Galo decepciona e, sob vaias da Massa, perde para o Libertad no Mineirão

Por: Hugo Fralodeo
Em jogo para ser esquecido, o Atlético sofreu com a ausência do artilheiro Hulk e fez sua pior apresentação na temporada, saindo sob vaias da Massa no Mineirão ao ser batido pelo Libertad na estreia da fase de grupos da Libertadores por 1×0.
Com esse resultado, o Galo amarga a lanterna do grupo G e já passa a se preocupar com a classificação às oitavas de final.
Chacho roda o elenco
Com sete desfalques para a partida, Chacho Coudet já estaria obrigado a promover alterações em relação ao time que bateu o América no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro.
Rodando seu elenco, o treinador argentino promoveu sete alterações no time titular: na linha de defesa, Nathan Silva entrou na vaga de Jemerson na zaga, enquanto Saravia e Dodô substituíram a Mariano e Rubens. No meio-campo, apenas Otávio foi mantido, com Pedrinho, Edenilson e Patrick assumindo os lugares de Pavón (suspenso), Hyoran (lesionado e Zaracho. Na frente, Vargas entrou no comando de ataque substituindo o artilheiro Hulk, que cumprirá suspensão.
Primeiro tempo para esquecer
Como esperado, o Galo procurou controlar a bola e as ações desde o apito inicial. Porém, foi o Libertad o time que entrou mais ligado na partida. Logo aos 8, após passe curto de Otávio, os paraguaios aproveitaram a bobeada e Gómez ficou na boa para abrir o placar batendo da entrada da área.
Tentando correr atrás do prejuízo, o Galo continuava girando a bola, mas, sem acelerar o jogo, era incapaz de levar perigo ao gol, enquanto o Libertad estava preparado para os envernizais contragolpes. Em uma dessas escapadas, já aos 43, Gómez rolou para Villalba na área, que bateu cruzado rente à trave.
A única vez que a Massa ficou perto de soltar o grito de gol foi já nos últimos instantes da primeira etapa, quando Paulinho recebeu na área e bateu de canhota para a primeira defesa de Martín Silva. No rebote Patrick emendou cruzado e ela já ia passado pela linha, quando Barboza salvou o Libertad.
Mais do mesmo na segunda etapa
Na volta dos vestiários, nada muito diferente do que se viu na etapa inicial. Galo com a bola e Libertad procurando espaços para contra-atacar. Mas dessa vez, mesmo com duas chegadas perigosas do Libertad, quem teve a chance de ouro para marcar foi o Atlético. Pedrinho colocou Vargas cara a cara com Martín Silva, mas o chileno tentou driblar e a defesa paraguaia se rearranjou.
Nem com as mudanças de Chacho Coudet o Galo foi capaz de sequer ameaçar empatar a partida. Sob vaias da torcida Atleticana, o Atlético perde para o Libertad na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores na América.
Decisão no domingo
Sem tempo para lamentar, o Galo tem compromisso importantíssimo já no próximo domingo (9), quando volta ao Gigante da Pampulha para decidir o Campeonato Mineiro diante do América. Com a vantagem, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença que levanta a sua quarta taça consecutiva e a 48º da história.
Pela Libertadores, o próximo compromisso é no dia 18 de abril, uma terça-feira, quando o Atlético vai à Arena da Baixada enfrentar o Athletico-PR, pela segunda rodada da fase de grupos da principal competição sul-americana de clubes.
FICHA TÉCNICA:
Atlético 0x1 Libertad
Motivo: 1ª rodada do grupo G da Copa Libertadores
Data e Horário: Quinta-feira, 6 de abril de 2023 – 19h
Local: Mineirão
Dinheiro do Jogo: 40.177 – R$ 2.758.872,90
ATLÉTICO:
Everson; Saravia, Nathan Silva, Mauricio Lemos e Dodô (Rubens- intervalo); Otávio (Isaac – 18′ 2º); Pedrinho (Réver – 48′ 2º), Edenílson (Igor Gomes – 18′ 2º) e Patrick (Zaracho – inervalo); Vargas e Paulinho. Técnico: Eduardo Coudet
LIBERTAD:
Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Matías Espinoza (Luís Cardozo – 26′ 2º); Lucas Sanabria (Rúben Lezcano – 26′ 2º), Álvaro Campuzano e Diego Gómez (Iván Ramírez – 13′ 2º); Lorenzo Melgarejo, Héctor Villalba (Camilo Mayada – 22′ 2º) e Alfio Oviedo (Adrián Alcaraz – 22′ 2 º). Técnico Daniel Garnero
ARBITRAGEM:
Árbitro: Yael Falcon (ARG)
Auxiliares: Maximiliano del Yesso (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Juan Lara (CHI)
GOL:
Diego Gómez (9′ 1º) (Libertad)
CARTÕES AMARELOS:
Otávio (28′ 1 º), Saravia (45′ 1º) (Atlético); Loreno Melgarejo (2’1º), Diego Gómez (31′ 1º), Álvaro Campuzano (38′ 2º), Iván Ramírez (51′ 2º) (Libertad)
–
Foto: Pedro Souza/Atlético