Play For a Cause celebra mês da mulher com campanha de leilões sociais em parcerias com clubes de futebol

Por: Raquel Andrade
Em celebração ao mês da Mulher, a Play For a Cause – empresa que utiliza o esporte e o entretenimento como ferramentas de transformação social – mobilizou clubes de futebol e seus atletas para campanhas de leilões sociais. Vasco, Grêmio, Atlético Mineiro e Sport Recife doaram os seus uniformes dedicados às causas femininas, usados e autografados por seus jogadores, para ajudar a angariar recursos para ONGs que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade social, em diferentes regiões do Brasil. Os leilões ocorrem em simultâneo, com datas próprias de início e de encerramento, na plataforma www.play.foracause.
No caso do Vasco, as camisas usadas na vitória na última quinta-feira (07/03) sob o Água Santa, para a Copa do Brasil, estão disponíveis na plataforma da Play For a Cause desde o início de sexta-feira (08) com lances iniciais de R$900. São 11 uniformes, do modelo dois do Gigante da Colina, usados e autografados pelos jogadores titulares que iniciaram a partida. Os itens têm a logo da Instituição Empodera, escolhida para receber os recursos angariados com a ação. O projeto leva a prática do esporte, para meninas em situações de vulnerabilidade social, promovendo a democratização dessas atividades e impactando positivamente a vida das adolescentes e suas comunidades. A ação fica ativa até o dia 21/03.
No sábado (09/03), o Galo também foi a campo, contra o América, pela semifinal do Campeonato Mineiro, com uma homenagem às mulheres. No lugar de seu nome, cada jogador carregava em sua camisa um nome feminino e que marcou a história do estado. Paulinho, um dos autores dos dois gols da partida, tinha o nome de Conceição Evaristo nas costas, primeira mulher negra a tomar posse na Academia Mineira de Letras. O leilão com as camisas do Atlético fica ativo de hoje (11/03) a 20/03, com lances iniciais de R$390. Ao todo, são 14 uniformes à disposição de lances (11 camisas dos titulares e três camisas reserva). O valor será destinado ao Instituto Galo, que aplicará o recursos em projetos dedicados às mulheres.
O Grêmio, que vem promovendo campanhas de combate à violência contra a mulher desde o Carnaval, celebra a data com a doação da camisa do meio-campista paraguaio Villasanti, usada na partida do dia 10/02, contra o São Luiz, na Arena do Grêmio. No jogo, válido pelo Campeonato Gaúcho, o atleta entrou em campo com a camisa número zero, em referência à campanha “Grêmio pelo Zero Assédio”, ocasionando a primeira vez que um jogador usa essa numeração no futebol brasileiro. A camisa fica disponível no site da Play For a Cause de 12/03 a 20/03, com lance inicial de R$1.200. O valor líquido angariado será repassado para o projeto Meninas em Campo, que trabalha desde 2016 em prol da democratização do acesso à prática do futebol feminino, com programa gratuito para mais de 200 meninas entre 9 e 17 anos, no bairro Butantã, na Zona Oeste de São Paulo.
Já o Sport Club do Recife entrará em campo neste sábado (16), contra o Santa Cruz, com camisas especiais, com o patch “Mulheres Históricas”, para homenagear e amplificar a luta das mulheres por igualdade, respeito e o fim do machismo e violência. Uma das homenageadas é Maria José, torcedora símbolo do clube, que faleceu no ano passado, aos 98 anos. Dona Maria foi pioneira nas arquibancadas da Ilha do Retiro, quando mulheres nem sequer eram bem-vindas no futebol. O leilão será integrado com 22 camisas, com lances iniciais de R$500, e ficará aberto de 16 a 26 de março. O valor angariado será destinado para o departamento de futebol feminino rubro-negro, com o objetivo de promover ainda mais os investimentos e estruturação da modalidade no Sport.
“A principal missão da Play For a Cause é dar visibilidade, com a ajuda do esporte, às causas e problemas que muitas vezes são esquecidas. Com esses leilões, queremos lembrar a história de luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Agradecemos os parceiros por estarem nessa com a gente”, comenta Manuella Carvalho, fundadora e diretora de operações da Play For a Cause.
Sobre a Play For a Cause
A Play For a Cause, criada em 2020, utiliza o esporte e o entretenimento como ferramentas de transformação social. Em parceria com clubes, atletas, marcas e competições esportivas, a empresa tem a missão de conectar fãs com itens ou experiências únicas, gerando recursos para apoiar instituições sociais brasileiras. A Play For a Cause já destinou mais de R$ 2 milhões para 102 instituições, situadas em 18 estados, impactando diretamente a vida de mais de 50 mil famílias. Em 2024, seus fundadores, André Georges e Manuella Carvalho, entraram na lista da Forbes Under 30, na categoria Empreendedorismo Social & Terceiro Setor.