Autor do segundo gol da vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, neste domingo, na Arena MRV, além de contribuir para a conquista dos três pontos que podem ter colocado o Atlético na briga pelo título do Brasileirão, Zaracho tem ainda mais motivos para comemorar.
Quarto jogador estrangeiro com mais jogos com o Manto, 156, o argentino está subindo em outro ranking, igualando seu compatriota e ex-parceiro de meia-cancha no Alvinegro, Nacho Fernández, alcançando a 6ª posição entre os atletas não nascidos no Brasil com mais tentos pelo Alvinegro.
Agora, para subir na lista, o camisa 15 tem como objetivos alcançáveis a curto prazo o ex-companheiro Savarino, venezuelano, autor de 21 gols, o chileno Vargas, parte do atual elenco, com 24 gols, e o Venezuelano Otero, que balançou as redes 26 vezes.
Confira a lista dos 10 maiores artilheiros estrangeiros da história do Atlético:
Autor de um dos três gols da vitória do Atlético sobre o Grêmio, neste domingo (26), na Arena MRV, Zaracho ajudou a colocar fogo na parte de cima da tabela de classificação do Brasileirão.
Com três rodadas pela frente, apenas três pontos separam os quatro primeiros colocados, o que deixa a competição sem favorito e com a disputa aberta até o último minuto de certame.
Antes algo inimaginável, uma vez que o Botafogo, atual terceiro colocado, chegou a levar as mãos na taça após fazer o melhor turno da história da competição, o Atlético, que só chegou ao G4 nesta 35ª rodada, não é loucura dizer que o Galo pode comemorar o Tetra nacional daqui poucos dias.
Para o meio-campista argentino, com fé e luta até o final, o Alvinegro pode recuperar o status de campeão Brasileiro. Após a partida, ainda na zona mista da Arena MRV, Matí comemorou mais um gol com o Manto e afirmou que o Galo vai brigar:
“Foi importante (a vitória). Feliz de poder voltar a marcar e ajudar o time. A gente vai passo a passo. Primeiro, queríamos conseguir o objetivo de entrar no G4. Agora, mantemos a fé que é possível brigar pelo título. Vamos brigar até o último jogo para conseguir o que queremos”.
Com 60 pontos somados, o Atlético está a apenas um de garantir a vaga na próxima edição da Copa Libertadores, mas passou a sonhar mais alto com o desfecho da rodada. A três pontos do líder Palmeiras e do vice Flamengo, que enfrenta, em confronto diretíssimo, na próxima quarta-feira (29), no Maracanã, na antepenúltima rodada do Brasileirão.
Quarta-feira é literalmente uma decisão para Flamengo e Atlético. O maior de Minas visita o clube carioca no Maracanã, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o duelo, o técnico Tite terá o desfalque do volante chileno Erick Pulgar.
O atleta de 29 anos, recebeu o terceiro cartão amarelo logo aos 7 minutos do segundo tempo, na partida contra o América-MG, que aconteceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
PEÇA FUNDAMENTAL
Mesmo brigando pelo titulo do Brasileirão, a temporada do Flamengo é instável e repleta de eliminações. Nesse cenário de vacilos, Erick Pulgar tem sido um dos poucos jogadores com uma boa regularidade e certamente será um desfalque de peso para o técnico Tite.
Com o fim de ano chegando, há sempre aqueles alunos que deixam os estudos para a última hora e correm para alcançar a pontuação mínima na reta final das aulas. Quem nunca? No Atlético, dois “alunos” que, pelo menos de acordo com a Massa, estariam com o boletim no vermelho, ganharam alguns pontos valiosos para encorpar a média.
Vaiados antes da bola rolar no gramado da Arena MRV para o confronto diante do Grêmio, neste domingo (26), Edenílson e Jemerson, que não vêm tendo boa temporada, mas mesmo assim foram escolhidos por Felipão para começar a importantíssima partida na reta final do Brasileirão, foram elogiados pelo comandante após a vitória categórica por 3 a 0, ganhando notas altas do professor Scolari.
Questionado em sua coletiva sobre as vaias à dupla, Felipão disse não tê-las ouvido e discordou da atitude de parte dos quase 40 mil Atleticanos e Atleticanas que lotaram as arquibancadas da Arena, atribuindo notas altas para o zagueiro e o meio-campista:
“Foram vaiados) de novo? Estou ficando surdo, eu não ouvi. Eu dou meus parabéns a quem vaiou. Fazer o quê? Se vaiaram os nossos jogadores e não vaiaram os do outro time, com os nossos jogando do jeito que estão…. Eu não ouvi, sinceramente. Ouvi a torcida gritar que acreditava, no fim do jogo. Se o Jemerson foi vaiado, respondeu com nota 9,5, não foi 10 por pouco. E o Edenílson, vamos dar uma nota 9 para ele. Se dá para vaiar, façam suas escolhas. Não sou eu que vou dizer o que fazer”.
