‘Nesse dia de Galo’, o Atlético sofria o revés que mudou a história recente
Por Léo Pedrosa
No dia 26 de fevereiro de 2020, nem o mais pessimista dos Atleticanos poderia prever tão duro golpe. No caminho da história Alvinegra, entraria de uma vez por todas o Afogados da Ingazeira.
Era a Copa do Brasil, e o Galo já vinha de resultados nada agradáveis sob o comando do técnico venezuelano Rafael Dudamel em outras competições. Desconfiado, o torcedor acreditou que pelo menos esse “vexame” de cair de maneira tão precoce não aconteceria, mas aconteceu. Um Galo desorganizado em campo e, do outro lado, um time aguerrido que vendeu caro o empate no tempo regulamentar.
Havia tensão em Pernambuco, no campo e em todo o mundo, para aqueles que vestiam preto e branco, tudo ia ser decidido nas cobranças de pênaltis. Tudo estava igualado em condições naquele momento.
Pênaltis
No regulamento da Copa do Brasil em 2020, o empate ainda não dava a classificação ao time melhor posicionado no ranking de clubes da CBF na primeira fase, e o Atlético teve que encarar as penalidades máximas.
Com um início animador, o Galo acertou as duas primeiras cobranças, e o adversário desperdiçando em seguida. Mas o quadro se inverteu. Após Allan e Nathan perderem suas cobranças, a equipe do Afogados não desperdiçou mais nenhuma e com o erro do zagueiro Gabriel, o Galo parava no “Goleiro de boné”, Wallef Mendes e estava eliminado, literalmente afogado.
Pós-Afogados
O duro golpe da derrota, ainda mais após outra eliminação precoce na Copa Sulamericana, custou o cargo de muitos dentro do Atlético. Logo no dia seguinte, foram anunciadas as demissões do treinador Dudamel e toda sua comissão técnica. Também deixaram o clube os dirigentes Rui Costa e Marques.
Dias depois, a reconstrução começou e Sampaoli foi anunciado treinador do Atlético no dia 1⁰ de março com notícia antecipada pelo FalaGalo. O Galo de Sampa chegou perto do Brasileirão pandêmico de 2020, mas criou a casca para que a Cachorrada vencesse quase tudo em 2021.
O resto é história para outro dia…
–
Siga os canais do Fala Galo: X/Twitter, Instagram, Threads, YouTube, Google Noticias, WhatsApp e Telegram.