El Granate: Conheça o Carabobo, primeiro adversário do Atlético na Libertadores

Por: Hugo Fralodeo
21 fev 2023 23h
Nesta quarta-feira de cinzas, o Atlético inicia sua caminhada rumo à reconquista da América. E tudo começa na Venezuela, país onde o Galo nunca saiu derrotado. Para chegar mais uma vez á glória eterna, o Alvinegro das Gerais deverá primeiro passar pelo Carabobo, jovem clube da cidade de Valencia, a cerca de 170 quilômetros da capital Caracas – onde será o embate desta quarta -, que tenta emergir no futebol local, conseguindo classificar-se para as fases preliminares da maior competição sul-americana de clubes por quatro vezes nos últimos sete anos.
Já entrando no clima de Copa, vamos conhecer um pouco mais sobre nosso primeiro adversário e, claro, entender como os Granates vêm jogando.
Clube jovem, mas com raízes fortes
Fundado em 1997, o Carabobo Fútbol Club é jovem, mas tem raízes no Valencia FC, o grande representante do distrito, que foi extinguido em 1996, um ano antes do surgimento dos Granates. Em seus 32 anos de existência, o Valencia chegou a conquistar alguns torneios importantes no país, como o título da Primera División, coincidentemente em 1971, e duas Copas de Venezuela, em 1965 e 1978. Nos anos 70, o clube chegou a participar da Libertadores nos anos de 1970, 1972 e 1974.
No final da década de 89, mais precisamente no ano de 1989, conquistou seu último título, a Segunda División. Já como clube ioiô, em 1996, após ser vice-campeão da segunda divisão, o Valencia passava por problemas financeiros, abdicou da vaga na divisão principal no ano seguinte e licenciou-se do campeonato, encerrado suas atividades pouco depois. No ressurgimento, deixou para trás o nome da cidade, adotando o nome do estado de Carabobo.
La Vinotinto Regional
Sem a mesma glória do clube originário, o Carabobo vem tentando emergir no futebol venezuelano, conseguindo certo destaque a partir de 2016, quando conseguiu o recorde de pontos da tabela acumulada do campeonato local, com uma campanha de 13 vitórias e três empates em 19 jogos, chegando, pela primeira vez, à Libertadores de 2017. Apesar de ter se tornado regular no principal torneio de clubes do continente, la Vinotinto Regional – apelido conquistado graças a utilizar as mesmas cores da seleção venezuelana – vem para sua quarta participação em sete anos, mas nunca conseguiu passar da fase preliminar.
Retorno do técnico histórico e perda do artilheiro
Para tentar surpreender o Galo e enfim conseguir o objetivo de alcançar a fase de grupos da Libertadores, a aposta do Carabobo é em um velho conhecido. Juan Domingo Tolisano, treinador da campanha histórica em 2016, está de volta ao comando técnico.
Em termos de elenco, a média de idade do grupo, que é basicamente formado por jogadores naturais da Venezuela, é bastante baixa, passando por pouco dos 23 anos. Apesar de ter se reforçado, trazendo nomes como o do goleiro francês Jeremy Vachoux e do meia Juan Camilo Pérez, que, assim como Tolisano, retorna ao clube, os Granates perderam sua principal arma, o atacante colombiano Kevin Viveros, emprestado ao Deportivo Cali após ter se sagrado artilheiro do venezuelanão com 21 gols em 34 jogos.
O Carabobo em campo
Geralmente, o time comandado por Tolisano parte de um 4-3-3, que pode variar para o 4-2-3-1 e 0 4-1-4-1 no momento defensivo. Não despreza a bola, mas tem mais características que propiciam o jogo sem ela. Buscam muito os lados do campo, sobretudo o esquerdo, principalmente nos pés do lateral-esquerdo Pernía e do meia Pérez. Porém, é muito raro ver os dois laterais apoiando ao mesmo tempo e o meio-campo é estruturado a partir do volante fixo Contreras ou Flores, dando liberdade para o já citado Pérez, pela esquerda e centro, além de González, o segundo volante, que busca atuar nas duas áreas. Tudo isso para tentar abastecer os atacantes Apaolaza e Balza, principalmente.
Com uma média de altura baixa – geralmente é escalado com o zagueiro Aporte, de 1,84m sendo o jogador mais alto em campo -, pode sofrer a partir das bolas paradas.
Abaixo, valências e fragilidades mais destacadas.
Dificuldade na saída de bola:
Busca pelos lados do campo:
Avança com muitos jogadores:
Esboça o movimento de perde/pressiona:
Pode subir o bloco e pressionar a saída, mas não mantém o melhor encaixe:
Defende quase sempre no 4-1-4-1, mas não estrutura bem suas linhas de marcação e oferece espaços entrelinhas, pois não costuma ir bem na compactação do bloco:
Tais dificuldades geram sobrecarga no volante fixo, Contreras, o que resulta no campo aberto para o adversário:
Para uma análise mais completa:
Retrospecto favorável ao Galo contra venezuelanos
O Atlético nunca enfrentou o Carabobo, mas tem ampla vantagem no retrospecto geral contra clubes venezuelanos e não será a primeira vez do Alvinegro no palco da partida. Se trata da vez que o Atlético jogará na Venezuela e a segunda no Estadio Olímpico de la UCV. A estreia do Galo na edição de 2021, quando empatou por 1×1 com o Deportivo La Guaira, também foi no local. Na ocasião, Zaracho marcou para o Atlético empatar a partida, mas o grande destaque foi o paredão Everson, que impediu que o Galo voltasse à Cidade do Galo com a derrota.
Nas três vezes anteriores que o Atlético visitou o país, voltou com três vitórias. Em 1995, nas quartas de final da Copa Conmebol, o Galo aplicou um 4×0 sobre o Mineros (já havia vencido a primeira partida por 6×0); Na fase de grupos da Libertadores de 2014, placar magro de 1×0 contra o Zamora, que também foi adversário na fase de grupos de 2019, quando, no jogo derradeiro do grupo, o Galo virou para cima dos donos da casa, voltando com o 3×2, o terceiro lugar no grupo e a vaga na Copa Sulamericana. Curiosamente, o árbitro da ocasião foi o boliviano Gery Vargas, que apita o jogo desta quarta.
No retrospecto geral contra venezuelanos, contando também as quatro vitórias em quatro partidas realizadas em Belo Horizonte, são oito jogos, com sete vitórias e o empate de 2021, contra o Deportivo La Guiara.
–
Carabobo Fútbol Club
Cidade: Valencia, Carabobo – Venezuela
Fundação: 26 de fevereiro de 1997 (25 anos)
Estádio: Misael Delgado*
Participações na Libertadores: 4 (2017, 2018, 2020 e 2023)
*Jogará contra o Atlético no Estadio Olímpico de la UCV, em Caracas