ambiente é muito bom e o grupo é muito unido. Eu fico feliz de fazer parte do grupo agora e espero contribuir”.
Em sua primeira entrevista coletiva no ano, Felipão já havia dito que a relação entre os dois, que trabalharam juntos no Palmeiras, em 2018, pesou na escolha de Scarpa em voltar ao Brasil para jogar pelo Atlético. O meia corrobora com o comandante e espera ter o mesmo resultado de quando trabalharam juntos pela primeira vez, taça para o alto:
”Conversei algumas vezes (com o Felipão). Ele me ligou, me explicou todo o trabalho, o projeto dele e do Galo. Foi um facilitador na decisão. Espero que, assim como a gente já conquistou títulos, que aqui no Galo a gente conquiste mais”.
Felipão e Scarpa se reencontram na Cidade do Galo – Foto: Pedro Souza/Atlético
Reconhecidamente um dos elencos mais fortes do Brasil, o Atlético entra em 2024 para brigar pelos grandes títulos. Para Scarpa, a qualidade do grupo Alvinegro é inquestionável e a galera está em busca de concluir os objetivos na temporada:
“Não tenho nada para falar e questionar, é um elenco muito qualificado. Por pouco não ganhou o Campeonato Brasileiro no ano passado. É isso, qualidade indiscutível do elenco, jogadores que foram fundamentais em outras equipes e estão juntos em busca de um só objetivo, que é conquistar títulos para o Galo”.
Trio com Hulk e Paulinho
Com a chegada de Scarpa, Felipão poderá escalar um Atlético com o craque da edição de 2021 do Brasileirão, o craque de 2022 e o artilheiro de 2023. Apesar do treinador não garantir a titularidade ao seu novo comandado, o meia já projeta um trio com Paulinho e Hulk e espera ajudá-los (e a todos os outros companheiros) a seguir infernizando as defesas adversárias:
“Espero que eu consiga acompanhá-los nesse grande ritmo que eles vêm tendo. São dois excelentes jogadores. Espero que eu consiga entrosar o mais rápido possível. Eu estou aqui para tentar conquistar o meu espaço e ajudar não só eles, mas o grupo num geral, da melhor forma possível”.
Scarpa e Hulk treinam na academia da Cidade do Galo – Foto: Pedro Souza/Atlético
A Massa, como não poderia ser diferente, já imagina o estrago que pode ser feito pela comissão de frente do Alvinegro. Porém, Scarpa, apesar de entender a empolgação da torcida, sabe que precisa trabalhar para ter o melhor encaixe no time:
“A gente entende a empolgação dos torcedores, mas eu, como profissional, penso de uma forma mais racional, então preciso fazer bem o meu trabalho, conquistar o meu espaço e me colocar à disposição, colocar as minhas melhores características à disposição do grupo, para poder ajudar da melhor forma”.
Libertadores
O bom entendimento em campo pode traduzir-se em conquistas. Já bicampeão da Libertadores, Scarpa espera adicionar a terceira taça da principal competição sul-americana de clubes à sua galeria:
“A Libertadores é o melhor campeonato que temos aqui na América do Sul. Eu espero que, da mesma forma que eu consegui ajudar o Palmeiras nas duas conquistas que a gente teve, eu consiga ajudar o Galo. Temos tudo para conquistar títulos, mas com pés no chão, uma coisa de cada vez”.
Seleção
De volta ao Brasil após um ano na Europa, o meia sabe que seu desempenho no Atlético pode recolocá-lo no radar da Seleção Brasileira. Após ter sido convocado em 2017, quando ainda atuava pelo Fluminense, o meia não foi mais chamado. No entanto, vestir a Amarelinha está nos seus planos:
“Continua sendo um sonho, uma meta pessoal. Tenho certeza que eu tenho muita capacidade de chegar à seleção. Estive bem perto em 2022, terminei o ano muito bem. Em 2023, foi um pouco mais difícil, mas eu estou aqui para botar o meu melhor em campo. O sucesso individual acaba sendo consequência do sucesso coletivo, então penso primeiramente no grupo”.
Arena MRV
De casa nova, o meia fala da expectativa para jogar na Arena MRV, destacando que o fator casa tem tudo para continuar sendo determinante para o Atlético:
“Será um prazer jogar na Arena MRV. Ela foi crucial para o final da campanha no Brasileiro do ano passado e será muito importante ao longo desse ano. O pessoal tem falado muito bem da Arena e do campo”.
Arena MRV – Foto: Bruno Sousa/Atlético
“Faz muita diferença (ter uma casa própria). No Palmeiras, a gente tirou muita vantagem disso, estar jogando, literalmente, em casa. Eu espero que aqui no Galo não seja diferente”.
Recado para a Massa
Por fim, Scarpa deixou um recado para a torcida Alvinegra:
“Massa Atleticana, é um prazer estar aqui vestindo a camisa do Galo, estou muito feliz com essa oportunidade. Vocês tem sorte, o elenco aqui é muito qualificado, um grupo muito do bem. Espero que a gente conquiste muitos títulos”.
Contratado junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra, Gustavo Scarpa, que assinou contrato válido até o final de 2027, se apresentou na Cidade do Galo junto com seus novos companheiros na última segunda-feira (8) e participa da pré-temporada com o grupo desde o início.
Nesta quinta-feira (11), o meia teve seu registro publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e já está habilitado a jogar pelo Galo. Sua apresentação oficial à Massa e à imprensa está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (15).
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.