América x Atlético: informações, prováveis times, curiosidades e arbitragem

América x Atlético: informações, prováveis times, curiosidades e arbitragem

Foto: Pedro Souza / Atlético

Por Thiago Florêncio

Atlético e América fazem nesta quarta-feira (21), às 21h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte, o primeiro clássico de 2026. A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. O Galo soma três pontos e ocupa a terceira posição do Grupo A. O América lidera o Grupo B, com sete. O confronto terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e do Premiere (Pay-Per-View).

Atlético busca reação após início com três empates

O Atlético chega pressionado. A equipe ainda não venceu na temporada e vem de empate sem gols com o Tombense, no domingo, no Mineirão. Mesmo com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo, o time teve dificuldades para furar a defesa adversária e saiu vaiado.

Para tentar mudar o cenário, o técnico Jorge Sampaoli conta com todos os reforços regularizados. A principal dúvida está na formação inicial. O treinador avalia se poupa peças de olho no clássico contra o Cruzeiro, no fim de semana. Hulk é um dos nomes em observação. Caso seja preservado, Rony surge como principal opção.

A expectativa também gira em torno das possíveis estreias do atacante Alan Minda e do lateral-direito Ângelo Preciado. Ambos treinam normalmente e podem aparecer entre os titulares. Na defesa, Junior Alonso, ausente na última rodada, tem chance de retornar. O confronto será especial para Everson. O arqueiro e ídolo alvinegro completará 350 jogos com a camisa do Galo.  

A tendência é de um Atlético mais agressivo, com linhas altas e circulação rápida da bola. O desafio será transformar posse em chances reais, ponto que tem faltado neste início de Estadual.

Desfalques 
Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles), Iván Román (lesão na mão esquerda) e Patrick Silva (lesão na coxa).

Suspensos
Não há.

Pendurados
Não há.

Confira o provável time titular do Galo para enfrentar o América, nesta quarta (21).

O provável Atlético para encarar o América têm: Everson; Natanael (Ângelo Preciado), Ruan (Junior Alonso), Vitor Hugo e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon, Gustavo Scarpa (Alan Minda) e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli.

Invicto, América chega confiante ao clássico

O América vive momento distinto. Invicto no campeonato, soma duas vitórias e um empate. No último domingo, empatou por 1 a 1 com o Itabirito, fora de casa, usando formação alternativa. A estratégia foi preservar titulares para o clássico.

O técnico Alberto Valentim deve escalar força máxima. A principal dúvida é William Bigode, que segue em tratamento na panturrilha direita. Caso não atue, Thauan tende a ser mantido no ataque. Os recém-contratados Yarlen e Segovinha tiveram os nomes publicados no BID da CBF e ficam à disposição.

O América aposta na organização defensiva e nas transições rápidas. A equipe tem mostrado equilíbrio e eficiência, sobretudo jogando em casa, onde costuma reduzir espaços e controlar o ritmo do adversário.

Desfalques 
Maguinho (cirurgia no púbis) e Alê (transição após lesão no joelho esquerdo).

Suspensos
Não há.

Pendurados
Não há.

Confira o provável time titular do América para enfrentar o Atlético.

Provável América para encarar o Atlético tem: Gustavo; Léo Alaba, Emerson, Ricardo Silva e Artur; Felipe Amaral, Person e Yago Souza; Paulo Vitor, Thauan e Gabriel Barros. Técnico: Alberto Valentim.

Clássico centenário

O duelo entre Atlético e América é um dos mais antigos de Minas Gerais. Conhecido como ‘Clássico das Multidões’ até os anos 1960, teve o primeiro jogo em 15 de novembro de 1913, no antigo Prado Mineiro. O placar terminou empatado por 1 a 1.

Ao todo, foram 431 confrontos, com 213 vitórias do Atlético, 111 empates e 107 triunfos do América. Reinaldo é o maior artilheiro do clássico, com 19 gols. A maior goleada atleticana foi um 6 a 1, em 1938. O América aplicou 7 a 2, em amistoso de 1952.

Arbitragem

A Federação Mineira de Futebol escalou Murilo Francisco Misson Júnior para apitar o clássico. Os assistentes serão Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza. O VAR ficará a cargo de Michel Patrick Costa Guimarães.

Confira todas as informações sobre o árbitro Murilo Francisco Misson, árbitro da partida entre América e Atlético, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro.

Murilo Misson Júnior integra o quadro da FMF desde 2015. Em 2023, esteve no centro de polêmica na final do Troféu Inconfidência, ao validar um gol irregular após toque de mão, mesmo com a checagem do VAR.


SIGA OS PERFIS DO FALA GALO:
BlueSky

X/Twitter
Instagram
YouTube
Threads
Google Notícias
WhatsApp
Telegram
TikTok