Adversário do primeiro jogo de Libertadores na Arena MRV, Rosario Central é pedra no sapato do Galo
Por Hugo Fralodeo
10 abr 2024 9:02
Esta quarta-feira, 10 de abril de 2024, marcará um dia histórico para. Quando a bola rolar para Atlético e Rosario Central, às 19h, começará oficialmente a primeira partida válida pela Copa Libertadores da América na Arena MRV.
Quis o caprichoso destino que o embate fosse contra o time Canalla, adversário histórico de outras batalhas e que incomoda bastante o Galo.
O primeiro embate, há 78 anos, em um amistoso, ainda no Estádio Antonio Carlos, já trouxe o prenúncio do que viria ser a história do confronto entre Alvinegros e Auriazules. No dia 20 de janeiro daquele ano, um movimentado 4×3 a favor dos centralistas foi o primeiro dos seis duelos até aqui.
Batalha na final da Conmebol de 95
O encontro seguinte seria o mais marcante, a histórica final da Copa Conmebol de 1995. Após vencer por 4 a 0 no Mineirão, com Elzo, Cairo, Paulo Roberto e Silva, o Galo de Procópio Cardoso foi a Rosario com grande vantagem.
Porém, em um Gigante de Arroyito lotado por mais de 45 mil torcedores, os Canallas, que contavam com o ainda meio-campista Chacho Coudet, devolveram a goleada, em um jogo que causa controvérsia até os dias de hoje, ganhando a taça na disputa por pênaltis, no batizado “milagre de Rosario”.
A revanche
No ano seguinte, o Galo teria sua revanche. Na Copa Master, disputada em Cuiabá, que reunia os quatro campeões da Copa Conmebol, Atlético, Botafogo, São Paulo e Rosario, o Alvinegro reencontrou os argentinos na semifinal.
O violento empate sem gols levou novamente a decisão às penalidades. Dessa vez melhor para o Atlético, que contou com Taffarel para pegar a única das 20 cobranças que não foi parar nas redes. Fechando a classificação, Edgar, que hoje trabalha no Clube, fez 10×9 para o Alvinegro, que perderia na final para o São Paulo.
O último encontro
Acostumados a se enfrentar em jogos decisivos, os rivais se reencontraram dois anos mais tarde, de novo na Copa Conmebol, dessa vez na semifinal. Em confronto mais “tranquilo”, o Galo voltou a levar a pior. Após um empate por 1 a 1 na Argentina, os centralistas ficaram com a vaga na decisão após vencerem pelo placar mínimo no Mineirão.
Retrospecto entre Atlético e Rosario Central
Geral: 6 jogos, 1 vitória, 2 empates, 3 derrotas; 8 gols marcados, 10 gols sofridos
Em Belo Horizonte: 3 jogos, 1 vitória e 2 derrotas; 7 gols marcados, 5 gols sofridos
Em Rosario: 2 jogos, 1 empate e 1 derrota; 1 gol marcado, 5 gols sofridos
⚖️ Campo neutro: 1 jogo, 1 empate sem gols
❌ 20/1/1946 – Atlético 3×4 Rosario Central – Amistoso (Estádio Antônio Carlos)
✅ 12/12/1995 – Atlético 4×0 Rosario Central – Final da Copa Conmebol (Mineirão)
❌ 19/12/1995 – Rosario Central (4) 4×0 (3) Atlético – Final da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)
⚖️ 9/2/1996 – Atlético (10) 0x0 (9) Rosario Central – Semifinal da Copa Master Conmebol (Estádio José Fragelli – Cuiabá)
⚖️ 9/9/1998 – Rosario Central 1×1 Atlético – Semifinal da Copa Conmebol (Gigante de Arroyito)
❌ 23/9/1998 – Atlético 0x1 Rosario Central – Semfinal da Copa Conmebol (Mineirão)
–
Siga o Fala Galo: X/Twitter, Instagram, Threads, YouTube, Google Noticias, WhatsApp e Telegram.