Fazendo por merecer
De acordo com o comandante, o time que vai a campo tem sido escalado com base na observação nos treinamentos e também de acordo com os adversários. Felipão afirma, ainda, que o elenco como um todo tem feito por merecer uma chance entre os 11 e há a chance de haver mais surpresas nos próximos jogos.
“Nós vamos vendo quem está melhor nos treinamentos para escolher esse ou aquele (jogador) para determinados jogos. (Analisamos) se a equipe adversária vem com três zagueiros ou uma linha de quatro… e estamos tentando achar soluções para os jogos que estamos jogando”.
“Mas todos estão fazendo por merecer uma oportunidade. Quem sabe, em um ou outro jogo, vai entrar um jogador diferente, que vocês não imaginam, porque ele fez por merecer nos treinamentos é porque a gente analisa o adversário”.
Jemerson e Edenílson vêm tendo uma temporada de altos e baixos, sendo dois dos jogadores mais criticados nas últimas semanas. Autor de gols contra nos clássicos contra Cruzeiro e América, o zagueiro vinha tendo sequência no time titular, mas perdeu a posição com a consolidação da dupla formada por Mauricio Lemos e Bruno Fuchs, voltando a ter chances com a lesão do camisa 3. No caso do camisa 8, Ed nunca conseguiu se firmar como titular, sobretudo pela alta concorrência no setor mais povoado do elenco do Atlético. Nos últimos jogos, no entanto, o meio-campista tem sido presença mais constante no time.
Após o Atlético se impor no campo da Arena MRV e derrotar o Grêmio por 3 a 0 em confronto diretíssimo pelas primeiras posições da tabela de classificação do Brasileirão, a Massa ousou sonhar. Os quase 40 mil Atleticanos e Atleticanas que lotaram as arquibancadas da casa do Galo despacharam os gaúchos ao som do mantra ‘Eu Acredito’.
Porém, se a Massa passou a vislumbrar a possibilidade do Tetra, o clima é um pouco mais comedido do lado de dentro. Questionado em sua coletiva sobre a chance do Atlético conquistar o Brasileirão, o comandante Felipão não descartou o Alvinegro colocando as mãos na taça, mas foi comedido ao invocar sua recente mineiridade para indicar que o Galo irá comer quieto na disputa.
Scolari, que já viveu altos e baixos com a torcida Alvinegra, elenca personagens que atuam hoje no Clube e conhecem a força do grito de ‘Eu Acredito’ vindo da Massa, que tem ajudado o time em campo:
“Na minha comissão tem o Victão, o homem do ‘Eu Acredito’, tem o Réver, temos o Léo (Silva). Ficamos satisfeitos, porque a torcida nos dá o apoio e nos ajuda. A gente tenta entender alguma situações da torcida, pois são torcedores”.
A três jogos do fim do Brasileirão, Felipão quer ir passo a passo e objetivo por objetivo. De acordo com o comandante, o Galo deve primeiro se garantir na Libertadores e então buscar o G4. Porém, se derem brecha, o Atlético pode chegar:
“Vamos ver. Nós acreditamos em um objetivo. Temos oito de vantagem para o Athletico-PR. Vamos brigar agora por outro objetivo, mas ainda temos que brigar pelo objetivo de chegar entre os seis. Vamos fazer os jogadores entenderem que também podemos brigar entre os quatro. Se nos derem alguma chance, quem sabe…. Vamos brigar, pezinho por pezinho. Vamos mineiramente devagar. Eu não sou mineiro, mas estou aprendendo”.
Com o desfecho da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético está na quarta posição da tabela de classificação, a apenas três pontos do líder Palmeiras e do vice Flamengo e a dois de Botafogo, terceiro colocado. A apenas um ponto de garantir a vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o Alvinegro pode colocar ainda mais fogo no certame na quarta-feira (29), quando enfrenta o Rubro-Negro, no Maracanã, em confronto diretíssimo na antepenúltima rodada do nacional.
Especulado para deixar o Atlético ao final do ano, Rodrigo Caetano deve permanecer na Cidade do Galo, pelo menos de acordo com o presidente Sérgio Coelho, que “bancou” o “fico” do diretor executivo.
Em entrevista na zona mista da Arena MRV após a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, neste domingo (26), Coelho revelou que Caetano realmente iria deixar o Clube ao final da temporada, mas foi convencido a mudar de ideia e seguir no cargo que ocupa desde 2021:
“O Rodrigo Caetano não vai sair. Ele me garantiu, é palavra dele. Eu lutei muito para que ele continuasse. Ele iria sair agora no fim do ano, mas buscamos uma alternativa para ele continuar”.
