26 de setembro – Nesse dia de Galo, Keno marcava o gol 2000 e Oswaldo Oliveira comandava o primeiro treino na Cidade do Galo

Por: Betinho Marques
Nesse dia de Galo, duas lembranças paradoxais para a Massa do Galo. A primeira de um feito histórico na principal competição nacional. A outra, de um treinador que começava seu trabalho, mas que depois sairia de forma conturbada.
CALMA, OSWALDO!
Seguindo a linha do tempo, em 26 de setembro de 2017, – logo após a demissão de Rogério Micale dois dias antes – Oswaldo de Oliveira já estava contratado e comandava o primeiro treino na Cidade do Galo.
Pelo Alvinegro, Oswaldo atuou em 20 oportunidades no banco de reservas, teve oito vitórias, nove empates e três derrotas, com aproveitamento de 55%.
No entanto, uma fatídica partida contra o Atlético do Acre que terminou empatada em 1 a 1, em fevereiro de 2018, e uma discussão com o jornalista Léo Gomide na entrevista pós-jogo fizeram o ciclo ser finalizado prematuramente, com menos de cinco meses de trabalho.
Enquanto apartava a situação, o veterano Roberto Abras pedia para Oswaldo se conter e cunhou a frase que virou meme: “Calma, Oswaldo”
GOL 2.000 EM BRASILEIROS!
Considerando a competição a partir de 1971, o time da Massa entrou em campo contra o Grêmio com 1.999 tentos acumulados no Brasileirão nesse dia de Galo, 26 de setembro de 2020.
O time de Sampaoli venceu o Tricolor gaúcho por 3 a 1. O jogo era válido pela 12ª rodada do certame nacional, em plena pandemia do Coronavírus.
KENO, O HOMEM DOS GOLS MARCANTES
Para refrescar a memória, o Atlético fez o milésimo gol em 2001 com Marques, há quase duas décadas. O jogo foi no Serra Dourada, contra o Goiás e o Carijó venceu por 2 a 1.
O tento histórico, o gol 2.000 do Alvinegro das Alterosas em Brasileiros foi feito por Keno após intervenções do VAR, aos 10 minutos da etapa inicial. O chute do bom baiano foi forte e o goleiro interveio tardiamente, deixando a bola ultrapassar a linha. O atacante, em noite inspirada, fez ainda os outros dois gols aos 5′ e 20′ da etapa complementar pelo lado atleticano. Luiz Fernando descontou para os gaúchos aos 33′ do segundo tempo, mas deu “Galo na cabeça”
Keno atualmente está no Fluminense, mas deixou suas marcas históricas no Galo também ao marcar o gol do título brasileiro de 2021 na virada de 3 a 2 sobre o Bahia.
No time da Massa, Marcos da Silva França fez 125 jogos, 25 gols, 18 assistências, foi campeão estadual em 2020, 2021 e 2022, do Brasileirão 2021, da Copa do Brasil 2021 e da Supercopa 2022.
Fontes de consulta: globo.com; falagalo.com.br e galodigital.com.br.