Libertad x Atlético: Prováveis escalações, desfalques, arbitragem, retrospecto e onde assistir

Por Hugo Fralodeo
Agora é matar ou morrer. Antes da fase mata-mata da maior cometição sul-americana de clubes, nesta terça (26) o Galo já tem um gostinho de jogo eliminatório. Na rodada que fecha o grupo G da Copa, confronto direto no Defensores del Chacoi. Entre Atlético e Libertad, só um avança.
Em momentos opostos, o Galo busca sua primeira vitória sob o comando de Felipão, que estreia na competição à frente do time. No caso dos paraguiaos, recém-campeões do Apertura, será o primeiro jogo em 18 dias, uma vez que o time liderado por Daniel Garnero ainda não jogou depois da pausa para a data FIFA.
A matemática da casificação
A conta para o Galo se garantir nas oitavas é simples: com nove pontos na tabela contra seis dos paraguaios, uma vitória, um empate ou até uma derrota pela diferença mínima, pois ganharia no saldo, colocam o Alvinegro na próxima fase. Ou seja, o Libertad só avança a partir de uma vitória por dois gols de diferença.
Olhando para cima e pensando maior, o Atlético pode até conseguir a liderança do grupo, o que significaria a vantagem de decidir a próxima fase em Belo Horizonte. Neste caso, o Galo precisa vencer no Paraguai e torcer por um tropeço do Athletico-PR, que enfrenta o Alianza Lima no mesmo horário, em Curitiba.
Libertad
Os únicos desfalques de Garnero são o meio-campista Campuzano, suspenso, e o centroavante Óscar Cardozo, com dores musculares. Entre os retornos, Caballero, Melgarejo e Merlini, que se recuperaram de suas lesões. No entanto, o trio deve figurar no banco de reservas. Riveros entra na vaga de Campuzano no meio, enquanto Roque Santa Cruz assume o comando do ataque.
Provável escalação:
Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Matías Espinoza; Lucas Sanabria, Cristian Riveros e Diego Gómez; Héctor Villalba, Enso González e Roque Santa Cruz. Técnico: Daniel Garnero
Lesionados: –
Suspensos: Óscar Cardozo, Campuzano
Pendurados: –
Atlético
Felipão, que já não contava com Pedrinho, perdeu os titulares Bruno Fuchs (pequena lesão no músculo posterior da coxa direita) e Hyoran (entorse no tornozelo direito). Por outro lado, Mauricio Lemos está recuperado do trauma no pé esquerdo que sofreu durante um amistoso com a Seleção do Uruguai e deve fazer sua estreia sob o comando de Felipão. No meio, Edenílson e Igor Gomes brigam pela vaga deixada por Hyoran.
Provável escalação:
Everson; Mariano (Saravia), Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Edenílson (Igor Gomes); Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Luís Felipe Scolari
Lesionados: Bruno Fuchs. Hyoran, Pedrinho
Suspensos: –
Pendurados: Battaglia, Pavón
FICHA TÉCNICA:
Libertad x Atlético
Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e Horário: Terça-feira, 27 de junho de 2023 – 19h (de Brasília)
Local: Defensores del Chacho (Assunção, Paraguai)
ARBITRAGEM:
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
RETROSPECTO:
Geral: 4 jogos, 2 vitórias, 2 derrotas; 4 gols marcados, 2 gols sofridos
Na Libertadores: 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas; 2 gols marcados, 2 gols sofridos
No Defensores del Chaco: 1 jogo, 1 derrota; 1 gol sofrido
ONDE ASSISTIR:
ESPN, Star+
QUEREMOS A COPA! VAI PRA CIMA DELES, GALO!