16 de outubro – Nesse dia de Galo, Atlético era Campeão Mundial de Futsal

Por: Angel Baldo
A equipe de futsal do Atlético foi sem sombra de dúvidas uma das grandes potências da história da modalidade no cenário mundial. Há 25 anos, repleta de grandes jogadores como Manoel Tobias, Kelson, Saad, Índio, Piu entre outros, os comandados por Miltinho venciam o Dínamo Moscou, na Rússia, na melhor de três.
Os três jogos foram disputados na casa do adversário, no Luzhniki Hall, em Moscou. A primeira partida da série foi vencida pelo Dínamo por 6 a 5 em um jogaço. No segundo jogo, o Atlético não tomou conhecimento do rival e enfiou 4 a 0. A partida decisiva foi eletrizante e o Galo levou a melhor vencendo por 4 a 3.
O JOGO DECISIVO
Logo no início, Euler abriu o placar do jogo decisivo. O Dínamo empatou na sequência com Beily. O jogo seguia com grandes emoções e Jorginho voltou a colocar o Galo em vantagem, contudo, Eremenko empatou mais uma vez.
Manoel Tobias chamou a responsabilidade e mostrou que não era o melhor jogador do mundo por acaso. O camisa 5 colocou o Galo em vantagem e na sequência, Jorginho fez o quarto do alvinegro. Verizhnikov ainda esboçou uma reação russa, mas já era tarde demais.
CAMPEÕES MUNDIAIS
O técnico Miltinho levou para Rússia os goleiros Rogério, Renato e Digo; os fixos Véio, Piu, Índio e Euler; os alas Manoel Tobias, Rosinha, Saad e Kelson; os pivôs Lincoln e Jorginho.
FOTO: FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL/FMF