Felipão se livra de suspensão por incidente com árbitro ainda na época de Athletico-PR

Por Hugo Fralodeo
No início da tarde desta segunda-feira (17), a 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou Luiz Felipe Scolari por um incidente com a arbitragem quando ele ainda era coordenador técnico do Athletico-PR, cargo que exercia antes de assumir o comando técnico do Atlético.
Pela acusação de ter xingado o árbitro Leandro Pedro Vuaden, em partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, em maio, Felipão foi denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – por ofender Vuaden em sua honra – e poderia ter sido punido com até seis partidas de suspensão. No entanto, o treinador acabou se livrando da punição e também de uma multa que poderia ir até R$ 100 mil.
O julgamento
Felipão participou da cessão de julgamento de forma remota e deu sua versão para o incidente com Vuaden, que relatou na súmula da partida que o então coordenador técnico do CAP teria se dirigido a ele no túnel de acesso para os vestiários da Arena da Baixada e o chamado de “cego” e “safado”. De acordo com o atual treinador do Galo, ele não se dirigiu a Vuaden, uma vez que estava recebendo seus jogadores na entrada do vestiário do Athletico-PR e, apesar de ter dito algo parecido com o que foi relatado pelo árbitro, sua intenção não foi ofendê-lo, haja vista que utilizou a palavra “safado” como uma interjeição, citando que os dois são gaúchos e, inclusive, amigos.
Felipão foi epresentado pelo dr. Douglas Daumierie Júnior, que pediu a absolvição do treinador ou a desclassificação do artigo 243-F para a qualificação do artigo 258 inciso II: “Desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões” – o que foi acatado pelo auditor do processo, Ramon Rocha Santos, que lembrou a primariedade técnica de Felipão, que teve seu último julgamento no Tribunal há mais de cinco anos, em 2018, sendo, inclusive, absolvido.
Então, o relator pediu a pena mínima para Felipão, que seria de suspensão de 15 dias e conversão da pena em advertência, o que foi concedido ao treinador por unanimidade do Tribunal.
Volta ao banco dos réus
Felipão se livrou do gancho dessa vez, mas o treinador deve voltar ao banco dos réus no STJD em breve. Ele deve ser denunciado pelo incidente com Wilton Pereira Sampaio, no clássico diante do América, quando foi expulso pelo árbitro no final do primeiro tempo de partida.
Sendo denunciado, felipão deverá novamente ser incurso no artigo 243-F, uma vez que Wilton relatou na súmula que teve sua honra ferida após ter sido xingado por Felipão ao adertí-lo com o cartão amarelo.