As estratégias do Atlético para o aumento de receitas da Arena MRV, que completa seis meses da inauguração oficial nesta terça-feira (27)
Por Hugo Fralodeo
26 fev 2024 22h29
Na noite desta segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo do Atletico se reuniu na sede de Lourdes para a votação do aumento do capital social da SAF.
O encontro, no entanto, não foi pautado só na aprovação do aporte de R$ 200 milhões. Além de atualizar o andamento das negociações referentes à Libra, o CEO do Alvinegro, Bruno Muzzi, apresentou propostas e estratégias desenvolvidas pelo para a exploração da Arena MRV, que completa seis meses da inauguração oficial nesta terça-feira (27).
Após a reunião, Muzzi fez um balanço positivo quanto â operação do estádio nos primeiros seis meses, mas destacou que ainda há muito a melhorar:
“É um balanço bastante positivo, mas ainda tem muito aprendizado, melhoria para fazer de operação. Cada dia é um processo novo. Ainda tem um tempo pela frente até que fiquemos maduros mesmo”.
Financeiramente, o CEO conta que já houve um aumento na margem de lucro, revela o faturamento com bilheteria em 2023, somando jogos na Arena, no Independência e no Mineirão, além de fazer uma projeção para este ano:
“Já subimos nossa margem para 50%. Nossa expectativa é de que, para este ano, trabalhemos na casa de 60%. Os números estão sendo fechados ainda, mas em 2023 faturamos cerca de R$ 52 milhões de bilheteria. Estimamos para 2024 um número bem puxado. Depende ainda de como o Atlético performará nos campeonatos. Prevemos R$ 70 milhões, R$ 73 milhões de bilheteria, fora a receita de alimentos e bebidas”.
Futuro da Arena
Entre os planos para o futuro, Muzzi revelou a construção de um novo restaurante na casa da Massa, além de mudanças na esplanada:
“Apresentamos novidades que vem para 2024, que é a construção do restaurante novo, que já começou e fica pronto em julho de 2024. A gente está trabalhando em um projeto chamado ‘Parque do Galo’. É transformar a esplanada em uma área mais agradável, com loja. Que tenha mais pontos de venda, que ajuda a gente em um consumo pré-jogo”.
O CEO, ainda, falou sobre a criação do Museu do Galo, a finalização da Loja do Galo e o projeto para a construção de um bar:
“O museu também. Estamos entrando com um projeto para que, ainda neste ano, possamos ter um museu ainda temporário. A Loja do Galo também fica pronta este ano. Para que possamos ter aquele tour completo. Você faz o tour, vai no museu e do museu cai dentro loja. Estamos fazendo uma RFP, que é uma requisição de proposta para o centro de experiência, para que possamos fazer um sports bar”.
Muzzi também estipulou uma meta para lá de otimista, de que a Arena possa recebe até 140 eventos ao longo de 2024:
”Ainda tem muita coisa para acontecer, muitas novidades. A gente vai concentrar os eventos do estádio inteiro, digamos assim, nas Datas FIFA. Vamos buscar outros tipos de eventos, que não tenhamos que usar o estádio inteiro. Estamos com uma meta ousada. Na média de 140 eventos. Vamos ver se vamos conseguir. São muitos eventos para realizar em 2024”.
Seis meses de casa
Com seis meses de funcionamento, a casa da Massa, que abriu as portas no dia 27 de agosto de 2023, quando 29.782 Atleticanos e Atleticanas testemunharam a vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Santos, na 21ª rodada do último Brasileirão, já recebeu 12 partidas.
Histórico
Até aqui, o Atlético carrega histórico de oito vitórias, um empate e três derrotas, com um aproveitamento de 69,4%. Foram 20 gols marcados e oito gols sofridos, com Paulinho como o artilheiro da Arena, com oito gols marcados. Hulk, com cinco gols, Guilherme Arana e Zaracho, com dois gols, e Edenílson, Mauricio Lemos e Alison, com um gol cada, foram os jogadores do Alvinegro que já foram às redes na casa do Galo.
Público
Com uma média de 32,7 mil torcedores por jogo – lembrando que a liberação de público no estádio foi gradativa -, a Arena já recebeu 392.602 torcedores, para uma renda bruta de bilheteria de R$ 22.095.170,74.
O recorde de público foi registrado no último clássico, que teve a presença de 42.585 torcedores, para uma renda de R$ 2.518.164,34, também recorde.
O jogo com menor público foi a vitória sobre o Fluminense no dia 28 de outubro de 2023, na 30ª rodada do último Brasileirão, quando a Arena recebeu apenas 23.003 torcedores.
O jogo dé menor renda, no entanto, foi o último, o empate por 1 a 1 com o Tombense, no último dia 14 de fevereiro, quando a arrecadação ficou abaixo da casa do milhão pela primeira vez: R$ 939.246,99.
Públicos e rendas registrados na Arena MRV:
🐔 Atlético 2×0 Santos
Público: 29.782 – Renda: R$ 1.962.077,75
🐔 Atlético 1×0 Botafogo
Público: 31.720 – Renda: R$ 2.401.663
🐔 Atlético 1×0 Cuiabá
Público: 36.104 – Renda: 2.177.120,50
🐔 Atlético 1×2 Coritiba
Público: 38.358 – Renda: R$ 2.348.496
🐔 Atlético 0x1 Cruzeiro
Público: 42.058 – Renda: 3.034.566,50
🐔 Atlético 2×0 Fluminense
Público: 23.003 – Renda: R$ 1.088.126,25
🐔 Atlético 3×1 Fortaleza
Público: 28.898 – Renda: R$ 1.317.552
🐔 Atlético 2×1 Goiás
Público: 29.173 – Renda: R$ 1.359,291,75
🐔 Atlético 3×0 Grêmio
Público: 38.337 – Renda: R$ 1.842.142,50
🐔 Atlético 4×0 Democrata-GV
Público: 28.115 – Renda: 1.106.729,16
🐔 Atlético 0x2 Cruzeiro
Público: 42.585 – Renda: R$ 2.518.164,34
🐔 Atlético 1×1 Tombense
Público: 23.479 – Renda: R$ 939.246,99
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