Ainda dá? Campanha ‘perfeita’ no returno e liderança nas principais estatísticas credenciam Galo à briga pelo título Brasileiro; Veja números

Por Hugo Fralodeo
Apesar da matemática apontar o atual líder Palmeiras como o principal postulante ao título Brasileiro, o Atlético, claro, acredita, sobretudo apoiado na campanha quase perfeita que vem fazendo no segundo turno do certame nacional.
Em quarto na tabela de classificação, o Alvinegro só chegou ao G4 faltando três rodadas para o fim do campeonato, ao bater o Grêmio com autoridade na Arena MRV. Com 60 pontos conquistados, o Galo tem dois a menos que Botafogo e três a menos que Palmeiras e Flamengo, seu próximo adversário. Condição que confere a Felipão e seus comandados, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, apenas 3,7% se chances de ficar com a taça. No entanto, além da fé, o Atlético tem outros pontos a favor na disputa, que ao deve ter fim na rodada derradeira.
Se no primeiro turno, principalmente nos nove jogos sob o comando de Felipão, o Alvinegro teve campanha abaixo da crítica, terminando a primeira metade do campeonato com apenas 27 pontos conquistados, na 10ª posição, a chave virou na metade final, quando o trabalho de Scolari começou a dar resultado.
Além de estar na ponta do returno, com 33 pontos conquistados até aqui, obtendo 69% de aproveitamento, o time liderado em campo pela dupla Paulinho e Hulk é o que mais venceu na virada da tabela (dez vitórias), o que menos perdeu (três derrotas), o que menos sofreu gols (10), o time de melhor saldo (14), que mais converte chances claras (65%) e o que precisa de mais chutes dos adversários para sofrer um gol (15,9), de acordo com levantamento feito pelo portal de estatísticas Sofascore.
🔎 @Atletico entre todos do 2º turno do @Brasileirao 2023:
1º em aproveitamento (69%)
1º em vitórias (10)
1º em menos derrotas (3)
1º em menos gols sofridos (10)
1º em saldo de gols (+14)
1º em conversão de chances claras (65%)
1º em mais chutes p/ sofrer gol (15.9)— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 27, 2023
Bicho papão do G6
O bom desempenho por si só não garantiria ao Atlético a chance de brigar pelo título, uma vez que seus adversários diretos também deveriam perder pontos. Sendo assim, o time de Felipão resolveu fazer a rapa na turma da parte de cima da tabela, vencendo todos os jogos contra os times do G6 que fez no returno.
Além de bater o Grêmio na tarde de ontem, o Galo derrotou o Botafogo na Arena, e Palmeiras e RB Bragantino jogando fora de casa, sofrendo apenas um gol contra os quatro adversários, em vitórias que ajudaram a colocar fogo na reta final do Brasileirão.
Caso siga como o bicho papão do G6 e derrote o Flamengo nesta quarta-feira (28), o Atlético deixará mais um adversário para trás na disputa, uma vez que empataria em pontos com o Rubro-Negro, mas o superaria nos critérios de desempate, justamente pelos números sólidos conquistados no returno.