Brasileirão terá comunicação do árbitro para o estádio após revisões do VAR

Por: Hugo Fralodeo
O Brasileirão 2023 começa em exatos 10 dias (confira a tabela detalhada do Galo nas 10 primeiras rodadas), e a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (5) mudanças para a disputa da competição neste ano. A principal novidade é que os árbitros passarão a comunicar através de áudio e vídeo para o estádio as decisões tomadas após a revisão do Árbitro de Vídeo.
Wilson Seneme, presidente da comissão, revela que o intuito da mudança trazer mais transparência para o jogo:
“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar: se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes. Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar”.
Mudança na linha do impedimento
Outra grande novidade para o campeonato de 2023 será na linha do impedimento. Agora, quando a linha do jogador que estiver atacando se sobrepor à linha do jogador que estiver na ação de defesa, será considerado posição legal, conforme explica Seneme:
“Quando as linhas estiveram lado a lado, mesmo que encostadas, continuam valendo a cor. Mas quando sobrepuser uma a outra ela fica numa cor única, azul, e beneficia o ataque. Isso vem de encontro a uma solicitação dos clubes no ano passado. Aquela precisão do momento em que o jogador bate na bola para fazer o lançamento é praticamente impossível de captar”.
Demais mudanças
Além da comunicação do árbitro após revisões do VAR e a mudança na linha do impedimento, a comissão de arbitragem da CBF anunciou outras duas mudanças e uma recomendação:
Os longos minutos acréscimo aplicados na última Copa do Mundo deverão ser prática adotada nos campos do Brasil. De acordo com a comissão, o tempo gasto em comemorações de gols e na marcação e cobrança de pênaltis serão descontados no tempo de jogo, aumentando os minutos acrescidos,
Outra mudança importante se refere ao número de jogadores autorizados a fazerem o aquecimento. A partir de agora, somente seis dos 12 atletas relacionados para o banco de reservas por vez, com os preparadores físicos gerindo o rodízio. Segundo a comissão, isso terá impacto no controle das eventuais reclamações na beira do gramado.
Além das mudanças, uma recomendação vem sendo passada em palestras para os clubes ao longo dos últimos dias. Inclusive, na última segunda-feira (3), o Atlético recebeu um integrante do quadro de arbitragem da Confederação, que palestrou para membros da diretoria, comissão técnica e elenco, dando as diretrizes da arbitragem para competições organizadas pela entidade. Na palestra, o elenco Atleticano recebeu a instrução de evitar a ‘perturbação” aos árbitros no momento em que os árbitros estiverem na zona de revisão do VAR, por exemplo. Os jogadores que desrespeitarem tal recomendação serão advertidos com o cartão amarelo.