Cruzeiro x Atlético: Prováveis escalações, desfalques, arbitragem, retrospecto e onde assistir

Por: Hugo Fralodeo
É hora de aquecer os tambores, hastear as bandeiras e se preparar para soltar o grito de Galo, porque está chegando o grande clássico das Gerais! Depois de exatos 317 dias do último encontro (que deu Galo na cabeça), Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar, desta vez pela quinta rodada do Campeonato Mineiro de 2023.
A bola rola às 20h desta segunda-feira (13), no Independência, com o Galo na condição de visitante. Porém, não significa dizer que nossos craques ficarão sem o apoio da Massa presente, pois 1.781 Atleticanos e Atleticanas esgotaram a carga de ingressos destinada à nossa torcida em menos de duas horas.
Galo pela melhor campanha
4/4 e 100% na temporada, o Atlético chega na liderança do grupo A, com 12 pontos somados, querendo a vitória para retomar o posto de melhor campanha geral do certame, além de encaminhar a classificação ás semifinais, pois alcançando os 15 pontos, o Galo perderia o primeiro lugar do grupo apenas se o Pouso Alegre, segundo colocado com oito pontos, vencesse todas as suas ultimas três partidas e o Alvinegro não mais pontuasse.
Olhos voltados para baixo
Se a briga do Galo é no topo, o Cruzeiro já começa a se preocupar, pois pode sair do Independência com sua situação ainda mais complicada, segurando a lanterninha do grupo C e com apenas quatro pontos somados, o Cruzeiro tem a quarta pior campanha geral do campeonato e já começa a se preocupar em escapar do triangular final que decidirá os dois rebaixados ao Módulo II. Porém, com seu grupo embolado, uma boa vitória pode catapultá-lo para a posição mais nobre da tabela.
Cruzeiro
Os desfalques do treinador Paulo Pezzolano são o goleiro Anderson e o meia-atacante Mateus Vital, que estão na fase de transição. Por outro lado, pode ganhar o reforço do meio-campista Filipe Machado, recuperado de cirurgia no pulmão.
Podendo fazer alterações, o treinador uruguaio tem dúvidas em todos os setores. Na defesa, Eduardo Brock deve entrar no miolo de zaga e Wesley pode ser deslocado do ataque para a ala esquerda. No meio, Ramiro, Ian Luccas, Neto Moura – que pode ser recuado para a zaga – e Nikão devem começar a partida. No ataque, Bruno Rodrigues e Gilberto formarão a dupla ofensiva.
Provável escalação:
Rafael Cabral; Wesley Gasolina, Lucas Oliveira, Neto Moura, Eduardo Brock e Wesley; Ian Luccas, Ramiro e Nikão; Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Paulo Pezzolano
Lesionados: Anderson, Fernando Henrique, Mateus Vital, William
Suspensos: –
Pendurados: Wesley
Atlético
Sem suspensos, os desfalques de Coudet continuam sendo Alan Kardec, Guilherme Arana e Igor Rabello, que seguem se recuperando de suas lesões no departamento médico, ainda sem previsão de retorno. No caso de Zaracho, que foi liberado para iniciar a transição na última sexta-feira (10), ele está mais perto de voltar, mas ainda não reúne condições de jogo.
Desta forma, a tendência é que Chacho repita o time da vitória sobre o Democrata-SL. Porém, há a possibilidade de uma alteração na direita. Mariano estreou na quarta, mas tem só 45 minutos de jogo na temporada. Caso Coudet opte por segurá-lo, Edenílson ocupará novamente o setor e Igor Gomes entraria no meio-campo.
Provável escalação (4-1-3-2):
Everson; Mariano (Edenílson), Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô; Allan; Edenílson (Igor Gomes), Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet
Lesionados: Alan Kardec, Guilherme Arana, Igor Rabello, Zaracho (transição)
Suspensos: –
Pendurados: Allan
FICHA TÉCNICA:
Cruzeiro x Atlético
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e Horário: Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023 – 20h
Local: Independência
ARBITRAGEM:
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira
Quarto Árbitro: Leonardo Rotondo Pinto
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
RETROSPECTO:
517 jogos, 209 vitórias, 137 empates, 171 derrotas; 732 gols marcados, 650 gols sofridos
Pelo Campeonato Mineiro: 284 jogos, 119 vitórias, 71 empates, 94 derrotas; 375 gols marcados, 307 gols sofridos
No Independência: 78 jogos, 40 vitórias, 17 empates e 21 derrotas; 109 gols marcados, 74 gols sofridos
No último encontro: Atlético 3×1 Cruzeiro, no Mineirão, na finalíssima do Campeonato Mineiro de 2022, onde o Galo sagrou-se tricampeão
ONDE ASSISTIR:
Premiere
A partir das 19h, o FalaGalo chega com a transmissão ao vivo da partida, com narração, comentários e reportagem, SEM IMAGENS.
VAI PRA CIMA DELES, GALO!