Igor Gomes entra e faz, Galo empata com o Libertad e confirma vaga nas oitavas da Libertadores

Por Hugo Fralodeo
Não foi dessa vez que Felipão conseguiu sua primeira vitória no comando técnico do Atlético. Porém, o empate diante do Libertad, em Assunção, serviu bem para confirmar o Alvinegro nas oitavas de final da Libertadores.
Fechando o grupo G com 10 pontos e na segunda posição, o Galo avança na maior competição sul-americana de clubes e espera o sorteio para conhecer seu próximo adversário, que será um dos times que terminar na liderança de seu grupo.
Lemos e Ed escolhidos
Com os desfalques de Bruno Fuchs e Hyoran, que se lesionaram na derrota sofrida para o Fortaleza, no último sábado (24), Felipão optou por Mauricio Lemos e Edenílson para substituí-los. Outra mudança foi na lateral-direita, com Saravia dando lugar a Mariano.
Primeira etapa protocolar
Com mais urgência pelo resultado, os donos da casa começaram o jogo mais acelerados. No entanto, a aposta em bolas esticadas e alçadas na área não surtiram tanto efeito. As raras finalizações não foram capazes de assustar. Até que, já aos 23, em disparo firme de Barboza do meio da rua, Everson foi buscar no ângulo, fazendo sua primeira grande intervenção. Na sequência, em mais uma finalização de fora, Sanabria bateu por cima da meta. Minutos depois, em contragolpe rápido, foi a vez de Villalba. O atacante recebeu e bateu para mais uma catada de Everson.
Mais postado e tendo o campo para contra-atacar, o Galo também não conseguia levar perigo real ao gol dos paraguaios. O Alvinegro até retomava a bola e acelerava, mas não conseguia completar o útimo passe e aproveitar as oportunidades. Sendo assim, sem as duas estratégias surtirem efeito, nada de gols na primeira etapa.
Libertad sai na frente
Na volta dos vestiários, panorama bem similar ao da etapa inicial, excessão feita à maior agressividade do Galo em pressionar a posse dos donos da casa. Ainda errando bastante nas decisões quando tinha espaço, o Galo desperdiçava suas escapadas. A primeira chegada mais forte do segundo tempo foi do Libertad, quando Villalba aproveitou rebote na área batendo por cima, aos 12. Montando a blitz, os paraguaios apertaram até chegarem ao gol. Aos 16, em jogada rápida pela esquerda, cruzamento preciso para Bareiro testar no contrapé de Everson e vencê-lo.
Galo acorda e empata
Correndo atrás do prejuízo, o Atlético teve sua primeira chegada efetiva aos 21, quando Battaglia fez a jogada e colocou na cabeça de Zaracho. O meio-campista cabeceou firme, mas parou em Martin Silva, que trabalhou pela primeira vez. Na sequência, o Galo empatou na mesma moeda. Depois de boa jogada trabalhada pela esquerda, Guilherme Arana achou Igor Gomes em bom cruzamento, e o meio-campista, que havia acabado de entrar, só teve o trabalho de cumprimentar as redes.
Jogando suas últimas cartadas, o Libertad se mandou para tentar buscar o resultado. Apostando em bolas altas, os paraguiaos tiveram três boas chegadas antes dos acréscimos, mas não conseguiram encontrar as melhores conclusões.
Adversário sai na semana que vem
O adversário do Atlético nas oitavas será conhecido já na próxima quarta-feira (5/07), no sorteio que acontece em Luque, também no Paraguai, na sede da Conmebol. Em campo, o próximo compromisso é no domingo (2/07), quando reencontra a Massa no Mineirão, logo no clássico com o América, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA:
Libertad 1×1 Atlético
Motivo: 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e Horário: Terça-feira, 27 de junho de 2023 – 19h (de Brasília)
Local: Defensores del Chacho (Assunção, Paraguai)
LIBERTAD:
Martín Silva; Piris, Viera, Barboza e Espinoza (Gimenez – intervalo); Sanabria, Riveros (Bareiro – 13′ 2º) e Gómez; Villalba, González (Melgarejo – 13′ 2º) e Roque Santa Cruz (Oviedo – 28′ 2º). Técnico: Garnero
ATLÉTICO:
Everson; Mariano (Saravia – 45′ 2º), Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Edenílson e Zaracho (Otávio – 40′ 2º); Pavón (Igor Gomes – 18′ 2º), Paulinho (Patrick – 45′ 2º) e Hulk. Técnico: Luís Felipe Scolari
ARBITRAGEM:
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
GOLS:
Bareiro (16′ 2º) (Libertad); Igor Gomes (23′ 2º) (Atlético)
CARTÕES AMARELOS:
Barboza (46′ 1º), Gimenez (4′ 2º) (Libertad); Jemerson (37′ 2º) (Atlético)