Ligado ao Corinthians nos últimos dias, Rodrigo Caetano teria, inclusive, uma reunião agendada com Augusto Melo, presidente recém-eleito no Corinthians. Um facilitador para os paulistas seria a ausência de multa contratual de Caetano a partir da virada do ano. No entanto, com contrato válido até o final de 2026, o Atlético deseja segurar seu diretor.
Mesmo com contrato vigente com o Atlético até o final do próximo ano, ainda haveria dúvidas sobre a permanência de Felipão no comando técnico do Clube. Apesar do bom momento vivido pelo time dentro de campo, o treinador pentacampeão Mundial nunca foi unanimidade entre os torcedores. No entanto, dentro da Cidade do Galo, pelo menos, parece não haver dúvidas de que Scolari será o comandante do Atlético em 2024.
De acordo com o que o presidente Sérgio Coelho revelou na zona mista da Arena MRV após a autoritária vitória por 3 a 0 do Alvinegro sobre o Grêmio, neste domingo (26), Felipão tem contrato e a direção deseja sua manutenção no Clube:
“Eu não vejo motivo para estar trocando de treinador na virada de ano. Ele (Felipão) tem contrato, e nós vamos respeitá-lo”.
Concluindo, o presidente que irá concorrer à reeleição usa os bons números do treinador nesta reta final de Brasileirão, que endossariam sua permanência, além de citar a demissão de Turco Mohamed, algo que já afirmou ter sido um erro, para reforçar a ideia de continuidade no trabalho:
“Nós somos lideres do segundo turno, temos a melhor defesa do campeonato. São números expressivos. No passado, talvez o maior erro da nossa gestão foi demitir o Turco com 70% de aproveitamento”.
Com contrato válido até dezembro de 2024, Luiz Felipe Scolari teve início complicado na Cidade do Galo, não conseguindo vencer nenhum dos seus dez primeiros jogos no comando do Atlético, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores. Virando a chave, o treinador e seus comandados emendaram boa sequência no returno do Campeonato Brasileiro, ostentando a melhor campanha do recorte, figurando na parte nobre da tabela de classificação, estando, momentaneamente, na 3ª posição, a apenas três rodadas do fim do certame.
Na próxima quarta-feira, o maior de Minas encara o Flamengo no Maracanã, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, o duelo estava marcado para às 20h e agora começará às 19h30. A mudança foi por conta de um ajuste na grade de transmissão da detentora dos direitos.
O gol de Hulk que aumentou a contagem para o Galo contra o Grêmio, na Arena MRV, para variar, foi um tento histórico. Balançando as redes com a camisa 7 do Manto às costas pela 94ª vez, Givanildo, que está a seis do 100º, superou Lero, se isolando na 21ª posição dos maiores artilheiros da história do Atlético. Agora, para subir no ranking, o camisa 7 precisa superar os 98 gols do também ídolo Paulo Isidoro, que figura na 20ª posição da lista.
Além desta, Hulk já ostenta diversas outras marcas com o Manto: ele já é o vice-artilheiro do Atlético no século, atrás apenas de Diego Tardelli (112); goleador máximo do Atlético na Copa Libertadores e em competições internacionais (com 15 gols); 5º maior artilheiro do Atlético no Campeonato Brasileiro e 2⁰ na era dos pontos corridos (com 45 gols), a dois de superar também Tardelli; além de já ter conquistado as artilharias das duas últimas edições do Campeonato Mineiro e as artilharias do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021.
Confira a lista dos 25 maiores artilheiros da história do Atlético:
1° – Reinaldo (255) 2° – Dario (211) 3° – Mário de Castro (195) 4° – Guará (168) 5° – Lucas (152) 6° – Said (142) 7° – Guilherme (139) 8° – Ubaldo (135) 9° – Marques (133) 10° – Nívio (126) 11° – Nílson (125) 12° – Jairo e Éder (122) 14° – Tomazinho (118) 15° – Diego Tardelli (112) 16° – Resende e Marcelo Oliveira (104) 18° – Alvinho e Campos (100) 20° – Paulo Isidoro (98) 21° – Hulk (94) 22º – Lero (93) 23º – Gérson e Everton (92) 25º – Paulista (87)
O presidente Sérgio Coelho acabou cometendo uma pequena gafe no momento em que homenageava o atacante Hulk, que atingiu 400 gols na carreira profissional na vitória contra o Goiás. De fato, a gafe foi pequena, porém acabou ganhando uma proporção maior, uma vez que se tratava de Hulk, um dos grandes ídolos da centenária história do clube.
No início da fala, Coelho – que é candidato à reeleição do Atlético – disse “Girivaldo Vieira de Souza”e logo na sequência foi corrigido pelo próprio camisa 7, em tom de brincadeira.
Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.