Defendendo longo tabu contra o América, Atlético tenta igualar seu recorde de finais consecutivas no Campeonato Mineiro

Por Hugo Fralodeo
4 mar 2024 9h14
Foi suado, mas o Atlético, ao bater o Ipatinga por 3 a 0, na Arena MRV, no último sábado, garantiu sua vaga entre os quatro semifinalistas do Campeonato Mineiro, tendo mais uma vez pelo caminho o América, penúltimo adversário da fase classificatória do certame.
🐔 Cadu celebra primeiro gol pelo Atlético: ‘Sonho isso desde sempre’
A primeira partida será no próximo sábado (9), às 16h30, na Arena MRV. O jogo decisivo ainda não tem data confirmada, mas é certo que será no final de semana seguinte, no Independência. Com campanha inferior na fase de classificação, o Atlético estará em desvantagem, vendo o América jogar por dois resultados iguais, seja dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de saldo.
Em busca de mais um recorde
Além de manter vivo o sonho do pentacampeonato consecutivo, algo que não acontece desde 82, quando o Alvinegro conquistou o quinto título do hexa do histórico time liderado por Reinaldo, o Galo enfrenta o Coelho visando outro recorde, ratificando sua hegemonia recente e história no campeonato das Gerais.
Desde 2007, o Atlético não fica de fora da final – defendendo maior sequência vigente em todos os Estaduais no país -, tendo conquistado dez títulos no período. Se desbancar o Coelho e for um dos dois finalistas, o Atlético chegaria a sua 18º decisão de Campeonato Mineiro consecutiva, igualando seu recorde, que foi estabelecido entre 1974 e 1991. O recorde geral pertence ao Cruzeiro, que disputou 26 finais entre 1965 e 1990.
Longo tabu contra o Coelho
Além do recorde, o Atlético defende um longo tabu contra o América. Em seis confrontos de semifinal contra o Coelho neste, o Galo levou a melhor em cinco oportunidades. O Alvinegro, inclusive, se classificou nos últimos cinco encontros, passando por essa sequência invicto, vencendo nove dos dez jogos e empatando um.
O primeiro embate foi em 1992, na única vez em que deu Coelho, que tinha a vantagem de jogar por uma vitória nos dois duelos. Vencendo o jogo de ida por 1 a 0, o Alviverde avançou mesmo com o revés por 3 a 1 para o Galo na volta. A segunda vez que os rivais mediram forças na fase semifinal foi em 1998, com duas vitória do Atlético, por 3 a 2 e 3 a 1.
Neste século, o primeiro confronto foi 2011 e o último em 2020, quando o Atlético passou pelo Alviverde também vencendo as duas partidas. Em 2014, o único empate, no jogo de volta, após goleada do Alvinegro na ida. Em 2018, assim como em 2020, situação semelhante à atual. Em desvantagem, o Atlético reverteu o cenário e passou pelo Coelho com duas vitórias no Independência.
Confrontos entre Atlético e América em semifinais do Campeonato Mineiro:
1992
🐔 América 1×0 Atlético (Independência)
🐔 Atlético 3×1 América (Mineirão)
1998
🐔 América 2×3 Atlético (Independência)
🐔 Atlético 3×1 América (Mineirão)
2011
🐔 América 1×3 Atlético (Arena do Jacaré)
🐔 Atlético 2×1 (Arena do Jacaré)
2014
🐔 América 1×4 Atlético (Independência)
🐔 Atlético 1×1 América (Independência)
2018
🐔 Atlético 1×0 América (Independência)
🐔 Atlético 0x2 América (Independência)
2020
🐔 Atlético 2×1 América (Mineirão)
🐔 América 0x3 Atlético (Independência)
–
Siga o Fala Galo: X/Twitter, Instagram, Threads, YouTube, Google Noticias, WhatsApp e Telegram.